sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA

CAMPEÕES DE IMPOSTOS, OS BRASILEIROS
TÊM DEPENDENTES DEMAIS PARA DECLARAR
O diretor da Uniron, Alexandre Porto, descobriu na net: com um pouco de humor e muita ironia, circula uma declaração anual de rendimentos de pessoa física. Dá o que pensar. Na relação oficial de dependentes, por exemplo: governo federal (IR, CPMF,etc...); governo estadual (IPVA,ICMS, etc...); INSS e ainda contribuição anual profissional para o sindicato a que pertence a “vítima”. Mas tem mais: contas de energia e água; taxa do lixo, esgoto (mesmo que não exista); conta de gás; Telefonia móvel e celular; Plano de Saúde, porque se depender do sistema oficial, passará a ser ex contribuinte; taxas do Contran e Detrans; estacionamento; pedágios em estradas federais. Terminou? Claro que não. Taxa de uso dos terminais rodoviários e de aeroportos; de manutenção de contas correntes nos bancos; pagamento obrigatório a flanelinhas que infestam as ruas; carteiro, lixeiro, varredor de rua, porteiro do prédio, e entregadores com presentinhos. E depois vem o melhor na declaração de dependentes do cidadão brasileiro: mais 553 deputados federais e 81 senadores, além dos seus assessores e toda a “tchurma”. Mas também têm que colocar na relação prefeitos, deputados estaduais, vereadores. Para piorar, o contribuinte ainda coloca como seus dependentes, todos os presidiários do país, por conta do Auxílio Reclusão, que ele paga para manter os que o assaltam, matam seus familiares e amigos.
Claro que isso tudo faz parte do exagero que humor e ironia proporcionam. Mas é apenas uma pequena lista de impostos, contribuições, taxas e outros tributos que o assalariado brasileiro têm que desembolsar. A partir dessa relação de compromissos financeiros, todos dependendo dos tributos pagos, é que começa a se compreender porque precisamos trabalhar quatro meses por ano só para pagar nossos impostos. E isso que a relação acima está bem sintetizada. Tem mais, muito mais. Não há, portanto, o que comemorar por sermos os campeões mundiais em impostos. Porque quem paga tudo isso não acha graça nenhuma.

PODER E ESCRITA
Confúcio governa e escreve. Está dando uma guinada em sua administração, com a troca de importantes nomes no primeiro escalão. E, ao mesmo tempo, não deixa de fazer seus comentários e expor suas ideias e teorias no blog que assina. Tem seguidores fieis tanto no poder como na condição de escriba. A cada dia, um comentário diferente no blog. E, de vez em quando, recados aos assessores e até avisos prévios. Vale a pena conferir diariamente o que pensa Confúcio Moura.

MORDE E ASSOPRA
Um comentário de o governador, em seu blog, propiciou que a imprensa considerasse que ele estava praticamente demitindo seu secretário de Esportes, o Chicão do PC do B. Confúcio apressou-se a negar. O engraçado é que em alguns sites, já começavam a ser apresentados até nomes dos supostos futuros secretários da Secel. Chicão ficou preocupado, mas o governador lhe deu apoio. Depois, é claro, da pequena crítica pública.

VAI DE NOVO!
Em Ouro Preto, cidade importante do Estado, Alex Testoni foi convencido pela família e partidários a disputar a reeleição. A princípio, não queria. Mas acabou fazendo uma administração muito positiva, com grandes avanços para sua cidade, que acabou topando o desafio. Apesar de saber que terá adversários fortes pela frente, é ele, o atual prefeito de Ouro Preto, que sai bem à frente na corrida em 2012.

(QUASE) TUDO IGUAL
Há 53 dias atrás, ocorria a Operação Termópilas em Rondônia. Balançou as estruturas da política local, acabou com sonhos de vários políticos e tirou do poder Valter Araújo, até então uma das lideranças mais promissoras do Estado. Mas, por enquanto, muito pouco mais que isso. Na ALE, todos os envolvidos e denunciados continuam onde estão. A única novidade será a primeira audiência para se ouvir os denunciados. Aberta ao público.

OH, DÚVIDA CRUEL!
José Hermínio quer continuar sendo só presidente da Assembleia ou está em seus planos disputar a Prefeitura de Porto Velho? Para o primeiro caso, a resposta tende a ser positiva. Se oficializado no comando da Casa e ainda mais por quatro anos – como diz até agora o Regimento Interno – Hermínio não vai entrar na briga municipal. Mas, se der alguma zebra, ele estará fardado para entrar em campo. Como oposição ao seu ex-companheiro Roberto Sobrinho e ao PT, seu partido por longos anos.

COMEÇOU...
Era bom demais para ser verdade! Nos primeiros dez dias de janeiro, a polícia não tinha registrado nenhum homicídio na Capital. Em um dia, foram dois. Já no trânsito, sem novidade alguma. Diariamente, alguém morre na BR 364 ou dentro das cidades. Nossas rodovias, avenidas e ruas se transformaram numa máquina de moer carne humana. As estatísticas deste início de 2012 já são de assustar.

REZA BRAVA
O Detran de Rondônia está passando por uma grande onda de azar ou há mesmo uma sucessão de incompetências no atendimento ao público. Além de continuar cobrando taxas já proibidas em lei estadual, o órgão ficou sem energia esta semana, por causa da explosão de um transformador. Isolou o interior e não tinha como atender corretamente. Quem sabe uma benzedura ou sal grosso não amenizam a crise no órgão?

PERGUNTINHA
Quando as autoridades rondonienses vão se mexer para impedir que a Funai transforme nossas cidades em aldeias indígenas?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário