quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA


O BEM PODE VENCER O MAL ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS
Mobilizações nas redes sociais, que se tornam, cada vez mais, ferramentas vitais para a população, já haviam colhido mais de 1 milhão e 300 mil assinaturas, para exigir a cassação de Renan Calheiros, empossado, contra a vontade das pessoas de bem deste país, como presidente do Senado. A afronta do Congresso, mais uma vez, contra quem o elegeu, pode não ficar barato. Desde que o nome de Renan (que, em passado recente, teve que renunciar, por falcatruas, para não ser cassado), foi indicado novamente, vários setores da sociedade se revoltaram. Para não ser injusto, no próprio Congresso uma minoria se mobilizou contra o absurdo, mas é claro, esse grupo foi voto vencido. A presidente Dilma Rousseff, que diz defender a moralidade e a ética, correu para os braços de Renan, cumprimentando-o logo depois da eleição e só faltando torná-lo santo. Números de pesquisas que saíram logo depois do episódio, comprovam que a decisão da Presidente, em abraçar um nome que tem a ojeriza do país, acabaram atingindo a popularidade dela.
Pelo facebook e outras ferramentas das redes sociais, os brasileiros se mobilizaram. Começaram um protesto contra Renan Calheiros que já chegou ao número de assinaturas exigidos pela Constituição para que o assunto, nascido no meio do povo, seja discutido no Senado. Aliás, a Lei Ficha Limpa surgiu exatamente assim. Demorou, mas hoje está em pleno vigor. Talvez a atual mobilização não sirva para tirar Renan Calheiros, o terrível, da presidência do Senado, até porque há um longo caminho legal a ser percorrido. Mas já é um recado direto da população ao Congresso e, por extensão, ao governo. Falta agora a mobilização nacional para acabar com a impunidade aos criminosos comuns, que dizimam, impunes, às pessoas de bem. Mas, vê-se, estamos no caminho certo.
 MORTE SUSPEITA
Vai dar um grande rolo o caso da morte do jovem Alssiner Duarte Ferreira, de Ariquemes. Ele morreu durante testes para entrar para o Corpo de Bombeiros, numa piscina da Capital. Testemunhas deram depoimentos impressionantes à polícia, dizendo que Alssiner estava pedindo socorro e foi  ignorado pelos responsáveis pelo teste. Há ainda outra informação, não confirmada ainda oficialmente, que por pouco outro recruta não morreu na mesma hora. Teria sido resgatado por um oficial. A morte e o outro caso de salvamento fazem parte das investigações, que estão se aprofundando.
SURPRESA POSITIVA
Tem que se destacar a atuação de uma turma de neo vereadores na Câmara Municipal de Porto Velho. Há um grupo dos novos – como o jornalista Everaldo Fogaça, o que mais tem corrido por todos os cantos da cidade e distritos – que está mostrando a que veio, neste início de legislatura. São oito ou nove que se envolveram profundamente nas questões da cidade, percorrendo várias regiões e ouvindo as reivindicações dos moradores. Parece que ainda estão em campanha. Poucas vezes se viu tanto esforço de um grupo de vereadores em tão pouco tempo. Se não for só fogo de palha, a legislatura promete...

BURAQUEIRA
É questão de tempo: caso não sejam tomadas medidas urgentes, o tráfego por baixo da elevada/viaduto da Jatuarana terá que ser suspenso. Algumas crateras já se formaram no local, principalmente para quem sai da Jatuarana e volta para a cidade, em direção à avenida rio Madeira. A necessidade de solução é urgente, porque se tiverem que ser fechadas as duas partes debaixo da elevada, o trânsito na área pode se transformar num caos. Portanto, mãos à obra. O recado é para a Prefeitura e Dnit.

RISCO IMINENTE
Outro risco iminente: no mesmo local onde a BR 364 foi interrompida em março do ano passado, isolando Rondônia do resto do país, há possibilidades concretas de que o problema se repita. A obra ali realizada e a canalização colocada não têm sido suficientes para suportar o enorme volume de água que corre sob a BR, ameaçando de novo desmoronamento da pista. O caso está sendo monitorado pelo Dnit, mas é óbvio que precisa de medidas urgentes para que não ocorra de novo o rolo de 2012.

DOIS PESOS....
Um argentino acusado de crimes contra a humanidade – certamente atuou durante a ditadura militar que ceifou milhares de vidas – foi preso no Rio de Janeiro, depois de viver onze anos na clandestinidade. Sua prisão foi decretada pelo Supremo.;O mesmo Supremo que deu status de preso político ao assassino italiano Césare Battisti, que só faltou ganhar uma estátua dos ministros e do governo brasileiro, depois de ter matado várias pessoas, com requintes de crueldade, em seu país. Battisti hoje está sendo remunerado para trabalhar para o PT.

SEM VIGILANTES?
A semana  pós carnaval pode trazer uma surpresa muito desagradável  para a população. É que, dependendo das negociações que deveriam ter sido fechadas ontem, os vigilantes dos bancos podem entrar em greve geral, no Estado, a partir de hoje. Ou seja, pós feriadão, as agências poderão ficar sem segurança e fechar as portas. Os vigilantes querem 30% a mais nos salários pela periculosidade, cumprindo-se a lei federal sancionada pela Presidente Dilma. Os empresários só estão pagando 9,5%. A tendência era de confronto.

PERGUNTINHA
Quando o Brasil vai amadurecer e parar com essa palhaçada de anunciar que o ano só começa depois do carnaval?
Fonte: Jornalista Sérgio

Nenhum comentário:

Postar um comentário