sábado, 9 de fevereiro de 2013

Hábitos que podem acelerar o envelhecimento

Um dos pecados é a gula. As pessoas mais do que precisam manter um corpo sadio e, devem portanto regular a quantidade de alimentos ingeridos. Hábito que quanto mais cedo começar melhores serão os resultados. O café da manhã dever ser a refeição à base de leite, iogurte, queijo e pão. Deve ser uma boa refeição para que não haja necessidade de comer no intervalo do almoço. Manter sempre que possível um horário para as refeições. Uma alimentação equilibrada, contendo proteínas, vitaminas, sais minerais e hidratos de carbono. No jantar algo leve. A quantidade de calorias necessárias varia de acordo com o peso, idade, sexo, altura.

Exageros trazem problemas à saúde. O sal faz subir a pressão arterial, aumenta o metabolismo e acelera o desgaste das células. A gordura entope as artérias podendo causar problemas cardíacos e cerebrais.

O álcool pode ser benéfico em pequenas doses, mas excesso interfere no metabolismo das gorduras e açúcares prejudicando os quadros de diabete e o colesterol.

O fumo pode causar câncer de pulmão, esôfago, laringe, fígado, pâncreas, estomago e bexiga. Pode estar relacionado a bronquite e para alguns autores pode ser causas de impotência sexual.

A preguiça e a falta de exercícios regulares podem causar problemas circulatórios. Caminhadas de 20 minutos por dia, no mínimo, são recomendáveis para boa saúde.

O isolamento pode levar a um estado depressivo. Agendar compromissos para a semana inteira e estabelecer atividades diárias ajudam a manter o convívio social.

Manter a cabeça ocupada conserva a lucidez e evita a depressão. ler um jornal diariamente, fazer palavras cruzadas ou aprender habilidades (curso de línguas, por exemplo) ajuda.

A exposição ao sol pode ser útil no combate à osteoporose, por aumentar a absorção da vitamina D, mas o excesso, principalmente nas horas de maior calor (das dez horas da manhã até quinze, dezesseis horas), pode causar lesões de pele e câncer.
Fonte: Thereza Freire Vieira - Médica geriatra e escritora - Jornal Alto Madeira


Nenhum comentário:

Postar um comentário