domingo, 15 de janeiro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA

HÁ EXPLICAÇÕES MUITO CLARAS SOBRE OS
REAIS INTERESSES ESTRANGEIROS POR AQUI
Porque tantos olhos e bolsos ávidos do mundo todo se voltam para o Brasil e principalmente para a Amazônia? Porque não existem ONGs para ajudar os pobres do Nordeste, mas há dezenas de milhares delas, comandadas por gente que não fala português, aqui, na nossa região? As explicações são claras. Querem nossas riquezas. Como por exemplo, o nióbio, precioso, que serve para liga de espaçonaves a computadores. Temos 98% da produção mundial. Um pouquinho em Rondônia. Nosso país anunciou exportação anual de 70 mil toneladas desta riqueza que só nós temos. O problema é que o mundo consumiu, em 2010, uma média de 580 mil toneladas. Como meio milhão de toneladas de um metal precioso saiu do nosso país sem ser registrado? Deu pra entender? Vendemos o nióbio a menos de 3 mil reais a tonelada. Mas os ingleses (e são eles, incrível, que fixam o preço internacional), determinam que cada tonelada vale nada menos do que 33 mil libras, ou mais ou menos 25 vezes mais do que o Brasil cobra oficialmente por sua riqueza. Então, deu pra pensar e compreender mais um pouco porque tanto interesse estrangeiro por Rondônia, pela Amazônia e pelo Brasil?
Nossos índios cinta-larga vivem na miséria, mesmo estando em cima, na Reserva Roosevelt, da maior mina de diamantes do mundo. Nem eles, nem nós, nem nosso país, podemos usufruir dessa enorme riqueza. Mas nossos diamantes circulam pelo mundo todo, levados por contrabandistas. A quem interessa que não possamos garimpar nossos ricos diamantes? Temos, na Foz do rio Madeira, a maior mina de cloreto de potássio do mundo, uma das bases para a fabricação de adubos. E nós, brasileiros, importamos 70% do nosso adubo. Porque não usamos a enormidade de mineral disponível aqui mesmo, perto de nós? Porque não interessa aos concorrentes internacionais. E porque a mina descoberta é de concessão de uma empresa americana. Enfim, deu pra entender ou você ainda tem dúvida sobre os reais interesses internacionais pela nossa terra?

VER DE PERTO
A semana começa com um evento inédito. Convocados pela Justiça, os cidadãos de Porto Velho podem acompanhar nesta segunda-feira, no Tribunal de Justiça de Rondônia, depoimentos os envolvidos na quadrilha desbaratada pela Operação Termópilas. Com exceção, é claro, de Valter Araújo, que continua foragido. Vários outros vão depor e a comunidade vai poder acompanhar tudo, ao vivo, no local dos depoimentos. O desembargador Sansão Saldanha, nosso herói contra a corrupção, comanda a sessão. Imperdível.

KATRINA NAS ESCOLAS
“Um tremor de terra moral, um furacão Katrina da ineficiência, um tsunami sobre jovens, uma desmoronamento de nossas encostas educacionais, pelo vendaval da ineficiência”. Comentário do governador Confúcio Moura sobre a crise no ensino médio do Estado e do Brasil. Em Rondônia, mais de 68% dos alunos entre 15 e 17 anos, desistem de estudar. Confúcio está indignado e garante que seu governo vai mudar esse triste quadro.

SEM PARCERIA
Pululam nas redes sociais textos de apoio a uma eventual candidatura do apresentador de TV Dalton di Franco à Prefeitura de Porto Velho. Em eleições passadas, Dalton também ensaiou entrar na disputa, mas na Hora H caiu fora. Ele é popular e pode ter voto. Seu maior problema é o partido, o PDT, que vive em isolamento político em Rondônia. Se conseguisse alianças, o que parece impossível, o homem da TV até que poderia sonhar mais alto.

TEM SOLUÇÃO?
Enquanto centenas de viciados em crack perambulavam pela Cracolândia, em São Paulo, a comunidade exigia providências. O poder público tentava encontrar uma solução e os demais poderes de calavam. Agora que foi feita uma verdadeira limpeza na área, surgem várias vozes condenando a forma como o governo paulista agiu. Mas, afinal, o certo é deixar aquela gente qual zumbis ameaçando, roubando, assustando as pessoas ou tirá-las de lá? A discussão ainda vai longe.

OPORTUNISTAS
Estranhíssimo é que há oportunistas para tudo. Depois do que as autoridades fizeram na Cracolândia, apareceram discursos enfurecidos, até de membros do Ministério Público e do Judiciário, defendendo os direitos humanos e o direito de ir e vir dos viciados. Mas e os direitos dos outros cidadãos, que querem trabalhar, não são viciados e vivem sob o medo naquela região da capital paulista? Ah, direitos dessa maioria não valem nada!

VOLTA À SESAU
A diretora administrativa e financeira da Secretaria da Saúde, Carla Martins Ribeiro Mangabeira, afastada da função em decorrência das investigações da Operação Termópilas, voltou ao cargo. Autorizada pela Justiça, que considerou que ela não tem mais como prejudicar as investigações. Não seria melhor que a servidora voltasse com a certeza de que nada tinha a ver com as maracutaias que levaram um momento de gente à prisão e vários deputados a serem denunciados?

PELOS ANIMAIS
Na próxima semana, dia 22, um domingo, haverá manifestação em defesa dos animais. A iniciativa, chamada “Crueldade Nunca Mais”, pretende reunir muita gente em defesa dos bichos. Será a partir das quatro da tarde, no Espaço Alternativo. Espera-se muita gente, já que nas manifestações em defesa da vida humana, só aparecem alguns gatos pingados, com o perdão do trocadilho.

PERGUNTINHA
Faltando dois anos e meio para a Copa do Mundo, teremos time para disputar o título em casa, em 2014?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário