terça-feira, 24 de janeiro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA

ERA BOM DEMAIS PARA SER VERDADE:
AGORA, A VIOLÊNCIA VOLTOU COM TUDO
Porto Velho começa a quarta semana do ano com a volta dos índices de violência, que tinham diminuído. Mortes no trânsito. E os assassinatos retornaram com tudo, demonstrando que a circulação de armas, conseguidas com facilidade em qualquer lugar, é um dos muitos casos em que a segurança pública falha na prevenção. Jovens envolvidos em delitos, mulheres perdendo a vida para maridos violentos, brigas em família que resultam em tragédia; assaltos com vítimas: tudo isso faz dos finais de semana na Capital e em várias cidades do interior, dias de medo e pânico. Isso sem contar com vários criminosos presos, que pouco depois estão nas ruas de novo para cometer os mesmos crimes, beneficiados por leis que são feitas contra a segurança, a paz e a vida das pessoas de bem.
Se nos bairros periféricos os crimes imperam, em toda a cidade – na BR e nas avenidas e ruas, principais ou secundárias, é o trânsito que tira vidas. O Pronto Socorro João Paulo II mais uma vez está superlotado, como ocorre todos os dias, mas piora muito nos finais de semana. Não há leitos suficientes, os doentes e feridos continuam no chão, porque o número de vítimas supera em muito a capacidade deste ou de qualquer hospital. Tivesse o dobro da estrutura que tem, nem assim o João Paulo resolveria o problema de todo o mundo. Motoristas embriagados continuam a dirigir, motoqueiros irresponsáveis ou despreparados, às vezes as duas coisas juntas, sujam de sangue nossas ruas. Famílias são destruídas pelo trânsito doido, aparentemente sem controle, porque as soluções dependem em grande parte de quem dirige qualquer tipo de veículo. Daí, já se sabe o que acontece., Final de semana em Porto Velho, em Rondônia e no Brasil é sinônimo de ação de bandidos, de mortes em família, de vítimas nas ruas. É uma doença progressiva, aparentemente incurável. Com apoio incondicional da impunidade, a tendência é que tudo piore ainda mais.

ORDEM DE CIMA
Ficou ainda mais feia a situação do presidente da Assembleia, Valter Araújo, depois que a Justiça determinou que o mandato dele seja cassado por seus colegas. Tudo continua se encaminhando, célere, para que Valter receba a grande punição, até para que os outros tenham sua situação aliviada. Resta saber se ele permanecerá foragido e de bico fechado, aceitando passivamente ser o verdadeiro boi de piranha. Quem o conhece de perto, acha que não. Nos próximos dias, se saberá mais detalhadamente sobre o caso.

NOME PREFERIDO
O PMDB começa a se mexer, para a eleição na Capital. Já teria definido que a antiga aliança com o PT, ao menos em Porto Velho, só valerá para o segundo turno, caso um dos candidatos dos dois partidos cheguem lá. O nome preferido do diretório municipal é do engenheiro Abelardo Castro Neto. Tem aval da ala mais antiga e de muitos dos neo peemedebistas.

MAIS DOIS
Ocorre que ainda há os que acham que o nome deveria ser de David Chiquilito, que recém trocou o PC do B pelo PMDB e um cargo no governo Confúcio Moura. Um terceiro nome, do atual presidente regional, o advogado Orestes Muniz, teria unanimidade dentro do partido. Mas ele já avisou que não topa de jeito nenhum. A tendência é que seja mesmo Abelardo o indicado pelo partido, em Porto Velho.

AJUDA OU NÃO?
Uma questão que todos fazem: o governador Confúcio Moura terá influência decisiva para eleger seu preferido em Porto Velho? A resposta é óbvia. Se o governo estiver em alta, fazendo obras e as entregando na Capital, ainda este ano, vai ajudar sim. Mas, se a eleição fosse hoje, não se tem certeza se o apoio seria para decidir o voto do porto-velhense.

CINCO MIL A ZERO
Grande parte dos homens públicos no Brasil já deixaram claro que vivem dos sonhos, da enrolação, do discurso vazio e da mentira. Mas não precisavam também tripudiar sobre a pobretada. No Rio, o governo anunciou cinco mil casas populares de graça para flagelados de janeiro de 2011. Para a região serrana, onde morreram 918 nas enchentes e mais de dez mil ficaram desabrigados. Até hoje nem uma só casa foi entregue. Nenhuma.

PERDAS
Hoje é feriado, 97 anos de fundação de Porto Velho. Mais um feriado entre tantos que ocorrerão neste ano de 2012, onde o país perderá, no total, algo em torno de 60 bilhões de reais por causa deste calendário que não prioriza o trabalho, pelo contrário. A melhor homenagem que se poderia fazer uma cidade pujante como a Capital de Rondônia, seria darmos duro para que ele melhorasse. Mas, o que se vê é o contrário.

SUMIDO
Completou 30 dias a condição de fugitivo do presidente da Assembleia Legislativa, Valter Araújo. Daqui a dez dias, no recomeço das atividades da Assembleia, uma das primeiras decisões da Comissão Processante será decidir o que fazer exatamente com o seu presidente foragido. Valter terá um prazo para se apresentar e, se não atender, aí sim cairá fora. Kaká Mendonça está pronto para assumir a vaga.

PERGUNTINHA
José Hermínio Coelho conseguirá mesmo dar um novo rumo à Assembleia, tornando-a novamente respeitada pela opinião pública rondoniense?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires



Nenhum comentário:

Postar um comentário