O beijo na boca também pode ter seu lado que inspira cuidados. Muitas doenças podem ser transmitidas pela saliva através da troca de bactérias e vírus, como tuberculose, rubéola, caxumba, sarampo, catapora, meningite, mononucleose (doença do beijo), herpes simples, hepatites A e B, além das doenças bucais como cárie (doença infectocontagiosa causada por bactérias como streptococus mutans), gengivite (inflamação da gengiva) e periodontite (perda óssea ao redor dos dentes).
A sífilis pode ser transmitida pelo beijo se a outra pessoa estiver contaminada e com alguma ferida na boca, porém, a forma mais comum de comum de contagio é a sexual.
A saliva não transmite o vírus da AIDAS, que só é transmitido através do sangue. Se o beijo acontecer entre 2 pessoas que tem gengivite ou qualquer ferimento na boca, o HIB pode penetrar na corrente sanguínea.
Alerta
- O beijo deve ser evitado na presença de feridas nos lábios, dentes mal cuidados, mau hálito, inflamação e sangramento gengival.
- Uma boa higiene bucal através da escovação e uso do fio dental além do anti-séptico bucal diminuem as chances de transmissão de doenças.
Fonte: Ilomar Negri - Especialisa em Implantes/ Correio de Notíciais
Nenhum comentário:
Postar um comentário