segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

FRONTEIRAS - Forças Armadas e PF reforçam operações

A integração das Forças Armadas e da Polícia Federal (PF) na fiscalização das fronteiras tem dado excelentes resultados, conforme avaliou ontem o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que anunciou a implementação da parte estrutural das operações desenvolvidas em conjunto por militares e policiais federais. Cardozo reuniu-se com o ministro da Defesa, Celso Amorim, para promover uma espécie de "sintonia fina" nas operações Ágata, de responsabilidade das Forças Armadas, e Sentinela, feita pea PF, ambas de segurança na fronteira.
Um dia depois de encontro com o ministro da Defesa da Colômbia, Juan Carlos Pinzón Bueno, para tratar de criação de um plano bilateral de fronteiras de combate ao crime organizado, os dois ministros brasileiros avaliaram, na reunião de ontem, que "a integração entre Forças Armadas e Justiça (ministério ao qual a PF é vinculada) tem sido excelente".
Cardozo afirmou que visitará a Colômbia, juntamente com Amorim, para avaliar mecanismos de integração com o País no combate  a organizações criminosas e na fiscalização das fronteiras. A consolidação da indúsrtria de defesa sul-americana e o tema do combate a organizações que praticam crimes transnacionais serão levados pelos ministros à União de Nações Sul-Americanas (Unasul), na reunião de 3 a 4 de maio, na cidade colombiana de Cartagena. O ministro da Defesa colombiano afirmou, no encontro de terça-feira, que  a união entre o Brasil e a Colômbia tornará osa dois países mais fortes na "luta contra o narcotráfico, tráfico de armas e explosivos.
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário