PROFISSIONAL - As pessoas estão prestando mais atenção em si mesmas e procurando mais tranquilidade
Você já teve vontade de jogar tudo para o alto e dar uma guinada radiacal na carreira? Esse é um movimento que vem ganhando cada vez mais adeptos. Segundo especialistas o percentual de profissionais que procuram seus serviços para mudar de área dobrou nos últimos dois anos.
- A MUDANÇA - Hoje, corresponde a11% do total de pessoas que chegam até ela. Alkgumas consultsorias que fazem a recolocação de pessoas no mercado de trabalho, diz que quatro em cada dez clientes optam por mudar de ramo. Os trabalhadores que buscam a assessoria das grandes empresas de carreira represetnam uma parcela endinheirada da população economicamente ativa. A princípio, esse grupo tem tudo (cargo, salário e status) para permanecer onde está. Ainda assim, essa turma decide arriscar e partir para outra atividade. Já entre os mais jovens, trocar de carreria é um movimento natural na busca de uma atividade que renda satisfação e uma remuneração no fim do mês ou de cada projeto. Os gatilhos que despertam a vontade de dar uma guinada são quase sempre os mesmos: qualidade de vida, busca de aprendizado ou traabalçho com mais significado.
- OS CUIDADOS - Mas isso não quer dizer que a mudança seja fácil ou deva ser feita sem planejamento. É preciso ter clareza dos motivos que levam à transição profissional, do que se pretende fazer no futuro e quais resultados se deseja obter.
- PLANEJAMENTO - Com um bom planejamento, o risco de transição pode ser calculado. É preciso ter fôlego financeiro e um plano estruturado. Porém, qualquer virada que implique grandes investimentos financeiros não é recomendado a partir dos 55 anos. É muito difícil começar do zero. Todo dia você tem batalhas para enfrentar, mas está sózinho. Por outro lado, é maravilhoso quando seu projeto começa caminhar e dar resultados.
- AUMENTE SUA CRIATIVIDADE - Para ser criativo, é necessário permitire que a mente navegue livremente, sem receio de que isso possa contrariar aquele conhecimento formal que temos e de parecermos errados. Isso tem a ver com a baixa tolerância que as empresas têm ao fracasso, durantre os processos de trabalho, é importante prestar atrenção nas frases que matam a criatrividade. A criatividade é o atributo de lidernça mais desejado por CEOs, segundo pesquisa realizada pela IBm, que ouviu mais de 1 800 CEOs de 60 países. Apesar de valorizada, a competência é difícil de ser encontrada. Se o processo de experimentar (e errar) é inibido, a criatividade se enfraquece. Por isso, é importante perceber, durante o trabalho, o momento em que algúem reprime a capacidade de pensar diferente. Quem escolhe trabalhar no mundo corporativo pode achar que não é exatamente uma pessoa criativa, ou que não deveria ser. Fugir da mesmice é, no entanto, algo necessário para o profissional se diferenciar, mesmo quando ele exerce uma função aparentemente burocrática. E engana-se quem pensa que é preciso inventar coisas absolutamente novas.
Fonte: Revista Econômica
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