domingo, 15 de janeiro de 2012

Dicas de Pilotagem e Segurança - Conheça alguns dos procedimentos de segurança em caso de acidente.

ATENÇÃO VOCÊ NÃO É PARAMÉDICO! Já se viu envolvido num cenário de acidente? Já foi vítima ou já socorreu vítimas de acidentes? Certo é que eles acontecem sem pré-aviso. E quando nos vemos envolvidos, muitas vezes, não sabemos o que fazer. Já há alguns anos, houve uma Conferência sobre Segurança no Motociclismo nos Estados Unidos. Um instrutor, de nome Slider Gilmore, fez uma comunicação acerca das atitudes a tomar perante uma cena de acidente. De seguida, pode conhecer as medidas recomendadas por Slider Gilmore.
“Golden Hour” – Nos E.U.A. é este o termo utilizado pelos técnicos de emergência para descrever a primeira hora após um acidente. Significa “Hora Dourada”. Ou seja, uma vítima de acidente tem mais hipóteses de sobrevivência se estiverem na cirurgia no espaço de uma hora após ocorrer o acidente. Quem deve tratar de tudo são os técnicos de emergência médica, mas existem cuidados básicos que qualquer um pode ter até eles chegarem.

1. Mantenha a calma… Pense!

Em caso de acidente a adrenalina dispara. Mas o mais importante, aliás fundamental, é que alguém consiga manter a calma. Se vir um acidente, pare e respire fundo. vai ajudá-lo a manter a calma. A imagem de alguém demasiado nervoso ou histérico não ajuda ninguém.

2. Estabeleça comunicação com a vítima e tente acalmá-la (se possível)

Depois de sofrer um acidente, qualquer ser humano estará confuso e com medo. Provavelmente não se deram conta de como tudo aconteceu. Muitas vezes a única coisa em que pensam é no estado da moto. É importante reconfortar a vítima e tentar fazer com que não se mexa ou tente alcançar a moto. Diga algo do gênero: ” Você teve um acidente de moto. É importante que não tente mexer-se. O meu nome é José (p.e.) e a ambulância está a caminho.”
Cuidado com o que diz perto da vítima, mesmo que esteja inconsciente. A audição funciona num estado de inconsciência e se algo de alarmante for dito, a vítima poderá registrar e só lhe fará mal. Tente transparecer calma para reduzir o pânico de todos os presentes, domine a situação em volta, para que estabeleça um ordem.

3. Fatores de segurança

Em cenários de acidente muitas coisas podem acontecer ao mesmo tempo. Mantenha a segurança em mente.
Trânsito – Se estiver alguém disponível peça a duas pessoas que se mantenham nas extremidades do local a indicar o caminho aos que passam. Especialmente se o acidente ocorrer perto de uma curva, pois os condutores de outros veículos podem não ter tempo de parar depois de ver os obstáculos.
Materiais Perigosos ( óleos, combustíveis, etc.) – As pessoas e os veículos podem escorregar nestes materiais. Imagine-se se os técnicos escorregam enquanto transportam a vítima… só iria piorar a situação! Como será difícil limpar o local, convém assinalar onde está.
Cabos de alta-tensão – Se os cabos estão à volta ou perto da vítima, a equipe de salvamento poderá não conseguir chegar à vítima até que sejam desativados. É importante contatar a empresa local, para que a mesma os desative. Se esse contato só for feito após a ambulância chegar, desperdiça-se tempo precioso da “Hora Dourada”.
Fogo- As pessoas tendem a fumar mais quando está sob stress. Peça às pessoas que não fumem ou que se afastem dos materiais inflamáveis e das motos.

4. A pessoa com melhores conhecimentos de primeiros socorros deve atender a vítima]

Assumindo que a vítima está no chão, a pessoa deve sentar-se atrás da cabeça e estabilizá-la, de modo a evitar movimentos desnecessários (segurar a cabeça, p.e.). Assuma que a vítima poderá ter traumatismos a nível da cabeça ou da coluna vertebral e que qualquer movimento poderá causar a paralisia. Essa pessoa deve verificar constantemente o seguinte:

Urgência – Tente verificar a gravidade dos ferimentos

Vias Respiratórias – Tem gravilha no capacete ou algo na garganta a impedir a entrada do ar? Tente desbloquear imediatamente sem retirar o capacete.

Respiração – A vítima respira? Determine pela audição, observe o peito, etc.

Imobilização da Espinha Cervical – Segure a cabeça da vítima. Se a vítima estiver consciente peça que fale sem mexer a cabeça. Assuma sempre que pde haver uma lesão da cabeça ou da coluna cervical.

