EMPRESAS AÉREAS ABANDONAM RONDÔNIA
E NINGUÉM SABE A VERDADE SOBRE O CASO
O que realmente levou as duas mais poderosas companhias aéreas, TAM e Gol, a decidir reduzir drasticamente seus voos para Porto Velho, com suas ligações para outras importantes regiões brasileiras? A verdade é que do que se ouve, não se pode dizer com segurança qual a causa real. Primeiro, falou-se que as duas empresas decidiram concentrar seus voos no centro sul do país, com distâncias mais curtas, lotação total e, portanto, mais lucro. Depois, surgiu uma conversa de bastidores de que TAM e Gol consideram o aeroporto de Porto Velho e, principalmente a pista de decolagem e aterrissagem, muito perigosa. Outra alegação seria que as empresas regionais estão tomando conta de parte do mercado e tirando passageiros das duas grandes. O último mote, e certamente o menos viável de todos, é de que as companhias estariam tendo prejuízos, porque seus aviões estariam saindo de Porto Velho com muitos lugares vazios, o que é um absurdo. A média de lotação dos voos de ambas, saindo da Capital rondoniense, nunca é de menos de 80% dos assentos. Então, qual a verdade, já que ninguém fala claramente sobre os motivos de excluir nossa região dos principais voos das principais empresas brasileiras?
Nessa semana, a deputada Marinha Raupp, coordenadora da bancada federal de Rondônia, vai reunir os oitos deputados e três senadores para tratar do assunto. O grupo deve se reunir com a Anac e com as agências de viagem, para pressionar para que TAM e Gol voltem aos seus horários normais a partir de vários aeroportos das principais cidades brasileiras e das saídas de Porto Velho. Até agora, só se tem informações desencontradas. Se as autoridades estaduais e a bancada federal não agirem, e logo, os rondonienses terão graves prejuízos. Os principais voos já foram cancelados nesta segunda-feira. E os passageiros, que já são mal tratados e desrespeitados, ficarão num prejuízo ainda maior.
ATÉ METRALHADORAS
A violência oficial chegou à fronteira da Bolívia. Com aval do seu governo, policiais bolivianos estão atacando, armados até com metralhadoras, áreas ocupadas por brasileiros há décadas. Evo Morales quer colocar na nossa fronteira, em terras que os brasileiros cultivam e cuidam há anos e anos, produtores de folha de coca, aquela que serve para a pasta base da cocaína. Nosso governo, timidamente, tem protestado, mas fez pouco de concreto, para diminuir a violência contra nossos patriotas.
AQUI NÃO, VIOLÃO!
Nesta semana, a Rede Globo entrou na história. Daí, como por milagre, as coisas se mexeram. O governo, que havia prometido terras no nosso lado, no Acre, a quase 500 famílias retiradas à força da Bolívia e que só tinha assentado pouco mais de 120, mandou o Exército para a área e disse que vai resolver o problema. Evo Morales, que já nos tomou a Petrobras na mão grande, anda querendo mostrar que é poderoso. Ele que vá fazê-lo com seu povo pobre e sob o tacão das suas loucuras. Aqui, o buraco é mais embaixo...
PRIORIDADE AOS DOENTES
A Justiça, ainda que em fase liminar, determinou que 80% dos servidores da saúde continuem atendendo os doentes em Rondônia. Se mantida, a decisão acaba com a greve, porque não se pára nada só com 20%. Embora tenha considerado que os trabalhadores têm direito à greve, o desembargador Rowilson Teixeira, considera que nesse serviço essencial, onde se podem perder vidas, a greve deve ser muito limitada. Enfermeiros e demais servidores da saúde pública avaliam ainda o que vão fazer.
E OS MÉDICOS?
Amanhã, está prevista nova greve, dessa vez dos médicos, que não deixaram passar a oportunidade para decretar um movimento muito mais político e de pressão do que reivindicatório. Qual será a decisão da Justiça em relação a isso? A verdade é que, nessa guerra entre governo e trabalhadores da saúde, todos têm suas razões. Só não as têm as centenas e até milhares de pessoas doentes, que não sabem mais a quem recorrer. Elas continuam morrendo, continuam jogadas nos hospitais e, desesperadas, só querem ficar curadas e voltar à sua vida normal.
BEBÊS SALVOS
Más notícias são o comum. Mas se deve comemorar quando surge uma boa notícia, ainda mais quando ela envolve bebês e crianças. Pois a mortalidade infantil no Brasil caiu quase pela metade, na última década. Um avanço espetacular, que credita-se aos governos em todos os níveis, que levaram a sério todo o aparato de apoio às mamães e aos bebês nascidos. Morriam, até o início da década passada, 49,5 crianças por mil nascidas. Hoje, morrem perto de 29. O número ainda é imenso, se compararmos com países de primeiro mundo, mas é sim um avanço considerável para a saúde pública nacional.
TIRIRICA NOS VISITA
O campeão nacional de votos vem aí. O deputado federal Tiririca visita Porto Velho ainda neste mês. Vem para apoiar a pré candidatura de seu companheiro Miguel de Souza, à Prefeitura da Capital. Um dos mais importantes humoristas do país, Tiririca teve mais de 1 milhão e 200 mil votos para a Câmara Federal, por São Paulo. Foi cogitado para concorrer à Prefeitura paulista, mas daí não passou da sétima colocação entre os nomes cotados. Na Câmara, contudo, ele vai bem. E por aqui, certamente será grande atração.
PERGUNTINHA
Evo Morales vai mandar seus tanques e aviões para atacar os pobres agricultores brasileiros que vivem no lado boliviano da região de fronteira?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário