sábado, 23 de março de 2013

PRODÍGIOS DA MEDICINA - Acupuntura: Técnica milenar que alivia e cura

Problemas como insônia, depressão, dores de cabeça, asma, alergia e gastrite obtém êxito com o tratamento

As tradicionais técnicas médicas orientais possuem um método já conhecido por muitos: um conjunto de práticas terapêuticas capazes de curar, sem o uso de medicamentos. Trata-se da acupuntura, método que ganha cada vez mais adeptos que buscam tratamentos alternativos para curar ou aliviar diversos problemas.

Criada a mais de dois amil anos, a técnica consiste na estimulação de locais anatômicos da pele, chamados pontos de acupuntura. Diferentes abordagens para o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças são realizadas, entretanto o procedimento mais adotado no mundo atualmente é a penetração da pele por agulhas metálicas muito finas e sólidas, manipuladas ou por meio de estímulos elétricos.

De acordo com a tradição chinesa, a técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo, chamados na acupuntura de meridianos, de acordo com equilíbrio de yin e yang. A medicina ocidental e moderna, contudo, sugere que o método estimule a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos em todo o corpo, promovendo equilíbrio do organismo. Sendo assim, está muito associada a transtornos orgânicos resultantes de tensões emocionais como o estresse.

Em Vilhena, profissionais praticam a técnica obtendo ênfase nos tratamentos realizados. Na Clínica AcquaMed, a Fisioterapeuta e Acupunturista Drª Márcia Paiano Aranda realiza o procedimento e garante que , os resultados são benéficos e eficazes contra diversos problemas. "Os tratamentos mais procurados através da acupuntura são os relativos à doenças ortopédicas (dores nas costas), insônia, depressão/síndrome do pânico, estresse, ansiedade e cefaleia, todos esses obtendo resultados positivos e muitas vezes a cura. Outros problemas também são tratados, porém com menos frequência, tais como alergia, asma, gastrite, síndrome do intestino irritado, entre outras, mas todas com resultados excelentes, que garantem a satisfação dos pacientes", explicou.

Quanto ao diagnóstico, o acupunturista realiza alguns questionamentos e analisa as manifestações físicas do paciente, como a pulsação, a respiração, cor e aspecto da pele e da língua. Depois disso, dá-se início ao tratamento, que segundo a Drª Márcia, apesar de serem utilizadas agulhas, é praticamente indolor, seguro e garante resultados satisfatórios em poucas sessões. "Este é um método comprovado cientificamente e, se utilizado em pontos adequados, liberam substâncias que provocam analgesia, com efeitos anti-inflamatório  e relaxante", disse.
Fonte: Alice Feres - Jornal Correio de Notícias 

Um comentário:

cacilda hora disse...

estou achando ótimo esse tratamento, pois o que a medicina comum não resolveu em dez anos, estou bem melhor em dez dia com o acupunturista Antonio aqui em Porto Velho!

Postar um comentário