segunda-feira, 18 de março de 2013

CÂMARA DISCUTE PROJETO QUE PREVÊ TOQUE DE RECOLHER PARA MENORES DE 18 ANOS

Menores de idade sem os país teriam permanência em locais públicos proibidas após as 22h

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4590/12, do deputado Roberto de Lucena (PV-SP), que restringe a permanência de crianças e adolescentes em bares, restaurantes, lanchonetes ou qualquer local púlico após as 22h.

A proposta, que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (lei 8.069/90), encarrega o Juiz da Vara da Infância e da Juventude de, justificadamente, restringir essa permanência caso a criança ou o adolescente esteja desacompanhado dos pais ou responsáveis. Lucena lembra que vários municípios já adotaram a medida.

Na avaliação do deputado, o direito à liberdade, conferido a criança e adolescentes pelo próprio estatuto, não pode ser confundido com o "perdimento" da infância e da adolescência.  --Não se pode falar em ferir direitos dos jovens quando um bem maior deve ser preservado: a sua dignidade, a sua segurança e o seu bem-estar.

O parlamentar acrescenta que pessoas com menos de 18 anos têm sido empregadas por adultos para o cometimento de vários crimes.  -- Crianças e adolescentes nas ruas após as 22h, desacompanhados dos pais ou responsáveis, é algo que atenta contra a proteção que a Constituição Federal garante a eles.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Cidadania (inclusive no mérito), em caráter conclusivo.
Fonte: R-7

Nenhum comentário:

Postar um comentário