quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Planejamento para longas viagens de motocicleta

Empreender longas viagens de motocicleta internacionais é mais simples do que imaginamos antes de fazer a primeira longa viagem.
É comum motociclistas novatos em longas jornadas de motocicleta terem receios e dúvidas a respeito das "dificuldades" de se fazer uma longa viagem, mas, podemos afirmar que as questões mais difíceis são: providenciar o tempo, o dinheiro necessário e a atitude em partir para a realizacão do sonho pessoal.

Sim, fazer grandes viagens de motocicleta, antes de mais nada, é um sonho pessoal. Caso contrário, o turista pode viajar de avião, carro, navio, etc. De motocicleta, é preciso gostar de rodar de moto e ter o sonho de conhecer o mundo dessa forma, que, como todos sabemos, é especial e peculiar.
Abaixo uma relação de fatores que se você tiver, não deve partir para uma longa moto viagem:

- Tem medo de rodar na chuva;
- Qualquer friozinho ou calor excessivo o deixa desconfortável;
- Se tiver um problema na moto entra em desespero;
- Não consegue ficar muitos dias, semanas ou meses fora do conforto de casa;
- Gosta de rodar de moto, mas só nos finais de semana;
- É motociclista só quando está entre os amigos do motoclube, sem a patota se sente um manezão;
- Gosta de ver desertos, cordilheiras e vulcões na TV ou Internet, mas pessoalmente tem medo;
- Não consegue ficar com a moto suja por mais de 5 dias, sempre a deixando brilhando;
- Adora comer coxinha (é difícil encontrá-la quando se está fora do Brasil);
- Toda noite passa creminho na pele e tem vergonha de fazê-lo junto aos amigos no quarto do hotel;
- É daqueles que acha que um dia fará uma grande viagem, mas ainda não chegou a hora e não faz a menor idéia de quando chegará;
- Tem nojo de usar a jaqueta e calça de cordura molhada no dia seguinte a tempestade que pegou.

Se nenhuma questão acima tem a ver com você, meus parabéns, você está apto a ser um motociclista de viagem de verdade e não um "coxinha" como o da foto abaixo!

Só mesmo quem já fez grandes viagens de motocicleta sabe o que significa e o quão prazeroso é.
Normalmente, as dúvidas principais para se fazer uma longa viagem de moto são referentes:

- Documentação necessária;
- Equipamentos que deve se levar (tanto para o motociclista quanto para a moto);
- Vestimentas para se levar;
- Dinheiro que será gasto/investido;
- Trâmites nas aduanas dos países;
- Trâmites nas paradas na estrada por policiais;
- Climas que ocorrerão durante o percurso;
- Ir solo ou acompanhado de amigos, o que é melhor e mais seguro?;
- Logística financeira, o que levar; dinheiro em espécie, cartões de crédito, moedas locais?;
- Traçar o roteiro dos lugares que se pretende conhecer;
- E se a moto der problema, como proceder?

Todas essas dúvidas são respondidas fazendo pesquisas em sites da Internet, em matérias publicadas, fórum de motociclistas e através de trocas de mensagens eletrônicas com motociclistas mais experientes.
E muitas das respostas dependem do perfil do moto turista, por exemplo, quanto se vai gastar é muito relativo ao preço do hotel que você ficará hospedado, o tipo de comida que irá consumir, etc. Pode-se fazer uma longa viagem para os países da América do Sul, com U$ 60 até U$ 200 por dia. Tem pessoas que preferem viajar solo, outras acompanhadas de moto amigos.
O RockRiders.com.br pode ajudar e muito com informações, como outros sites também.
É preciso também relevar aqueles moto amigos que dizem que empreender uma longa viagem é muito difícil, requer "meses ou anos" de estudos e muito tempo para providenciar os documentos necessários. Mentira! Depois da Internet tudo ficou simples, rápido e os documentos, indo atrás dos processos para obtê-los, os conseguimos sem muita dificuldade.

Nas estradas, cruzando países das Américas por exemplo, vemos diversos "aventureiros", utilizando não somente motos, mas bicicletas e até mesmo cruzando milhares de quilômetros andando a pé.
Motociclista tem o perfil de ter um espírito de aventura, ser solidário e ao mesmo tempo "saber se virar sozinho", se você é mesmo um motociclista, tenha certeza, não terá nenhum problema em planejar, organizar e partir para sua grande viagem.
Fonte: Por Policarpo Jr - RockRiders.com.br




2 comentários:

Anônimo disse...

ESTRADEIROS DO PARAISO( SAO JOAO DO PARAISO-MG.)PRESIDENTE NIXON ROCHA FERRAZ E ODAIR JOSE SAMPAIO, ADOREI TUDO ISSO ATÉ PORQUE SOMOS GRANDES VIAJANTES ACREDITO QUE SIM NOS MESES DE SETEMBRO E OUTUBRO FIZEMOS UMA GRANDE VIAGEM PERCORRENDO TODA CHAPADA DIAMANTINA BA DEBAIXO DE CHUVA, SAIMOS BEM CEDINHO DA NOSSA CIDADE AOS 250KM E QUANDO CHEGAMOS NUMA CIDADE POR NOME DE RUI BARBOSA BA SO MARCAVA APENAS 550KM. ISSO JA ERA OITO DA NOITE, PARA QUEM ESTAVA APENAS COMEÇANDO A VIAGEM PARA FORTALEZA-CE, PRIMEIRO DIA SEM RENDER QUASE NADA, MAS UMA COISA FICOU MARCADO A GRANDE ESPERIENCIA DE VIAJAR O DIA TODO DEBAIXO DE CHUVA, UM COLEGA DE PRIMEIRA VIAGEM PEDIU PARA VOLTAR,SO QUE O RONCO DO MOTOR FALOU POR ULTIMO., NO DIA SEGUINTE COM UM BELO NASCER DO SOL E ROUPAS SECANDO POR TODA SACADA DO HOTEL O QUAL NOS ACOLHEU MUITO BEM,ASSIM COMO TODA BAHIA, AO ENTRARMOS NO SERTAO BAIANO AI O SOL E DE RACHAR ATE LAJEDO, ISSO E SO O COMEÇO PORQUE PELA FRENTE VEM O PERNAMBUCO, A PARAIBA ATE CHEGAR NO CEARA QUE ATE OS BODES PEDEM ARREGO., MAS ISSO TUDO SERVIU DE UM GRANDE PREPARO UMA VIAGEM QUE PLANEJAMOS IR ATE OS GRANDES VULCOES CONHECER O DESERTO E ANDAR PELAS ESTRADAS DAS CORDILHEIRAS, DEVE SER UM SONHO LINDO ESTOU IMAGINANDO NOS PASSANDO E FOTOGRAFANDO TUDO, ESSE COM DEUS NA FRENTE ESTA BEM PROXIMO. QUANTO AQUELES QUE ESTAO INICIANDO UMA GRANDE VIAGEM NAO PRECISA TER MEDO E SIM CORAGEM PARA VER UM POUCO DO QUE DEUS DEIXOU PARA O SER HUMANO CONHECER E DIZER AI EU JA FUI E MOTOCICLETA EM... NAO FIQUE SO LAMENTADO CARO COLEGA ENCARA DE VERDADE E VERAS O QUANTO E IMPORTANTE ISSO PARA VOCE NUM FUTURO PROXIMO, TODA ESPERIENCIA QUE VOCE O FAÇA, NUNCA VAI TER O MESMO RESULTADO, POR PROGRAME UMA NOVA VIAGEM PARA O ANO SEGUINTE. ESSA HISTORIA E REAL, MINHA VIDA MUDOU MUITO, HOJE TENHO MAIS AMIGOS DE VERDADE, QUANDO OS ENCONTRO SENTIMOS O MESMO E O VERDADEIRO SENTIDO DE EXISTIRMOS AQUI NESSE PLANETAO TERRA LINDA QUE DEUS DEIXOU OS SERES VIVOS, LEMBRANDO SEMPRE RESPEITE OS OUTROS SERES VIVOS, E PRINCIPALMENTE A NATUREZA, PORQUE ELA E UM DOS SIGNIFICADOS DE DEUS EXISTIR OK.... SOU NIXON TENHO 38 ANOS E 30000 MIL KM RODADOS EM VIAGENS QUERO ALCANÇAR PELO MENOS UNS 150000 MIL, SE DEUS QUIZER E ELE QUER, CAROS COLEGAS PASSANDO POR SAO JOAO DO PARAISO-MG, NAO NOS DEIXAM DE VISITARMOS OK.. OS NOSSOS CONTATOS SAO 38 99712890 OU 3832 1615 E COM GRANDE PRAZER RECEBE-LOS VOCES AQUI NA NOSSA CIDADE, AQUI O CLIMA E OTIMO E A CIDADE E LINDINHA MESMO POVO BOM ADORA O MOTOCICLISMO MESMO AQUI NOS TEMOS UM DOS MOTOCICLISTAS MAIS VELHOS EM ATIVIDADE SEU ADRIANO ESSE EO CARA , E UM OITENTAO VIAJANDO SEMPRES POR ESSE BRASILZAO, VALE APENA CONHECE-LO... ADOREI MESMO SUAS POSTAGENS E ATE BREVE............

Blog do Chaddad disse...

Obrigado pelo comentário. Abraço.

Postar um comentário