quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A armadilha da auto confiança

Algumas pessoas querem tanto uma coisa que ignoram sinais de que estão
no caminho errado, geralmente se convencendo de que o caminho do sucesso
é mesmo tortuoso e que elas estão então fazendo os sacrifícios necessários.
São aquelas pessoas que jamais ouvem os outros, pois "têm fé no próprio taco"
e não deixam os outros a puxarem para baixo. Ou, pelo menos, é nisso que elas
acreditam.
Já vi gente completamente sem noção perseguindo objetivos que jamais seriam alcançados sem olhar para os lados, sem dar ouvidos para os outros, sem ver os sinais, com a ideia fixa de que "tem lutar por aquilo que se quer", mesmo que ninguém acredite em você.
Pois é, se às vezes ninguém acredita em você pode ser porque você está mesmo
redondamente enganado e não tem a menor noção do que está fazendo ou do que está buscando.
Se você está cavando o buraco no lugar errado, não importa quão motivado você esteja, quão rápido e persistente você seja ou quão fundo você cavar, o tesouro simplesmente não está lá!
O problema é quando você confunde sua falta de noção com autoconfiança, persistência, determinação e motivação e acha que deve permanecer fiel a si mesmo,
achando que os outros só ficam tentando lhe puxar para baixo quando, na verdade, eles estão tentando alertá-lo sobre os fatos. Não há tesouro algum onde você está cavando, só você não consegue enxergar, pois está ocupadodemais confiando em si mesmo.
O mercado editorial é um prato cheio de exemplos de pessoas sem noção que acham que são ótimos autores e que se escreverem um livro, ficarão ricos e conhecidos. Geralmente o que vemos são autores pobres, sem qualquer habilidade necessária a um escritor e total falta de conhecimento de como o mercado editorial funciona.
O caso da pessoa que começa a escrever um livro e ignora os sinais que lhe mostram que ela não é uma boa autora ou que não faz a menor ideia de como esse universo funciona desperdiça anos de sua vida apenas escrevendo. Depois da obra pronta, desperdiça mais alguns anos enviando o manuscrito para todasas editoras conhecidas, frustrando-se ao perceber que está sendo solenemente ignorada.

Quando finalmente consegue um contrato com uma editorazinha de fundo de quintal, desperdiça mais dois anos aguardando seu livro ser publicado, só para, no final das contas, ver o livro que já lhe consumiu quase uma década de sua vida entulhado no fundo das prateleiras de uma livraria, bem longe dos olhos do público. Ele, então, se sente como a abelha que repetidamente tenta sair por uma janela fechada sem perceber que há um vidro como obstáculo. A abelha continua tentando e tentando e tentando, jamais se dando conta de que há um obstáculo ali e que, se ela continuar tentando chegar ao lado de fora repetindo a mesma ação, ela nunca terá sucesso. Esse ciclo que aspirantes a autores passam é chamado, no mundo editorial, de "ciclo do quase autor sem noção".O que sustenta esses autores sem noção, assim como uma infinidade de pessoas que desejam coisas como uma criança deseja ser astronauta, se deve a uma crença muito difundida na autoajuda de que todo mundo pode alcançar o que quiser, basta ser persistente o suficiente. As abelhas humanas, então, interpretam essa crença ao pé da letra e tentam atravessar janela atrás de janela sem perceber que o vidro está fechado.
O que estou defendendo não é a ideia de que não podemos alcançar tudo o que quisermos, mas, sim, de que se não soubermos como o jogo do que queremos
alcançar funciona, ficaremos batendo a cabeça frustrados, pois não entenderemos o que está dando errado e, ao invés de olhar os sinais que nos mostram nossas fraquezas, manteremos nossos olhos fixos em uma só direção, acreditando ingenuamente que é assim que deve ser, que devemos ser autoconfiantes,
persistentes e que não devemos dar ouvidos àqueles que duvidam de nossas ideias.
Quantas adolescentes feias têm esperança de serem "descobertas" por caçadores de talento e terem o mesmo destino de Gisele Bündchen?
Quantos empresários de primeira viagem acham que vão fazer uma fortuna semperceber que estão levando seus negócios à falência?
Quantos românticos acham que o objetivo de suas vidas será completado no altar?
Quantas pessoas trabalham duro em seus empregos achando que isso vai levá-lasa uma vida rica e realizada no futuro?
Quantas pessoas de todas as nacionalidades e idades chegam a Hollywood todos os dias esperando se tornar o próximo Brad Pitt ou a próxima Julia Roberts?
De todas essas pessoas que sonham, somente aquelas que conhecem o jogo no qual estão entrando têm chances de saírem vencedoras. As regras de todos esses jogos, seja montar um negócio bem sucedido ou ter uma carreira como ator em Hollywood, não estão escondidas ou trancadas a sete chaves, elas estão à disposiçãode qualquer um. Por que, então, as pessoas se aventuram na busca de seus sonhos sem tomarem conhecimento dessas regras?
Porque elas não sabem que há regras ou porque elas presumem que já as conhecem, então elas não buscam saber mais. Essas suposições que assumem como verdade são venenos em suas mentes, que corrompem sua capacidade de analisar e julgar situações, percepções e sinais no caminho.
Fonte: Fran Christy/Excellense Studio Brasil




Nenhum comentário:

Postar um comentário