5. As 3 perguntas

Pergunte as seguintes questões à vítima e registre as respostas:
- Como se chama?
- Onde está?
- Em que dia da semana estamos?

6. Se a respiração está normal NÃO TENTE RETIRAR O CAPACETE !!!

7. Chame a ambulância

Se não poder fazê-lo, peça a alguém que vá a uma casa ou café mais perto para chamar a ambulância…

8. O que deverá dizer ao despachante do serviço de emergência:

1º Houve um acidente de moto
2º É necessária uma ambulância
3º O número de feridos e a gravidade dos ferimentos. Podem ser necessárias mais ambulâncias conforme o número de feridos e a gravidade dos ferimentos
4º A localização do acidente
5º A pessoa que telefona deve ser a última a desligar. Poderá ter que dar mais algumas informações.
6º Atenha-se somente ao ocorrido e responda prontamente todas as perguntas

9. registre informações pessoais da vítima (se estiver consciente, pois pode desmaiar)

- Nome completo
- Parente mais próximo ( e o contacto)
- Idade e data de nascimento
- Médico de família
- Alergias
- Se toma algum medicamento ou se é toxicodependente
- Última refeição e há quanto tempo a tomou
- Se se recorda como ocorreu o acidente

10. Verifique o pulso a cada 5 minutos

Além de verificar o pulso também deve verificar o ritmo da respiração: se é rápida, com dificuldade, um ruído. Pode ser útil aos paramédicos.

11 - Esteja atento aos sinais de choque

Se verificar os seguintes sinais, a vítima pode estar a entrar em choque:
- Incapacidade de responder às 3 questões corretamente;
- Pele pálida e fria
- Se pressionar a pele com o polegar até ficar branca, ela deverá ficar novamente rosada após 2 segundos. Se levar mais tempo, não é bom sinal.
- Ao pressionar o pulso não sente as batidas do coração, mas ainda consegue senti-las no pescoço.

Não há muito a fazer depois da vítima entrar em choque, mas ainda assim pode:

- Desapertar a roupa apertada
- Manter a vítima quente (mas não demasiado)
- Controlar as hemorragias (quando existirem)
- Imobilizar as fraturas – alivia a dor e diminui as hemorragias)

12 - A ambulância

Quando chegarem os paramédicos informe as circunstâncias do acidente, todas as medidas que tomou e todas as informações que registrou. Não oculte nada. Os paramédicos não são agentes da lei e esconder qualquer informação (como consumo de droga ou álcool) só iria prejudicar a vítima.

Se a respiração está normal NÃO TENTE RETIRAR O CAPACETE !!!

Se necessário e se estiver seguro das condições físicas do motociclista, este é o método recomendado pelo Colégio Americano de Cirurgiões Ortopédicos. Requer duas pessoas.
Primeiro devem retirar a viseira e a correia do queixo. Uma pessoa deve estar ao lado da cabeça da vítima e a outra deve estar por trás a estabilizar a cabeça para evitar o excesso de movimento.
A pessoa que está ao lado deve colocar uma mão atrás da cabeça da vítima para apoiar a base do crânio (não o capacete). E coloca a outra mão no queixo (e não no capacete). Essa pessoa esta a dar apoio à cabeça, logo deve segurar bem ainda que tentando não machucar. Deve manter os braços rígidos para que, quando a outra pessoa retirar o capacete, a cabeça não caia.
A pessoa que está atrás da cabeça da vítima , deve puxar lentamente o capacete para trás e para fora da cabeça. Deve ter cuidado com o nariz e com as orelhas da vítima.
Devem colocar de imediato um casaco debaixo da cabeça da vítima. Se a pessoa que segura a cabeça deixar de o fazer, a cabeça pode cair alguns 4 cms o que não seria bom. Se possível seria bom que fosse uma terceira pessoa a colocar o casaco assim que o capacete for retirado. A pessoa que está atrás da cabeça deve segurar novamente a cabeça para imobilizar a coluna cervical.
Voltamos a relembrar que o capacete só deve ser retirado em último caso!!!
Observação importante é, caso não tenha segurança em fazer a retirada do capacete, e outros vão tentar, pelo menos você saberá como faze-lo corretamente.
Em Situações de acidente, sempre aparecem pessoas querendo ajudar, e os que dizem saber de tudo, e cometem erros, neste caso, pelo menos você evitará que façam um procedimento inadequado.
 Fonte: Material enviado por nosso colaborador: Ailton Cesar - Instrutor do Curso de Pilotagem Honda - Recife. Texto original retirado da revista Motoesporte.








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