terça-feira, 31 de janeiro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA

VALTER PODE SE APRESENTAR NESTA TERÇA?
ESSE, O ASSUNTO PREFERIDO NA ASSEMBLEIA
A boataria corre solta. Até ontem, o assunto em várias rodas é de que nesta terça, dia 1° de fevereiro, o presidente foragido da Assembleia, Valter Araújo, se apresentaria à Polícia Federal, reassumiria seu cargo e então iria entregar-se às autoridades, caso não consiga um habeas corpus. Seus advogados, de imediato, iriam recorrer novamente para que ele fosse posto em liberdade. Era só o que se ouvia em vários gabinetes que se percorria na ALE, durante toda a segunda-feira. O raciocínio seria lógico. Caso se entregasse tão logo terminasse o recesso parlamentar, a cadeira de Valter não poderia ser considerada vaga, porque ele estaria presente no reinício dos trabalhos. Foragido, aí sim estaria entregando de mão beijada não só seu cargo, como seu mandato. Tem algum fundamento essa história? Ninguém sabe. Tão misterioso como foi quando na Presidência da Assembleia, muito mais ainda quando coordenou um esquema de desvio de dinheiro público, segundo as várias denúncias, até sua fuga, há mais de um mês, tudo que se relaciona com o deputado estadual mais votado na última eleição, tem ares de enigma.

Hoje é possível que haja uma sessão especial da Assembleia e que o assunto do ainda presidente seja tratado. Ao mesmo tempo, também no STF pode ser julgado mais um pedido de habeas corpus, feitos por seus advogados, para tentar livrar Valter da prisão. O fato dele estar foragido não influiria decisivamente no caso. Embora tudo pareça estar contra ele, Valter Araújo contaria com essa possibilidade do habeas corpus para então reaparecer, aí sim, sem risco de ir direto para a cadeia. Enfim, está no ar uma sucessão de dúvidas, muitas perguntas, muitas dúvidas, mistérios e quase nada de concreto. Se Valter aparecer mesmo, todas as ilações que se ouviu nesta segunda pelos lados da ALE estavam corretas. Se não o fizer, estará praticamente entregando os pontos. E o mandato. Vamos ver no que dá!

MUDA TUDO
O governador Confúcio Moura anuncia profundas mudanças na área de saúde. Coisa de grande porte, reestruturando tudo o que eiste hoje. Escreveu, em seu blog, que vai fazer em um ano o que levaria pelo menos dois para se concretizar. Várias obras que estão em andamento ou projetadas para ainda este ano, vão começar a se tornar realidade. Se tudo realmente for feito, será dado um passo decisivo para resolver os graves problemas no setor. Os rondonienses estão torcendo a favor...

SEM NOVIDADES
Novas pesquisas na Capital continuam apontando Mauro Nazif e Lindomar Garçon como à frente de vários outros nomes, na corrida pela Prefeitura. Nada mais do que um retrato do momento. Só depois de todas as candidaturas postas, as alianças formadas, é se poderá ter uma visão mais clara do quadro. O PT ainda não definiu seu candidato e nem o PMDB, que continue tentando Orestes Muniz (ele não aceita), mas deve confirmar Abelardo Castro Neto.

NÃO TEM FIM
de uma década se passou desde a extinção do Beron. Todos os meses, são retidos dos valores que deveriam entrar nos cofres do Estado, algo em torno de 10 a 11 milhões de reais. Imaginava-se que, neste tempo todo, a dívida estivesse perto do fim. Não está. Pelo contrário. Ainda teremos, todos nós rondonienses, que nada tivemos com a quebra do banco, que pagá-la por mais 15 ou 16 anos. Uma vergonha.

ILESO
Kaká Mendonça assume seu quarto mandato na Assembleia, do alto dos seus mais de onze mil votos conseguidos na última eleição, mas também com outras vantagens. Nada teve a ver com os envolvidos na Operação Termópilas e, durante o mais de um ano em que foi secretário geral da ALE, não há qualquer indício de irregularidade na sua atuação na função. Saiu ileso de tudo. São fatos que não podem ser contestados.

O DALTON VAI?
Dalton di Franco anuncia, novamente, que é pré-candidato à Prefeitura de Porto Velho. Na eleição passada, ele também ensaiou uma candidatura, mas depois desistiu. Fala-se que agora a situação é diferente e que ele teria o aval do seu partido, o PDT (leia-se Acir Gurgacz) e de todo o diretório municipal. Homem de TV, com seu público fiel, Dalton quer ser mais um jornalista a fazer sucesso na política. Esperamos para ver no que vai dar.

ATAQUE NA RUA
Pouco se falou sobre o assunto, mas Israel Oliveira, um preso perigoso, foi tirado de uma viatura da Secretaria de Justiça, por asseclas, quando andava pela cidade. O ataque dos bandidos foi próximo ao Porto Shopping e, se tivesse havido reação, poderia ter ocorrido tiroteio e grave risco à população. É nisso que dá o verdadeiro desfile de presos para lá e para cá, a qualquer horário, o que se vê seguidamente pelas ruas de Porto Velho. Sem estrutura para não cair em ciladas, os agentes pouco podem fazer.

LEVANDO AS MÃOS
Incentivados por seu governo, paraguaios que se dizem sem terra querem invadir áreas pertencentes a brasileiros, alguns deles há duas ou três gerações vivendo na região fronteiriça com o Brasil. Ao paraguaios, fortemente armados, ameaçam matar, destruir, tomar à força. Um dos seus líderes demonstrou racismo, ao dizer que os filhos de brasileiros que nascem no Paraguai não são nem brasileiros, nem paraguaios. E o nosso governo assiste a tudo, como se não fosse com ele. E continua bajulando o esquerdista Lugo, que é amiguinho...

PERGUNTINHA
O carnaval que está chegando vai conseguir fazer o brasileiro esquecer de toda a violência que o está cercando, tanto em Rondônia como em todo o Brasil?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires




Nenhum comentário:

Postar um comentário