domingo, 29 de janeiro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA

JOSÉ HERMÍNIO ESTÁ CUMPRINDO SEU
PAPEL PARA SALVAGUARDAR A ASSEMBLEIA
Depois do tsunami da Operação Termópilas, não se pode dizer que a Assembleia Legislativa não reagiu. Sob o comando do experiente José Hermínio Coelho, que já presidiu a Câmara de Vereadores da Capital e sabe lidar com crises, tudo está sendo conduzindo como se esperava. Ou seja, com ações concretas, como espera a sociedade rondoniense. Respeitando o Regimento Interno, Hermínio está exercendo a Presidência de tal forma que demonstra o interesse da ALE em cortar a própria carne, mas sem desrespeitar seus pares e muito menos a comunidade. Criou a Comissão Processante, deu posse a Kaká Mendonça, suplente de Valter Araújo, determinou a abertura dos trabalhos para punir (ou não, dependendo do que resultar o trabalho do deputado José Lebrão, o Corregedor Geral da Casa e sua turma), demitiu fantasmas que por lá pululavam, todos levados pelo presidente foragido Valter Araújo, enfim, está fazendo a sua parte.
Tanto o Ministério Público quanto o Judiciário, afirmaram e reafirmaram que a Assembleia, como instituição, não está sendo investigada.
Quem está sob a mira da lei é um grupo de parlamentares se beneficiou de desvios de dinheiro público. Portanto, para preservar a ALE, um dos pilares da democracia, é vital que José Hermínio continue mantendo a mesma postura. Cumprindo a legislação, está tomando todas as medidas que pode, para demonstrar que o parlamento, como um todo, nada tem a ver com maracutaias, negociatas e desvios. Resta agora dar continuidade a tudo isso, buscar o apoio dos seus pares, dos que não estão enrolados com a Operação Termópilas, determinar o corte profundo, para extirpar a pústula que se alojou na Casa e, a partir daí, dar continuidade normal aos trabalhos. Hermínio, ao menos até agora, está saindo melhor que a encomenda. É um interino, por questões legais, mas sabe exercer o comando. Se continuar assim, pode ser uma surpresa agradável, num momento em que a Casa legislativa passa por mais uma tempestade.

NO LUGAR DO AMIGO
O suplente de deputado e ex secretário geral da Assembleia, na gestão de Valter Araújo, o representante de Pimenta Bueno, Kaká Mendonça, foi convocado e já assumiu uma cadeira na ALE. Exatamente a cadeira de Valter, de quem Kaká é amigo e aliado. A decisão foi tomada pelo presidente José Hermínio Coelho, depois que o TRE confirmou que a vaga é mesmo de Kaká. Ele começa agora seu quarto mandato.

SEM A CAERD
O presidente da Associação dos Municípios de Rondônia (Arom) e prefeito de Alvoreada do oeste, Laerte Gomes, não quer nem ouvir falar em parceria com a Caerd. O sistema de água na sua cidade é municipalizado, abastece 95% das casas na zona urbana e grande parte da área rural e o custo, para o consumidor, é muito abaixo das taxas cobradas pela Caerd. Por isso, ele é um defensores de tais serviços municipalizados.

ERROS DO PASSADO
Mal administrada durante anos, com investimentos muito abaixo das necessidades, com custos muito altos, a Caerd está pagando hoje pelos erros do passado. Em várias cidades, há movimentos fortes para que o serviço de tratamento e abastecimento sejam municipalizados. Uma delas é Ji-Paraná, a segunda maior cidade do Estado, que ainda não definiu se renova ou não o contrato com a estatal. A coisa está complicada.

O MINISTRO VEM
O senador Valdir Raupp fez o convite, o ministro da Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, já aceitou. Falta só marcar a data. Pimentel vem a Rondônia para conhecer pessoalmente as potencialidades do Estado e tratar das Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) e criação de um pólo industrial em Porto Velho. Raupp anda entusiasmado com esses dois temas.

INCONSTITUCIONAL
Como o bom senso indicava, a Justiça determinou que o estacionamento no shopping center volte a ser pago, independente do valor que o consumidor compre. A decisão judicial alega que a lei aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Confúcio Moura é inconstitucional. Em outros estados brasileiros, contudo, ela continua valendo. Ainda cabe recurso em Rondônia.

ELES PRIMEIRO!
A famosa ONG Greanpeace e o jornal New York Times falam a mesma linguagem. Dirigentes brasileiros da ONG criticaram as usinas hidrelétricas, o novo Código Florestal e tudo o que o Brasil tem feito para fazer conviver o progresso e o meio ambiente. O NYT também: em editorial, diz que o Brasil regride na proteção à Amazônia. Fica muito claro que a coisa toda é arquitetada. Inclusive com apoio de interesseiros e ingênuos brasileiros. Os grandes interesses internacionais é que têm prioridade, é claro!

ANO DE ELEIÇÃO
Não será um ano fácil para o prefeito Roberto Sobrinho, porque os ataques virão de todos os lados. É ano eleitoral e, não importa o que ele faça, seus adversários vão querer faturar para as eleições. Sobrinho quer entregar mais de cem obras em andamento, até o final do mandato e certamente ficará muito bem com as comunidades dos bairros. Mas nos sites e nas redes sociais, os adversários já estão batendo forte. Por vezes, abaixo da linha da cintura.

PERGUNTINHA
Vamos ter um final de semana de paz e um pouco de segurança ou teremos mais tragédias a computar Brasil afora?
Fonte:  Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário