sábado, 14 de janeiro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA

É O FIM DA PRIVACIDADE: AGORA
TODOS SOMOS PESSOAS PÚBLICAS
Que fique bem claro: acabou a privacidade. Ela não existe mais. Nossos dados estão em todos os órgãos públicos que se possa imaginar, manuseados e conhecidos por centenas de estranhos. Nossas conversas telefônicas estão sendo monitoradas, sejamos suspeitos de algum delito ou não. Nossa vida particular não nos pertence mais. Nossos textos na internet podem ser expostos a qualquer momento. Não importa se sejamos criminosos, membros de quadrilhas do crime organizado ou apenas cidadãos pacatos: todos podemos estar grampeados. No caso de criminosos, com aval da Justiça. No caso do cidadão comum, daquele que usa os seus meios de comunicação no dia a dia e que, de vez em quando comete algum deslize nos telefonemas que faz ou na internet, sem aparato judicial, estamos expostos do mesmo jeito. Não há mais como esconder nada. O Grande Irmão, criado por George Orwel, já é uma realidade na vida de todos. Mesmo nos casos em que as investigações correm em segredo de Justiça, não há qualquer garantia de que não sejam expostas. Porque o segredo, quando nas mãos de mais de duas pessoas, já se torna fato público.
Há o que fazer? Não há. Tem que se cuidar o que se fala ao celular, porque até uma brincadeira, uma piada, uma cantada numa interlocutora (ou dela nele), uma frase mal colocada, tudo pode ser usada contra quem está no ar. Na internet idem. Qualquer coisa não usual pode ser usada contra você. E é tão fácil descobrir senhas, entrar em textos, garimpar a vida pessoal, que qualquer autoridade (ou pior, qualquer pessoa que queria prejudicar um inimigo, ou qualquer um que queira, por exemplo, chantagear), tem acesso a toda a sua vida, suas palavras e seus escritos. O mundo das modernidades trouxe muitas coisas boas, mas trouxe também o fim do pessoal. Todos hoje somos pessoas públicas. Queiramos ou não.

IMPUNIDADE TOTAL
Anda célere, no Congresso (ao contrário dos projetos de interesse do país, alguns se arrastando há décadas), mais uma lei para proteger corruptos e criminosos. É a PEC 37, já chamada de “PEC da Impunidade Total”. Já aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, a mais importante de todas, a PEC tira do Ministério Público o poder de investigar crimes. Uma vergonha a mais a que seremos nós, todos os brasileiros de bem, submetidos.REFÉNS DO PODER
A nova lei pretende dar apenas à Polícia Civil o poder investigativo. Tira os promotores do caminho, porque eles não podem ser manobrados, nem transferidos e nem dependem de decisões de políticos. Colocam toda a responsabilidade nos policiais civis, que estão reféns de governantes, podendo perder seus cargos e serem transferidos para os cafundós cada vez que investigarem seus chefes. A sociedade só vai saber dos detalhes depois que essa bandalheira já estiver vigorando.

DEDO DE CIMA
O diretório municipal do PT continua tentando achar outra alternativa que não seja Fátima Cleide, para disputar a sucessão de Roberto Sobrinho. Até agora, o único nome viável é o do vereador Cláudio Carvalho, que, ao menos por enquanto, não se sabe se tem potencial para o desafio. Os que apoiam Fátima não têm dúvida que, mesmo sem dominar o diretório, ela tem mais chances. Porque espera que a decisão venha de cima, do comando nacional. E não daqui. Esperemos para ver no que vai dar.

NÚMEROS INCRÍVEIS
A Secretaria Municipal de Saúde, comandada pelo competente Williames Pimentel, apresentou números impressionantes de 2011. Foram feitos mais de 4,5 milhões de atendimentos e procedimentos médicos. Seria mais ou menos como se cada porto-velhense tivesse sido atendido dez vezes no ano. Um dado incrível. E o Samu, que faz socorro rápido, registrou 33 mil atendimentos. Outra grande notícia é que em 2011 nasceram mais quatro mil bebês na Maternidade da Capital.

EXCEÇÃO
Só falta o vão central. As obras da ponte sobre o rio Madeira, no bairro da Balsa, vão de vento e popa. Dá gosto de ver a celeridade do trabalho, que contrasta com a lentidão da grande maioria das obras públicas em qualquer lugar deste país. Se não houver nada que atrapalhe, como ocorre geralmente no Brasil, a ponte estará concluída muito rapidamente. Quem sabe ainda em 2012 ou início de 2013. Para o nível do nosso país, parecerá quase um milagre.

OS DOIS LADOS
O governo do Estado corre atrás de mais de 150 mil reais pegos por servidores e ex servidores de governos passados e que jamais tiveram prestação de contas. A lista é muito grande e os nomes são aparentados de gente muito conhecida. Por outro lado, já na administração atual, dezenas de servidores clamam desesperadamente para receber diárias desde meados de 2011, que até agora não foram pagas. Muitos dos casos ainda estão parados na CGAG.

É CAMPEÃO!!
Nossa conta de energia não pára de subir. O pior é que 45% do valor final, são destinados a taxas e tarifas escamoteadas, que, obviamente, o consumidor não entende e não sabe para que servem. Isso em nível de Brasil. Aqui, na nossa terra, além do preço absurdo, ainda temos que conviver com constante falta de luz e com o atendimento à distância no 0800, que corre célere para receber o prêmio do pior serviço prestado à população em todo o território nacional, no setor energético.

PERGUNTINHA
Quando nossos congressistas começarão a tratar os grandes temas de interesse nacional com a mesma rapidez com que votam aqueles que são do interesse só deles?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires







Nenhum comentário:

Postar um comentário