terça-feira, 24 de janeiro de 2012

MOTIVAÇÃO NO TRABALHO EM 12 PASSOS

Não importa o quanto você ame seu trabalho, há vezes em que sua motivação simplesmente vai por água abaixo. Pode haver uma série de razões para isso, mas o que importa é que acontece com todo mundo em algum momento. Se você seguir as dicas simples que darei aqui, você pode recuperar sua motivação e conquistar um novo senso de direcionamento, de que você está sentindo falta:

1. Seja honesto consigo mesmo. Admita estar desmotivado e que você precisa fazer algo com relação a isso. A honestidade é sempre, sempre o melhor caminho.

2. Por que você está aqui? É fácil se sentir como um mero dente de engrenagem em uma grande máquina às vezes, então você precisa se lembrar da sua importância no cenário final da empresa como um todo e do impacto que suas atividades diárias têm em sua carreira. Se você não enxergar o que faz como importante ou de qualquer significância para você e sua vida profissional, talvez seja por isso que você não consiga se sentir motivado! Comece a pensar em uma mudança de emprego ou de carreira.

3. Para quem você está fazendo isso? Você está trabalhando para sustentar sua família, seus pais, ou para, gradativamente, construir sua carreira? O que quer que seja que o tenha motivado a aceitar esse emprego em um primeiro momento, ponha um lembrete disso em sua mesa. Você agora tem um lembrete diário do por que você faz o que faz.

4. Leia livros motivacionais. Pode parecer bobo, mas ler um bom livro motivacional pode realmente acender uma chama em você novamente.

5. Evite colegas de trabalho negativos. Um dos grandes ralos da sua motivação é estar cercado por pessoas negativas. Se você se sente sugado após conversar com essas pessoas, então há um problema. Peça para mudar de mesa e explique o por que da melhor maneira possível.

6. Pôsteres motivacionais. Tudo bem, isso pode ser um pouco clichê e tem uma indústria inteira na internet baseada em tirar sarro disso, mas pôsteres ou mensagens motivacionais que você vê todos os dias está longe de ser uma ideia ruim. Afinal, você está melhor cercado por mensagens positivas do que negativas, certo? Ser cínico é fácil – ter fé em algo é que requer trabalho.

7. Converse. Se você se sente brigando com sua motivação, então converse com alguns colegas de trabalho confiáveis ou mesmo com seu chefe – se eles estiverem abertos a esse tipo de conversa. A maioria das empresas quer que você seja feliz e produtivo e está mais que disposta a ajudá-lo a reencontrar seu caminho.

8. Fofocas de trabalho. Evite, evite e evite as fofocas de trabalho o máximo que puder. Esse tipo de coisa geralmente é criado por pessoas que não nada melhor a fazer do que distraí-lo do que você tem que realmente fazer – com olhos no que você está fazendo. Fofocas de trabalho não têm propósito algum, são extremamente prejudiciais e essa mesma pessoa provavelmente vai estar fazendo fofocas sobre você amanhã, semana que vem ou mês que vem.

9. Distancie-se. Se você está se batendo com um projeto específico ou um problema no trabalho, não fique batendo a cabeça na parede – distancie-se por uma hora ou duas e depois retorne a ele. Esse pequeno intervalo vai ajudar sua mente a pensar em uma solução para o problema que você precisa resolver – a mente humana é uma solucionadora de problemas maravilhosa, se você der uma chance a ela.

10. Cheque sua postura. Você se senta esparramado em sua cadeira o dia inteiro? Esse é o sinal fisiológico completamente errado que você quer dar ao seu corpo. Se você adotar uma postura depressiva e desmotivada, suas emoções vão se adequar a ela. Tente sentar-se direito e veja como isso muda seu humor quase instantaneamente.

11. Beba água. É incrível a frequência com que a desidratação pode fazê-lo se sentir sugado, letárgico e sem inspiração. O corpo humano é composto por 80% de água, então ela precisa ser reposta o dia todo. Tomar alguns copos de água todos os dias pode fazer você se sentir mais energizado do que você imagina – é seu combustível, então use-o.

12. Comece da mesma maneira que pretende terminar. Você se levanta pela manhã e bate o dedinho do pé. Depois, você derruba pasta de dente em sua camisa. Daí o carro não pega. Ótimo, mais um “daqueles dias”. Você acabou de definir seu estado emocional para o resto do dia e vai quase gostar de ver as coisas ficarem piores – é uma prova de que você estava certo. Seu estado emocional pode ser mudado em um minuto se você olhar para uma foto de seus filhos, seu bicho de estimação favorito ou assistir a um vídeo motivacional (se isso for permitido em seu ambiente de trabalho) ou ler um artigo.
Você é o que acredita ser. Nunca se esqueça disso.
Fonte: Lumos Traduções/Excellence Studio






Nenhum comentário:

Postar um comentário