domingo, 17 de março de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA


NÃO É SONHO! A CONTA DE ENERGIA BAIXOU MESMO.
Reclamações não faltam. Pelos aumentos abusivos das contas. Pelo mau atendimento ao consumidor. Pela constante falta de energia. Há motivos de sobra para criticar a Ceron, hoje Eletrobras Rondônia. Todas as críticas, aliás, das mais justas, em função dos maus serviços. Mas, de vez em quando, aparece alguma boa nova, que seria injusto não registrar. Foi o que aconteceu com milhares de consumidores, que receberam na semana passada suas contas de energia referentes ao mês de fevereiro. Ao contrário de outros meses, a nova conta veio com preços menores, em relação ao consumo anterior. Houve uma média de 18% de diminuição nos valores pagos. Mas, para surpresa de muita gente, houve quem pagasse até 30% a menos do que estava habituado a desembolsar para sua conta de energia. No bairro São João Bosco, área nobre da Capital, vários moradores receberam suas contas com mais de 20% de desconto. No centro da cidade também. Nos bairros mais distantes, a diferença para menos  - sempre considerando apenas a conta do mês anterior – chegou a até 18%, no geral, mas houve casos em que a queda chegou a perto de 25%. 

A partir de agora, o percentual para todos deve ficar na faixa de 18% de desconto, sobre a conta de fevereiro. Embora os preços ainda sejam abusivos, não se pode ignorar que, depois de um longo e tenebroso período só de aumentos, o consumidor tenha tido o prazer de ver uma das suas despesas mais importantes cair de preço. A decisão de desonerar as contas de energia partiu do governo da presidente Dilma Rousseff e foi um presente para o brasileiro, que já paga os maiores impostos do mundo para receber em troca serviços de quinta categoria. É pouco? Claro que é. Mas já é alguma coisa. Pior seria se, apesar dos péssimos serviços, a Eletrobras ainda aumentasse nossas contas.
 
PREFEITO
Valdo Alves, pessoa de confiança do governador Confúcio Moura, já assumiu várias missões e deu conta de todas elas com grande competência. Agora, já enfrenta mais um desafio. Vai ser o administrador, uma espécie de “prefeito” de uma mini cidade, o Palácio Rio Madeira, o novo centro político e administrativo do Estado. Dois mil dos sete mil servidores já estão nos prédios e os outros cinco mil vão chegando aos poucos. Valdo planejou todo o funcionamento da estrutura, que representará, num primeiro momento, economia de 60 milhões de reais por ano aos cofres públicos.

AGORA SIM!
Depois de ter feito um conserto meio boca na área embaixo do viaduto – no lado de quem vem da avenida Jatuarana para o centro da cidade – a Prefeitura decidiu, enfim, fazer um serviço de qualidade. Nesta semana, aproveitando um dia sem chuva, o setor de obras realizou o trabalho, revolvendo o terreno esburacado, colocando terra nova, cobrindo com asfalto e refazendo tudo dentro do que se imagina que uma obra de qualidade deva ser feita. A partir de agora, finalmente, pelo menos esse problema está resolvido na área dos problemáticos viadutos.

CRÍTICAS E IRONIA
Depois que o PT, dona Dilma e Lula anteciparam a campanha eleitoral para a Presidência, finalmente a pífia oposição decidir reagir. E através do provável candidato tucano, Aécio Neves. Ele acusou o governo federal de “levar à bancarrota patrimônios públicos como a Petrobras". Disse também que o Palácio do Planalto "tirou os olhos de 2013 e focou 2014". Aécio ainda foi irônico nos seus ataques: "governo que acha que pode acabar com a pobreza por decreto merece ser enfrentado e combatido", criticou. Ou seja, estamos assistindo, 18 meses antes, a disputa pela Presidência.

IMBECILIDADE
Um imbecil, daqueles que não têm nada que preste pra fazer, andava apontando um raio laser para aeronaves. Poderia ter causado um acidente grave, já que o laser pode causar problemas aos pilotos, inclusive lesões permanentes nos olhos. Além, é claro, de colocar em risco aviões de todos os portes. Localizado pelo pessoal da Base Aérea de Porto Velho, foi pego com a mão na massa, quer dizer, no laser e está na cadeia. Pena que não tem pena maior para burrice, porque se tivesse, esse anormal ficaria muito tempo atrás das grades.

LONGE DA TRAGÉDIA
Mais de 270 casas de shows no Estado tentam se adequar às exigências legais e de segurança, para impedir que, por aqui, se repita a tragédia que matou 241 jovens, em Santa Maria.  Há claramente uma preocupação para mudar a visão das coisas e ter respeito às normas de segurança. Além da falta de equipamentos, há superlotação e desrespeito às normas mínimas que, em situação de crise, pode causar muitas mortes. Os empresários estão querendo se adequar, os bombeiros exigem e o Ministério Público fiscaliza. Enfim, espera-se que por aqui, o horror de Santa Maria fique apenas como um evento 
distante.

PAÍS DE BOÇAIS
Repercutiu em todo o país, pelo absurdo, pela total falta de respeito ao direito das mulheres, concurso público para a polícia baiana, que exige que as candidatas comprovem serem virgens. Os boçais que inventaram uma coisa dessas, devem se achar uns gênios. E seu chefe, o governador do Estado, não ficou nem rubro de vergonha por uma palhaçada dessas. O edital da Polícia Civil, exige a comprovação de virgindade para candidatas a delegada, escrivã e investigadora. É lamentável que nenhum dos imbecis que inventaram essa asneira tenham sido foi demitidos do serviço público.

PERGUNTINHA
Em uma semana, dois matadores de mulheres foram condenados a penas pesadas. Será que estamos começando a nos tornar um país decente?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário