quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA

SÓ UMA LIMINAR FÁCIL DE DERRUBAR AINDA
MANTÉM CANDEIAS DO JAMARY COMO CIDADE
Em janeiro de 2011, numa reunião feita na Secretaria do Meio Ambiente (Sedam), do Estado, 27 etnias indígenas da região estiveram representadas. Todos reivindicavam mais atenção, mais saúde, educação, energia, comunicações e estradas. Nem um pedido se ouviu em relação a ampliação de suas terras. Para surpresa geral, poucas semanas depois, orientados pela Funai e com apoio do Ministério Público Federal, os índios passaram a exigir a retomada de grande parte do território de Candeias do Jamary e um pedaço de Porto Velho. Os índios desta área já são donos de mais de 97 mil hectares de terras. Alegam que no local não há mais caça e que precisam de mais outros 100 mil hectares, passando para quase 200 mil. E são pouco mais de três centenas de indígenas. Ocorre que, se tal ampliação ocorrer, conforme a Funai está exigindo, um drama enorme atingirá fortemente a economia de Candeias do Jamari e de Porto Velho. Terão que sair de suas áreas e suas casas algo em torno de 400 produtores rurais, que trabalham com a agricultura e pecuária, com um rebanho de aproximadamente 200 mil cabeças.
É essa aberração que a Funai e várias autoridades que apoiam essa medida, querem empurrar goela abaixo da população trabalhadora de Candeias e Porto Velho. Onde, no caso da tomada de terras para os poucos índios, centenas de famílias ficarão sem nada e a Bacia Leiteira da região, uma das mais produtivas do norte do país, será extinta. E a transformação de Candeias numa aldeia indígena só não aconteceu ainda por muito pouco. Foi uma liminar de primeira instância, que pode ser derrubada a qualquer momento, que impediu a catarse. Nem governo do Estado, nem a Prefeitura da Capital, nem deputados estaduais, federais ou senadores se envolveram a fundo para impedir essa aberração. Ouve-se uma voz aqui e ali, mas o procedimento legal continua. Candeias recorreu à Justiça e, ao menos por enquanto, está salva. Mas duas cidades de Rondônia estão prestes a perder parte dos seus territórios, produtivos e ricos. Alguém aí para nos socorrer?

BANDA PODRE
Impressionante o número de policiais envolvidos com bandidos no Rio de Janeiro, Um verdadeiro arsenal da Polícia Militar foi vendido aos criminosos e traficantes por homens que deveriam defender as leis e a população. Enquanto não for feita uma limpeza geral na banda podre da polícia, o crime organizado não tem cura. Tem que prender esses canalhas e fazê-los apodrecer na cadeia.

MAIS GENTE QUERENDO
Afora nomes que aparecem com mais frequência na mídia e que estarão, com certeza, na disputa pela Prefeitura de Porto Velho, há outros, comendo pelas beiradas, como dizia Brizola, que querem chegar lá. Um deles, o do médico Amado Rahaal. Outro, do jornalista e homem de TV Dalton di Franco. Empresários, gente do meio das comunicações e outros, que podem aparecer como surpresa, ainda sonham em entrar na corrida pela cadeira de Roberto Sobrinho. Esperemos para ver no que vai dar.

TROCANDO LETRAS
Por falar em disputa pela Prefeitura, a coluna cometeu um ato fato essa semana. Por erro de digitação, saiu no texto que “o PT” quer ver Miguel de Souza como seu candidato. Obviamente que o “T” foi colocado no lugar do “R”, já que Miguel é grande liderança do PR e seu presidente regional. Portanto, onde se leu “PT”, que se leia “PR”. Correição feita.

ERRO OU ACERTO?
O erro de troca de letras, contudo, deixou evidenciado que muitos petistas não se preocuparam com a informação de que Miguel de Souza poderia estar sendo apoiado por eles. Mais que isso: há sim, entre membros graduados do partido, os que gostariam de uma aproximação com o ex-vice-governador, já para a eleição municipal de 2012.

SEM MISÉRIA
Se os 85 bilhões de dólares desviados dos cofres públicos em 2011 (segundo estudo da respeitada Federação das Indústrias de São Paulo, a Fiesp), fosse realmente usados para a bem da população brasileira, a imensa maioria de problemas estariam resolvidos. Um deles, talvez o principal, seria que, com a distribuição correta de renda, não teríamos mais nenhum miserável neste país. Neste Brasil tão rico, mas tão cheio de ladrões.

MUITO MAIS
Se bem aplicados os 85 bilhões que foram roubados, resolveríamos de uma vez por todas os problemas da saúde pública; nossas estradas ficariam entre as melhores do mundo; poderíamos pagar salários decentes a professores e policiais; todas as capitais brasileiras poderiam ter obras importantes, como metrô. Mas como tudo isso foi para o ralo, continuaremos sendo um país rico só para alguns.Como sempre.

CRIME SEM CASTIGO
Ele trucidou uma mulher trabalhadora, com requintes de crueldade para roubar alguns tostões. Jânio Martins da Silva acabou com os sonhos e com a vida da jovem Neide Barros, dona de uma Lan House em Porto Velho. Está preso, mas em breve estará solto. Fosse nos Estados Unidos, esse facínora estaria no corredor da morte. Mas por aqui, ainda se corre o risco, quem falar mal dele, ser processado pelo pessoal dos direitos humanos dos bandidos.

NÃO TERMINA
Mais um ano se passou e nada de se resolver a dívida do extinto Beron, que leva dos cofres do Estado uma pequena fortuna todos os meses. Já estava perto dos 10 milhões de reais/mês. Está na hora da nossa bancada federal decidir dar um basta nessa vergonha.

PERGUNTINHA
Será que está se desenhando a queda do oitavo ministro do governo da presidente Dilma Rousseff?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário