domingo, 10 de fevereiro de 2013

Países pobres é destino do lixo eletrônico

RELATÓRIO DA OIT - Afirma que maior parte do lixo é enviado de forma ilegal e que nações carecem da infraestrutura, tecnologia e legislação sobre o tema.

O países em desenvolvimento são o destino de 80% do lixo eletrônico produzido nas nações ricas, mas carecem da infraestrutura, de tecnologias de reciclagem apropriadas e da regulamentação legal para absolver essa vasta quantidade de detritos. Essa é uma das conclusões de um relatório divulgado nesta sexta-feira (8) pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Segundo o documento O Impacto Global do Lixo Eletrônico: Lidando com o Desafio, boa parte do lixo eletrônico exportado para as nações em desenvolvimento é enviado ilegalmente, e estes detritos acabam indo parar em plantas de reciclagem informais, predominantemente em países como China, Índia, Gana e Nigéria. Especialmente em relação à América Latina, o documento afirma que a maior parte dos países da região "ainda precisa elaborar uma legislação para o lixo eletrônico". O documento afirma que houve avanços recentes na região, como na Costa Rica, o primeiro país latino-americano a criar uma legislação nacional específica sobre o tema.

Ônus
De acordo com o estudo "as nações em desenvolvimento estão tendo de lidar com o ônus de um problema global, sem ter a tecnologia para lidar com isso. Além disso, os países em desenvolvimento estão eles próprios cada vez gerando maiores quantidades de lixo eletrônico". O estudo afirma que está havendo um aumento rápido na geração de lixo eletrônico doméstico produzido na China, no Leste Europeu e na América latina. 

Um total de 40 bilhões de toneladas de lixo eletrônico é produzido anualmente. Estima-se que 70% dos produtos eletrônicos descartados  e exportados todos os anos vá para na China e que esta proporção estaria aumentando. Muitas vezes, esse lixo exportado para a China é reexportado para outros países do Sudoeste asiático, como Cambodja e Vietnã. De um modo geral, as exportações de pequeno porte são destinadas a países da África Ocidental. Mas o relatório diz que essa proporção deverá crescer, devido à adoção de leis mais duras por parte dos países do Sudoeste Asiático, que costumavam absorver parte desse comércio.

Entre os principais problemas ligados ao lixo eletrônico, de acordo com o relatório, estão a ausência de regulamentações para assegurar a segurança dos que lidam com esses produtos descartados e a falta de   incentivos  financeiros para reciclar detritos eletrônicos de forma responsável. A manipulação desses detritos traz vários riscos à saúde pela presença de materiais tóxicos. Entre as recomendações feitas no documento da OIT, está a adoção de legislações apropriadas por parte dos países em desenvolvimento, a regularização do setor informal de reciclagem e a organização de trabalhadores que lidam com detritos eletrônicos em cooperativas.
Fonte: Jornal Alto Madeira

2 comentários:

Anônimo disse...

Wοnderful blog! Do you have any tips and hints for aspiring writеrs?
I'm hoping to start my own site soon but I'm a little lost on everything.
Would you recοmmenԁ starting with a free platform lіke Worԁpгess oг go for a paid οption?
There are ѕo many choices οut there thаt I'm completely confused .. Any suggestions? Many thanks!

Feel free to visit my blog Sfgate.Com

Anônimo disse...

Magnifiсent itеms fгom you, man.

Ι have take іnto accout youг stuff previous tо and you're simply too great. I actually like what you have bought here, certainly like what you are saying and the way in which in which you are saying it. You make it enjoyable and you still take care of to keep it sensible. I can't wаit to learn far moгe from you.
That is аctually a wonderful web site.

Αlso visit my wеb blog - click through the following document

Postar um comentário