sábado, 16 de fevereiro de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA


AS PRIMEIRAS RESPOSTAS DE NAZIF AOS DESAFIOS 
O prefeito Mauro Nazif não teme desafios. Em pouco maios de mês e meio, ele já mostrou claramente alguns dos rumos que pretende ter como marca de governo. Dois deles: não aceita dar aumento às empresas de ônibus sem que elas coloquem mais coletivos nas ruas e não quer nem papo com a empresa que coleta o lixo, até que ela melhore sensivelmente seu trabalho. Como a Marquise disse em audiência sobre o tema que recolhia quase o dobro do lixo para o qual foi contratada, o prefeito contestou. Questionou os números, com um argumento mortal: como a Marquise está recolhendo 12 toneladas, se passa em vários bairros só de 15 em 15 dias? Ao mesmo tempo, criou uma equipe de fiscalização para todos os itens do contrato do lixo, o que não existia antes. Outro exemplo aconteceu com a concorrência para contratação dos serviços de transporte escolar. As empresas não aceitavam menos do que 5, 50 centavos o quilômetro rodado. Mauro não topou e avisou que não contrataria ninguém por esse preço. Acabou conseguindo 67 centavos de descontos, ao fechar o contrato. Baixou para 4,83 o quilômetro rodado.

Nazif sabe muito bem os enormes desafios que têm pela frente, à frente do governo de uma cidade que está prestes a ter meio milhão de habitantes, com cada vez mais problemas em cada um dos suas enormes distâncias. Obstáculos não faltam. Mas, depois de cumprir vários mandatos como parlamentas, Nazif se diz preparado para enfrentar tudo o que vier pela frente. E quer chegar ao final da sua administração com uma Porto velho muito melhor do que a que recebeu. Neste sábado, no programa Candelária Debate (TV Candelária, Canal 11 na TV Aberta e Canal 20 na TV A cabo), a partir das 13h30min, Nazif fala sobre tudo isso e muito mais. Vale a pena assistir.
.
CABEÇAS GENIAIS
Resquícios do carnaval: um prêmio para o gênio que decidiu fechar as áreas de comércio, tanto do centro quanto da Jatuarana, pelo menos dez horas antes dos desfiles dos blocos. Arrasou com o comércio. Será da mesma cabeça criativa a idéia de isolar ruas laterais por onde passaria a Banda do Vai Quem Quer? Houvesse algum tumulto – felizmente nada aconteceu – milhares de pessoas não teriam por onde escapar. Ainda negativo: poucos irresponsáveis iniciaram confusões e a COE foi chamada. Os PMs não escolheram quem estava na  briga ou não para bater.

OUTRA PERDA
Getúlio Santore, advogado, destacado promotor público durante longos anos, faleceu esta semana. Mais uma perda irreparável para Rondônia, que abrigou esse gaúcho de Passo Fundo, durante várias décadas. O Doutor Getúlio, como era conhecido e chamados pelos amigos, foi uma liderança do setor pecuário do Estado, além de ter feito uma invejável carreira tanto no Ministério Público como na estrutura do Judiciário. Também atuou com destaque na Associação dos Produtores Rurais do Estado, a APRRO. Tinha 70 anos, era viúvo e deixou uma filha e três netas.

PROVAS PÚBLICAS
A  pedido do Ministério Público, a Justiça colocou como indisponíveis os bens do ex-prefeito Roberto Sobrinho e alguns assessores. Mais de dois meses depois da prisão de vários secretários e de pesadas acusações contra o Sobrinho, inclusive com ameaças públicas de prisão contra ele, o que se vê é que ele continua livre e não se sabe exatamente que provas existem para manter as denúncias. O Ministério Público e a Polícia Federal estão trabalhando muito no caso. Mas pergunta-se: onde estão as provas? Espera-se que elas sejam mostradas publicamente, é claro.

DIFERENÇAS
Os professores em Rondônia ainda têm salários menores do que seus colegas da região norte, mesmo que tenha havido avanços na questão salarial, que já foi muito pior. Um mestre que trabalha 40 horas, aqui, recebe menos de 2.300 reais. Já no Acre, pela mesma carga horária, o vencimento é de quase 4 mil reais. No Amazonas, fica perto de 3.400 reais e em Tocantins e Roraima, acima de 4 mil reais. A educação começa a pagar melhor, mas ainda há diferenças que precisam ser corrigidas.

BOM EXEMPLO
Graças a forma séria com que trabalha o presidente Hermínio Coelho, a Assembleia Legislativa de Rondônia ficou fora de mais um rolo envolvendo os parlamentos no Brasil. Mais de 30% dos presidentes das Assembleias estão enrolados em ações judiciais e são fichas sujas. Blindados por colegas ou por recursos jurídicos, todos assumiram o comando em seus estados, ignorando os protestos da população. Por aqui, Hermínio Coelho dá o bom exemplo. É ficha limpa e combate duramente qualquer irregularidade. 

VIDA REAL
Voltando à vida normal, depois de tanta festa, o consumidor se vê ante alguns desafios importantes. Primeiro, o aumento do combustível, depois de vários anos, que influirá, certamente, no aumento geral do custo de vida. Depois, os preços dos supermercados, que, no caso de alguns produtos importantes do consumo diário, estão aumentando muito. Depois, com o risco real de aumento da inflação, já que os especuladores, como sempre, estão doidos para ter lucro fácil. Portanto, cuidados redobrados, para não voltarmos a um triste e recente passado.

PERGUNTINHA
Quanto o governo vai criar novos impostos para fechar o enorme rombo a ser causado nas finanças nacionais com as famigeradas obras para a Copa do Mundo?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário