domingo, 17 de fevereiro de 2013

MUNDO DIGITAL - O Mundo vai funcionar movido a APPS

A afirmação acima talvez seja um pouco exagerado, mas é a percepção que temos quando vamos a dimensão que isto tomou. Quantos apps você tem instalados no seu celular? A estimativa da RIM, detentora do Blackberry, é que 30 downloads são feitos por ano por usuários no mundo e ela está na lanterna desta competição. Uma pesquisa da Nielsen no mercado americano estimou que 64% do tempo de utilização de telefones móveis são dispendidos em apps. Mais de meio milhão de apps estão disponíveis na loja da Aplle.

Para começar, o que é um app, afinal? Um app, como é comumente chamado um aplicativo, é um programa destinado a usuários que tem funções específicas e que se utiliza do sistema operacional principal de uma máquina, seja o seu computador ou o seu telefone, para poder funcionar.

E o que para alguns ainda pode parecer supérfluo na verdade está movimentando um mercado muito rentável. Tanto para agências  que criam apps como para aqueles que desenvolvem suas ideias de forma independente e as distribuem através das app stores. Existem hoje três plataformas principais competindo entre si, a do Google, cujo sistema operacional é o Android, a da Aplle, cujo sistema é o iOS, e o Windows Mobile.

Marcas tradicionais como a Nokia já abandonaram seus sistemas próprios para adotar o Windows Mobile enquanto o sistema iOS é propriedade da Aplle. Correndo atrás está o sistema utilizado nos aparelhos Blackberry, com 10% de participação de mercado e um crescimento de 5% ano. Estas empresas querem atrair mais  e mais desenvolvedores para que eles criem novos apps utilizando os seus sistemas operacionais. Isto, além de gerar uma receita direta, torna seus sistemas operacionais mais atraentes para os clientes finais.

A evolução realmente é um marketplace de apps para sites em si. É a versão Btob das app stores. Imagine poder implementar mudanças no site da sua empresa sem precisar recorrer à área da TI ou programadores. Incluir espaços  publicitários, integrar as mídias sociais, implementar um  SAC online, chats e até mesmo ferramentas de e-commerce, com cálculo automático de frete. Dê uma olhada em siteapps.com e confira você mesmo.

Aqui vai uma seleção especial de apps imperdíveis para turbinar seu smartphone:

Waze - aplicativo de GPS que mostra a situação do trânsito e indica rotas alternativas






Shazan - identifica músicas que estão tocando em qualquer ambiente








Evenorte - para nunca mais esquecer ideias, listas de afazeres, indicações de livros, anotações de reuniões, etc.








Veja Comer e Beber - relação dos restaurantes da sua cidade e região com mapa e telefone organizados por bairro ou tipo de comida





Fonte: Silvia Camargo  - Revista Avianca

Nenhum comentário:

Postar um comentário