sábado, 28 de janeiro de 2012

Perspectiva de alta do preço da gasolina

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, em sua ata da última reunião, divulgada ontem, manteve a projeção de variação dos preços da gasolina. O Comitê continua projetando um aumento de 0% para este ano.
 A projeção para o reajuste no preço do gás de botijão em 2012 também foi mandtida, repetindo a estimativa da reunião de novembro, de 0%. Com relação às tarifas de telefonia fixa e eletricidade, ambas para o acumulado de 2012, na reunião da última semana, foi  estimada variação de 1.5% e 2,2%, respectivamente, ante um acréscimo de 0% e 4,5%, nesta ordem , estimado na reunião anterior.

Preços  administrados
Houve alteração na projeção de reajuste para o conjunto de preços administrados para o acumulado de 2012, passando para 4% nesta última reunião.
A previsão de reajustes do conjnto dos preços administrados por contrato e monitorados para o acumulado de 2013, por outro lado, acalerou, alcançando 4,6%, ante os 4,5% considerados na reunião anterior.
A projeção considera, entre outros fatores, componentes sazonais, variações cambiais, inflação de preços livres e inflação medida pelo IGP (Índice Geral de Preços).

Copom
O Copom foi criado em junho de 1996, com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa básica de juro. Até o final de 2005, as reuniões do colegiado aconteciam com frequência mensal, mas, a partir de 2006, passaram a ocorrer aproximadamente a cada 45 dias, totoalizando oito reuniões ao ano.
O modelo adotado no Brasil é similar ao do Federal Reserve, o banco central norte-americano, que tem no FOMC (Federal Open Market Committee) a centralização das decisões de política monetária, trazendo mais transparência ao processo decisório.
De acordo com o Banco Central, os objetivos do Copom são "implementar a política monetária, definir a meta da taxa Selic e seu eventual viés, e analisar o Relatório de Inflação". Vale lembrar que a taxa de juro fixada na reunião do colegiado é a meta para a Selic, que vigora no período até a próxima reunião do comitê.
Fonte: Agências de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário