sábado, 28 de janeiro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA

SÓ TEORIAS E UM ESTUDO DE FUTUROLOGIA,
SOBRE A DISPUTA POR NOSSAS PREFEITURAS
Quem terá mais influência sobre as disputas municipais em 2012? Confúcio Moura, Ivo Cassol, os Raupp, os Gurgacz? A pergunta é pertinente porque a corrida pelas Prefeituras pode começar a asfaltar o caminho para 2014, quando todos esses nomes estão envolvidos, direta ou indiretamente, pelo comando do Palácio Presidente Vargas. Confúcio ainda está em fase inicial de seu governo. A vantagem é que está no poder, tem a chave do cofre e mais três anos de administração, que pesarão muito na hora do voto municipal, principalmente por parte dos eleitores melhor informados. Já Cassol, com outro estilo, tem percorrido o Estado de ponta a ponta, inclusive o fez durante o período em que esteve afastado do Senado e é nome respeitado em todas as regiões, por causa dos seus oito anos de mandato. Os Raupp são campeões de voto. Tanto Valdir quanto Marinha, a quem apoiar, certamente trarão resultados concretos. E podem sair das urnas em 2012 com muitos aliados importantes. Já os Gurgacz têm praticamente uma só liderança, a de Acir, senador que vem trabalhando duro no Senado. Tem ainda Airton, o vice governador, que não é muito afeito à política e a correr atrás do eleitor. Mas ambos podem sim apresentar bons aliados, aqui e ali.
Resta saber onde o PT entra nessa história. O partido, para essas eleições municipais, está muito menos forte do que em anos passados. E não tem uma liderança estadual de peso, que possa influir fortemente no eleitorado da maioria das cidades. Dilma e Lula influirão nas decisões municipais? Bem menos que no passado, certamente. Portanto, o que pode valer mais na corrida pelas prefeituras é a biografia dos candidatos, conhecidas dos seus vizinhos no município. Se essas teorias todas têm algum fundamento? Só se saberá, de verdade, depois que aparecerem os resultados das urnas. Agora, tantos meses antes, tudo isso se torna apenas um estudo de futurologia superficial.

VIOLÊNCIA SEM FIM
Já não bastam os bandidos matando, ferindo e causando pânico na população. A violência agora também atinge pessoas de todas as classes e até em lugares considerados seguros. Filho de um importante político e empresário de Porto Velho foi atacado, na saída de uma boate, por um grupo de uma dezenas de trogloditas. Foi um ataque covarde e feroz.

LESÃO NA CABEÇA
Além de agressões, que até agora não se sabe por que motivos, um dos atacantes desferiu um violento golpe, quebrando uma garrafa na cabeça da vítima. O jovem, cujo pai é médico, está internado há quase uma semana num hospital particular da Capital, inclusive com uma concussão cerebral. Não se sabe quem foram os agressores e muito menos o porquê do ataque grupal contra uma só pessoa. Lamentável.

SEGURANÇA
Tem que se elogiar o trabalho do governo rondoniense na área de segurança, com a implantação de um moderno sistema de fiscalização por câmeras de vários pontos de Porto Velho. Vai ajudar, é claro, a identificar criminosos, como tem ocorrido em outras cidades do país. Pena que, mesmo identificados, muito pouco sejam presos. E se o forem, pouco depois estarão à solta de novo, para atacar a população. Leis para proteger bandido é o que não faltam...

PRIMEIRA FASE
O secretário Abelardo Castro, titular do Deosp, comunicou oficialmente ao governador Confúcio Moura que, no mês de março, poderá ser inaugurada grande parte do novo centro político e administrativo do Estado, que ficou conhecido como CAP nos governos Cassol/Cahulla, mas que se chamará oficialmente Palácio Rio Madeira. O restante da obra ainda demorará algum tempo, mas tudo estará pronto ainda este ano.

ALERTA
A tragédia do Rio de Janeiro, que matou várias pessoas e feriu outras tantas, precisa servir de alertar para outras cidades brasileiras, inclusive as maiores de Rondônia, onde vários prédios recém foram construídos ou ainda o estão sendo. Fiscalização rígida, atuação forte do CREA e dos órgãos responsáveis, precisa ser a tônica para liberar qualquer obra de porte. Não se pode ignorar os riscos que um edifício sem todos os cuidados pode causar. Veja-se os três prédios do Rio que ruíram e se entenderá o raciocínio.

INFERNO DAS ÁGUAS
Parte da comunidade de Cacoal está vivendo o inferno das águas. A enchente atingiu vários bairros da cidade e um grande número de famílias já está desabrigado. Autoridades tentam amenizar o problema, a solidariedade começa a aparecer, mas a situação é, realmente, muito preocupante. A natureza não perdoa e segue seu curso, não importa a quem atinja. Obviamente, como sempre, quem paga o preço mais caro são os mais pobres.

MESMO FILME
Como sempre, antes do início do ano letivo e, mais ainda, como sempre, em ano de eleição. O Sintero já está ameaçando o governo com greve dos professores e deu prazo até essa segunda-feira para ver atendidas suas reivindicações. Esse filme já é conhecido da comunidade rondoniense. Tem gente que ainda acha que não tem nada de interesse político-partidário por trás. Não tem, é?

PERGUNTINHA
Não está na hora da sociedade começar a apoiar a Assembleia Legislativa para que sejam retomadas suas atividades normais e ela mesma tome as medidas para fazer a limpeza interna necessária?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires




Nenhum comentário:

Postar um comentário