quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O POBRE CONSUMIDOR BRASILEIRO É
QUEM PAGA MUITO E RECEBE POUCO

Depois de quatro meses de investigações, a equipe de jornalismo da Globo descobriu o fio da meada: o consumidor brasileiro está sendo lesado nas bombas de combustível em dezenas de postos. Podem ser centenas e até milhares, país afora. O volume de gasolina, álcool e óleo diesel colocado nos veículos é menor na realidade do que marca quando o cliente vai pagar. Usando tecnologia de ponta, os bandidos (não podem ser chamados de outro nome), lesam o bolso do pobre consumidor todos os dias, toda hora, cada vez que vão abastecer seus carros. Usando um dispositivo simples, quando a fiscalização chega, a trapaça é escondida. Mas volta imediatamente a ser usada quando o pessoal do Inmetro vai embora. É uma quadrilha organizada, preocupando-se não em atender bem ou servir o consumidor de maneira correta, mas para roubá-lo, para ganhar mais, para enriquecer ilicitamente. O governo brasileiro, as autoridades responsáveis, as distribuidoras, enfim todos os que não estão envolvidos nesse esquema de rapinagem, têm a obrigação de vir a público esclarecer o assunto. E, mais que isso, têm que investigar quem faz parte do esquema, processar e colocar na cadeia, além de ser obrigado a devolver aos seus clientes tudo o que roubaram.
O próximo passo das investigações – aí sim, o buraco é mais embaixo, pelo volume de milhões de reais que gastam em publicidade – deveria ser em relação às empresas de telecomunicações. Quando se abrir a caixa preta delas, se saberá exatamente se as suspeitas que existem em torno de cobranças irregulares, de preços absurdos, de taxas não combinadas com o cliente e de números que nunca fecham, são verdadeiras. Está na hora das autoridades pararem de fazer discurso bonito e agir. Em defesa do brasileiro comum, o maior pagador de impostos do Planeta e que tem, como retorno, alguns dos piores serviços do mundo.

MAIS UM
Publicação feita no blog do jornalista Alan Alex, envolvendo o deputado estadual Euclides Maciel, é mais um escândalo que atinge em cheio um parlamentar rondoniense. A bruxa está solta. E isso que o Alan não publicou ainda um décimo das gravações que têm da Operação Termópilas. Quando as outras forem ao ar, a terra vai tremer.

ROOSEVELT, DE NOVO!
Que ninguém se surpreenda se aparecer, em breve, mais uma trágica notícia sobre a Reserva Roosevelt, em Espigão do Oeste. Mesmo com a atuação da Polícia Federal, garimpeiros ilegais e contrabandistas continuam na área indígena, à procura dos diamantes, considerados os de melhor qualidade no mundo. Há menos de oito anos atrás, uma chacina tirou a vida de 29 garimpeiros. Até hoje, ninguém foi sequer processado.

DESVIOS
Para se ver a quantas andamos; o o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, em entrevista à Rádio Jovem Pan sobre ações do governo contra as enchentes, passou mais da metade da longa conversa com jornalistas falando sobre um só tema. Qual? O risco de desvios do dinheiro. Viana falou longamente sobre o que o governo tenta fazer para evitar que haja desvios de recursos liberados para as tragédias naturais.

FALTA DE VERGONHA
É impressionante a falta de vergonha na cara e a impunidade, que obrigam a um controle total. E assim mesmo há essa roubalheira que todos conhecemos. Dos pobres. Dos miseráveis. Do dinheiro que deveria ser totalmente utilizado para ao menos diminuir o sofrimento destes brasileiros atingidos pelos fenômenos naturais. Uma vergonha, um absurdo.

ASSIM NÃO DÁ!
Os 43 defensores públicos do Estado estão com sérios problemas. Eles têm perto de 100 mil processos nas mãos, para atender, numa estrutura quase pobre. Numa matemática simples, cada defensor teria que atender mais de 2.320 processos no ano. O orçamento da Defensoria é muito baixo, menos de 37 milhões e mal dá para pagar salários e outros compromissos. Desse jeito, a Defensoria não funciona mesmo...

OLHA O GOLPE!
Centenas de servidores públicos do Acre receberam em suas contas, no Banco do Brasil, 800 reais a mais. Quando foram saber de onde provinha a grana, souberam que tinham recebido um empréstimo consignado que jamais havia autorizado. O rolo é grande e está causando furor entre nossos vizinhos. É bom os servidores de Rondônia ficarem de olho. Se a moda pega...

“NÃO GOSTA DE MIM...”
O deputado Ribamar Araújo participou do programa VIA SAT, ao vivo, na TV Candelária. Questionado por um telespectador, via fone, porque não se candidata a Prefeito da Capital, ele respondeu na seca: “O PT não gosta de mim e por isso jamais serei indicado pelo meu partido para ser candidato”. Todos os que assistiram ficaram surpresos...

UMA DEZENA
Partidos começam a acelerar a corrida em busca de bons nomes para as prefeituras nesta ano. Na Capital, a correria já é grande. Mesmo com os deputados estaduais envolvidos na Operação Termópilas sem chances, ainda há pelo menos uma dezena de postulantes. Lá por março, começa a depuração. Vão restar no máximo quatro ou cinco.

PERGUNTINHA
Quantos milhões de reais distribuídos pelo governo federal para combate às enchentes e proteção dos desabrigados serão desviados pelo caminho?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário