segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Você tem um real objetivo?

"Eu preciso estar na internet" quem já ouviu essa frase em um reunião com cliente ou prospecção? E quem já questionou o porquê e ouviu do cliente frases como "por que é moda" ou "por que minha concorrência está lá". Eu já ouvi até "ué, por que todo mundo está. Minha sobrinha é viciada em Facebook..." e quer o pior? Fechamos a conta de Redes Sociais desse cliente por causa disso!


Se o objetivo da sua marca é entrar na Internet por que a sua sobrinha de 10 anos passa mais tempo no Facebook do que ao lados dos pais em um almoço familiar de domingo (como o caso citado acima), aconselho você manter o seu site no ar e pronto. Nem pense em estratégias digitais. Crie sua Fan Page, seu Twitter, coloca os logos no site para ficar "bonito" e volte a ganhar dinheiro da forma que você faz, pois você não vai ver valor imediato na web e vai criticar a agência coma velha frase "pô internet não dá resultado..."

Sem um objetivo não chegamos a lugar algum!! Me lembro de uma reunião com uma empresa coreana. Chegamos com um plano de trabalho para eles. Era uma parceria. O CEO da empresa insistiu por mais de uma hora "qual a meta?" para aquela reunião não tínhamos aprofundado o projeto no detalhe, era mais uma apresentação.

Voltamos para a empresa com a missão: trace a meta e voltamos a conversar. Fizemos. Estudamos, entendemos melhor o potencial de mercado, fomos conversar com 2 agências para ter uma base de pesquisa. Voltamos com a meta bem definida. Então o CEO aprovou e disse "sem uma meta não sabemos onde queremos chegar..." objetivo é isso! Nesse caso o objetivo era numérico por isso o CEO chamou de meta. Mas o que vale na história é: sem um norte você não sabe onde ir.

Você sai de casa e vai andando pela rua para ver no que vai dar ou você sai para ir a padaria, supermercado ou trabalhar? Viu, você tomou uma atitude, que gerou uma ação para atingir um objetivo. Isso é a mesma coisa de uma campanha! Ou você ainda acredita que basta colocar uma campanha no ar e magicamente ela traz resultados?

Tudo o que fazemos na vida tem um objetivo, então, porque não nas nossas ações de marketing e comunicação, seja on ou offline não tem? Tem que ter! Objetivo é o primeiro passo para qualquer ação e nós, planners, somos responsáveis não apenas por entender e traçar esse objetivo, mas por defender e medir para que ele seja atingido.

Objetivos, quanto mais complexos, mais difíceis de serem alcançados. Objetivos são curtos e grossos: vou fazer isso para a marca conseguir isso. Pronto. Direito! Estratégias e táticas seguem a mesma linha. Objetivos não tem mais do que uma linha, alias, vamos usar a teoria do Twitter onde uma mensagem pode ser transmitida em 140 caracteres. O que acham?

Vamos ser o mais sucinto e direto possível, afinal, na comunicação e marketing, menos é se é mais!
Fonte: Felipe Morais/Oficina da Net.

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