terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA


SUGESTÕES PARA O MP AGIR EM NOME DA POPULAÇÃO INDEFESA
O Ministério Público tem feito uma série de ações de sucesso, em casos em que o interesse público é ignorado. Suas portas podem ser as últimas, ainda abertas, para salvaguardar os direitos da população. Claro de que vez em quando, há procuradores que ainda têm tempo para processar jornalistas, por  não aceitar críticas que  lhes são feitas, como se fossem perfeitos e inatacáveis, mas isso é outra história. No geral, a atuação do MP é essencial para a comunidade. E há ainda muito o que o poderoso MP pode fazer.  Apenas com o intuito de colaborar com a instituição, sempre atenta a desmandos e mutretas contra o dinheiro público e contra o povo, a coluna sugere ao MPF, por exemplo, que entre de sola em alguns assuntos pendentes, que exigem explicações à comunidade. Comecemos pela vergonhosa obra do INSS (foto) em Porto Velho, na rótula da avenida Jorge Teixeira, hoje também BR 319, com a avenida Migrantes. Um acinte, um abuso, para uma obra simples, que já dura mais de cinco anos e não sai do lugar, enquanto os que precisam de atendimento amontoam-se num prédio improvisado na avenida Rio Madeira.

Mas há mais. A Eletrobras Rondônia presta um serviço cada vez pior à população e, nos últimos meses, atacou sem dó nem piedade o bolso do consumidor, com contas irreais, sem que houvesse, até agora, medidas duras contra esses abusos.  Outra: operadores da telefonia celular têm um serviço horroroso, cobram preços exorbitantes, tripudiam contra a população e, ao menos até agora, nenhuma voz, entre as que podem fazê-lo, se levantou contra isso. O MP pode fazer muito. Convenhamos que há muitas outras causas importantes para atender os interesses maiores da comunidade, que os procuradores podem ajudar. Assunto para o combate, portanto, não falta. Aqui três foram citados. Mas há muito mais...
                                       
PEGA NO FLAGRA
Outra colaboração ao MPF: no caso da Eletrobras Rondônia, o conhecido radialista Beni Andrade pode testemunhar. Na casa dele, no bairro da Lagoa, o consumo de energia foi registrado absurdamente errado. Quase 400 quilowats a mais, num erro incrível de leitura.. Beni suspeitou do excesso. Foi sua sorte.  Detectou o erro na hora e protestou. Não tivesse feito isso, teria que pagar em torno 200 reais a mais no fim do mês. Quantos Beni a Eletrobras anda assacando Rondônia afora e há quanto tempo? Vai fundo, MP!

AGRADECIMENTO
Dezenas de mensagens chegaram à coluna, na semana, passada, sobre comentário feito aqui em relação ao assassinato da jovem Naiara Carine. O autor agradece a todos e selecionou uma delas, enviada pelo leitor Antonio Roque Ferreira, para registrar. Dizia assim: ““ Há muito tempo em não chorava! Véio,fui às lágrimas. Tua crônica me emocionou.Te agradeço por interpretar nosso pensa mento e as nossas idéias.Você, Sérgio Pires, não é só um competente jornalista-cronista/articulista,você é um cara que eu admiro”. Thanks...

PIORES INTENÇÕES
O Estadão do Norte publica que metade dos condenados já cumpre penas alternativas. Claro que muitos deles, principalmente os presos que são considerados primários, merecem mesmo outra chance. O problema é que no meio dos mais de 1.700 condenados beneficiados com essas vantagens legais, há gente que deveria estar é apodrecendo atrás das grades. Como a lei beneficia quem pode ser recuperado, mas também quem é irrecuperável, no fundo ela não está atendendo suas melhores intenções. Só as piores.
 
LÁ VEM O KAZAN!
Mesmo comandando um partido nanico, o recém fundado Partido Ecológico Nacional, que, ao que parece, foi criado para atrair Marina Silva e não conseguiu, o empresário Kazan Roriz continua anunciando que é pré-candidato ao Governo no ano que vem. Roriz, cara nova na política, apesar de ser muito conhecido nos meios empresariais, pelo sucesso da sua empresa de pneus, já ensaia candidaturas há pelo menos uma década. Parece que agora ele está fardado e pronto. Em breve, quando começarem as reuniões para definir nomes para 2014, o dele pode estar entre os primeiros. Veremos!

EMBAIXO DO BRAÇO
Por falar em Marina Silva, ela criou um partido para colocar embaixo do braço, mandar e chamar de seu. Agora serão 31 as siglas políticas no Brasil e a tendência é que sejam 50 até as eleições de 14. Ou seja, cada liderança que se acha, inventa um partido. Claro que não para ajudar o país, para transformá-lo, para melhorá-lo. A intenção é acertar primeiro os próprios interesses. Se sobrar espaço para cuidar de alguma coisa do Brasil, tudo bem. Senão, que se dane!

MUITO DIFERENTES
Ficou muita clara, mais uma vez, a diferença de visão entre o governador Confúcio Moura e o presidente da Assembleia, Hermínio Coelho, sobre como está a situação do Estado. Confúcio fala com otimismo e cheio de planos. Não fala em crise nem em qualquer risco mais sério que o desenvolvimento rondoniense possa estar correndo. Já Hermínio mantém seu estilo: só acredita vendo. O presidente da ALE ironizou o otimismo do governador: “acho que vivemos em Estados diferentes”. Os dois mantém seus estilos. Opostos. Sem novidades.

PERGUNTINHA
Quando começarão a ser responsabilizados judicialmente os responsáveis pela tragédia que matou 237 jovens em Santa Maria?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário