quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA

RICO, PODEROSO E IMPUNE CONTRA
POBRES E SEM DINHEIRO PARA NADA
O empresário Naji Naahas é acusado de corrupção, está envolvido em vários rolos. Ele é uma corrente apenas, na enorme engrenagem que desviou dos cofres públicos brasileiros mais de 70 bilhões de reais. Claro que a parte do Naji é quase nada ante esse valor absurdo, mas ele fez grande fortuna pelo menos em inúmeras em situações suspeitas. O dinheiro que a corrupção leva para poucos bolsos, no Brasil, poderia resolver, por exemplo, o problema habitacional em cada cantinho do país. Como em uma área conhecida como Pinheirinhos, em São José dos Campos, onde 1.600 famílias foram tiradas à força pela Polícia Militar, cumprindo decisão judicial que determinou a reintegração de posse ao proprietário. E quem é o proprietário? O mesmo Naahas, que jamais devolveu o dinheiro suspeito que ele conseguiu. Para a pobretada, que invadiu a área há a lei dura, que determina que uma área comprada em transações não tão claras, seja entregue a um empresário milionário, tem que ser cumprida. Não há o que se dizer sobre isso, porque lei é lei e tem que ser para todos. Quem invadiu uma terra alheia, não importa sob que desculpa, tem que sair mesmo. E a PM não tem outra alternativa, senão cumprir decisão judicial. O que se questiona é os dois pesos e duas medidas.
Como Naji Haahas não devolveu o que, suspeita-se, tenha desviado em negócios escusos, como o peso da lei nunca chegou a ele, como chegou às famílias pobres? É que as leis brasileiras têm sido feita, há anos, para proteger quem comete delitos, quem avança no dinheiro público, quem tem uma vida de ilícitos. Ainda mais se for rico e tiver um bom advogado. Mas os pobretões, não. Por isso, estamos ainda a anos luz da verdadeira democracia. Ela será alcançada somente quando os direitos e os deveres forem iguais para todos. Por enquanto, é o peso do vil metal que ainda comanda tudo. Tem que se reconhecer que houve uma melhora aqui ou ali, mas não se pode acreditar num país onde tantos corruptos continuam soltos, gozando da nossa cara.

CADAFALSO
Faltava só um empurrão para que os deputados começassem a decidir sobre o futuro de Valter Araújo. Ele foi dado em decisão da juíza Duília Sgrott Reis, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Porto Velho, que em sentença muito bem embasada, determinou a perda de imunidade do ainda presidente da Assembleia, assim como orientou que o mandato dele fosse cassado por seus pares. Com isso, Valter Araújo subiu ao cadafalso. Vai ficar sem mandato em breve.

LICÃO PARA APRENDER
Trecho da decisão da juíza Duília, digno de registro especial: “Urge, nessa toada, dar uma resposta célere e eficaz, à população rondoniense, a fim de expurgar os elementos causadores do mal, para que se possa ter esperança que o Poder Legislativo realmente representa o interesse público, para aqueles que dignificam a função...É preciso lembrar, que a legitimidade dos parlamentares, no sistema democrático brasileiro, existe enquanto estes representem os interesses daqueles que os elegeram.”

MARINHA ANUNCIOU
A deputada Marinha Raupp, do alto dos seus mais de 100 mil votos e, sem dúvida, uma das que mais trazem recursos para Rondônia, comemorava, na semana passada, a inclusão, no orçamento da União, de recursos para a construção da hidrelétrica de Ribeirão, no rio Madeira e para a ferrovia de Vilhena até Porto Velho, com extensão até o Acre. Marinha tinha estado com o ministro dos Transportes, dias atrás, que confirmou a prioridade para as duas obras.


DILMA CORTOU
Menos de 48 horas depois, o governador Confúcio Moura postou o seguinte comentário em seu blog: “ Vai demorar um pouco mais. O tempo não sei. A Presidente Dilma meteu a tesourão no PPA e cortou a Hidrelétrica de Ribeirão, no Rio Madeira, perto de Guajará. E também a Ferrovia no trecho Vilhena, Porto Velho até o Acre. Só tem uma coisa, quem necessita de energia para crescer é o Brasil inteiro. E potencial para contribuir Rondônia tem”. Ou seja, não deu nem tempo de comemorar a boa nova. Ela já era...

PROIBIDO TER PRAZO
Na China, um prédio de 30 andares, um hotel de luxo, construído em 30 dias – dois andares por dia – mostra o quanto a eficiência e o investimento correto do dinheiro, pode entregar à coletividade os benefícios em tempo muito curto. No Brasil, empreiteiro que entrega obra no prazo pode até ser excluído das próximas concorrências. É que, quanto mais atrasar, mais gastos. E mais dinheiro sobra para toda a turma.

QUEM MANDOU ESTAR SOLTO?
Mais uma do governo federal: estados e municípios são obrigados, a partir de agora, a priorizar vagas em creches para filhos de presidiários. Ou seja, filhos de operários, dos que trabalham dia e noite, a maioria vivendo na pobreza ou na miséria, que esperem a sua vez, para quando sobrar alguma vaga. A prioridade total, única e absoluta é para crianças cujos pais estão na cadeia, certamente porque cometeram algum crime. Há quem aguente um absurdo desses?

NÃO É BEM ASSIM!
Falava-se muito que seria importante a presença das mulheres na política, até porque elas não teriam tanta voracidade quanto os homens em relação a dinheiro. E ajudariam a combater a corrupção. No Brasil e em Rondônia, especialmente, essa máxima não vale. O mulherio também anda pisando na bola...

PERGUNTINHA
Será que o STF vai lavar as mãos e não apoiar a validade da Lei Ficha Limpa para as eleições municipais deste ano?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires




Nenhum comentário:

Postar um comentário