Geralmente um livro não trata de apenas um assunto em todo o seu desenvolvimento. Identifique os principais temas e subtemas
Ler uma obra literária é um desafio. Mesmo para os amantes da literatura, pode ser muito complicado entender o que o autor quis dizer com determinado livro. Contudo, também pode ser uma tarefa muito agradável. Se você tiver os truques certos durante a leitura, poderá desfrutar de grandes obras sem terminar com um ponto de interrogação em sua cabeça. Confira 10 dicas que podem ajudar você.
- Não se sobrecarregue - Você precisa se aproximar do texto com curiosidade e expectativas racionais. O importante não é entender cada palavra. Embora seja importante conhecer o significado das palavras, a leitura vai muito além do vocabulário. Existe todo um contexto a ser entendido.
- Procure uma edição com boa introdução - Encontrar um edição com uma introdução explicativa pode ser muito útil para ajudar você a compreender tudo o que o livro explicará a seguir. Editoras que produzem conteúdo didático podem ser úteis nesses casos, pois fornecem explicações sobre o contexto histórico, os principais pontos da obra, a vida do autor, a estrutura do texto e muitos outros detalhes.
- Não interrompa a leitura para procurar palavras no dicionário -Algumas palavras são fundamentais para o entendimento de uma frase ou parágrafo, essas você deve buscar assim que perceber sua necessidade. Entretanto, outras palavras podem ser entendidas com o contexto. Parar o tempo inteiro vai atrapalhar a sua linha de raciocínio.
- Faça anotações - Tomar notas sobre as suas observações e impressões ao longo do texto pode ser muito útil, especialmente se é uma narrativa muito enredada ou se existem muitos personagens. Aponte as coisas que mais chamam a sua atenção e ao fim de cada capítulo tente resumir brevemente o que entendeu.
- Identifique os temas - Geralmente um livro não trata de apenas um assunto em todo o seu desenvolvimento. Identifique os principais temas e subtemas que estão sendo discutidos e procure comparar com outras obras semelhantes.
- Analise personagens e narrador - Quem é o protagonista da história? Existem padrões? O que você sabe sobre os personagens? As vezes o autor dedica muito tempo a descrevê-los, mas, em outros casos, eles apenas aparecem e seus detalhes vão sendo construídos ao longo da história. Preocupe-se também em identificar quem é o narrador. Possivelmente ele é um dos personagens, mas também pode ser uma voz onipresente.
- Fique atento ao modelo de narração - Perceba se a narração é linear, se ela conta os acontecimentos em ordem cronológica ou se as coisas acontecem sem aviso. Em muitos clássicos a história é circular e acaba no mesmo ponto em que começa. Observar todos esses detalhes vai ajudar você a acompanhar a leitura com mais facilidade.
- Verifique o estilo de linguagem - Perceba se o estilo de linguagem é formal ou coloquial, se existe alguma conexão entre o argumento do texto e o estilo. Anote, por exemplo, se existe muita descrição ou uso de metáforas, se o diálogo predomina no texto, etc.
- Considere o contexto histórico - A literatura se produz por si mesma, portanto, é importante que você considere o que acontecia na época em que o livro foi escrito. leve em conta a situação política, econômica e social em que o livro foi escrito, assim como os movimentos culturais vigentes na época.
- Compare o texto com obras do mesmo autor - Dessa maneira você conseguira observar se ocorreu alguma evolução do autor. Além disso, também é uma boa ideia comparar o texto com outras produções da mesma época, para identificar se ela se enquadra em alguma geração ou movimento literário.
Fonte: Universia Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário