terça-feira, 26 de março de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA


NÓS POTENCIALIZAMOS O DIREITO À INCOMPETÊNCIA
A falta de visão, de investimento, pura demagogia, corrupção desenfreada, obras que nunca saem do papel não são características exclusivas do Brasil. Mas, sem dúvida,nós aprimoramos ao extremo essa falta de vergonha na cara para com a população que trabalha, paga pesados impostos e pouco tem em troca.  Somos mestres nesse quesito. Potencializamos o direito à incompetência. Só um exemplo: nosso país, graças à força de trabalho do seu povo; ao agronegócio que explode em crescimento, mesmo com muita gente inclusive dentro do governo trabalhando contra, está colhendo a maior safra de grãos da sua história. Quase 180 milhões de toneladas. A multidão que trabalha na terra, aqueles que suam e que fazem esse país se tornar grande, fizeram a sua parte. Há muito tempo se sabia que o Brasil poderia estar na liderança mundial da produção de grãos. Só que os governos (não só o atual, mas os últimos das últimas décadas) discursaram muito e fizeram pouco. Não temos estradas para escoar toda a produção. Não temos sequer caminhões suficientes. Nossos portos são uma vergonha para nós e para o mundo. Enquanto em porto de país como os Estados Unidos demora entre três e cinco dias para carregar um navio, em portos brasileiros esse tempo pode chegar (pasmem!) até 45 dias...
E o que isso tudo tem a ver com Rondônia? Tem muito. Tem demais. Primeiro, porque nossa produção de soja é um enorme sucesso, apesar dos agrodoidos, defensores dos interesses estrangeiros, esbravejarem contra isso. Depois, porque estamos muito perto de  rodovias de qualidade, não no nosso território, é claro, mas no Peru, onde poderíamos, por um décimo do custo, levar nossa produção via Pacífico para o mundo.  Não estaríamos, então, num outro nível em relação à entrega da nossa produção ao mundo?
 UM GRANDE POVO -Dentro do tema: claro que continuaremos vendo filas de 70 quilômetros de caminhões sem poder descarregar, em portos superados, mantidos dentro de um sistema de República Sindicalista, onde nossas exportações ficam em terceiríssimo plano. O que interessa mesmo é o poder dos sindicatos e dos políticos que os mantém e são mantidos por eles. Nossa rica produção corre o risco de apodrecer, sem poder chegar aos seus mercados. Nós, brasileiros, somos um grande povo. Pena essa gente que escolhemos para nos representar...
DIA DURO NA ALE! - Nesta terça, olhos e ouvidos voltados para a Assembleia.  O presidente Hermínio Coelho vai voltar a bater forte na Procuradoria Geral do Estado, inclusive pedindo uma fiscalização externa. E o deputado Maurão de Carvalho quer colocar a secretária de Educação, Isabel Luz, contra a parede. Mas que não se pense que ela estará sozinha. Há deputados da base aliada, como Zequinha Araújo, que prometem partir para o confronto, em defesa da titular da Seduc. Emoção não vai faltar hoje, lá na ALE!
VIDAS PERDIDAS - O mesmo drama sempre repetido! Outra vez, um jovem, pouco mais que um garoto, foi mais uma vítima fatal no trânsito de Porto Velho. Como tantos e tantos da sua faixa etária, ignorou que a mistura álcool e direção é meio caminho para a tragédia. Deixou seus familiares e dezenas de amigos desesperados. Mais uma vida jovem perdida. Centenas de brasileiros entre os 14 e 30 anos morrem todos os dias,  com incidência maior de sexta a domingo, quando as festas regadas  à bebida preparam a mortalha dessa gente, que tinha tanto a dar à sua família, aos que o cercavam, ao seu país. Lamentável!
AUMENTO ABSURDO - A máquina de fazer dinheiro que é o Detran (não só o de Rondônia, mas de todo o país), tira cada vez mais grana do bolso do contribuinte e deixa muito a desejar em termos de serviços prestados. Na Capital os problemas são graves. Imagine-se no interior rondoniense, onde as deficiências são piores e há muitos anos. Mas, a contrapartida das taxas, ah!, essas são rápidas e funcionam muito bem, para encher os cofres do departamento. Desde ontem, todas elas tiveram um aumento de 25%. Alguém aí pode explicar para os pobres caras pálidas porque esse reajuste absurdo?
CRUZES NAS MÃOS - Claro que não foi como uma passeata em defesa da maconha; ou dos direitos dos gays ou do desfile da Banda do Vai Quem Quer, eventos, esses sim, que reúnem multidões. Mas mesmo assim, destaque-se como positiva a manifestação contra a violência, realizada no último sábado no centro da Capital. País, mães, parentes e amigos de vítimas dos criminosos (eles sim, os bandidos, sempre abrigados sob o amplo braço protetor da impunidade e de leis pífias) levaram dezenas de cruzes para simbolizar seus mortos. Emocionante!
EXEMPLO DIGNO - Um dos principais destaques na passeata: a presença do secretário de segurança, Marcelo Bessa, exemplo de autoridade que se solidariza com as vítimas. É um dos poucos. Geralmente, o que se ouve é o grito desesperado dos que vivem bradando em defesa dos direitos humanos, só dos bandidos. É claro, esse tipo de gente não apareceu por lá. Mas Bessa deu um exemplo de dignidade e respeito para com as famílias. Merece todos os elogios...
PERGUNTINHA - Será que a meia dúzia de gatos pingados, contratados para agir a serviço da esquerda, que faz barulho contra tudo o que seus chefes não concordam, está tendo desconto em seus salários nos dias em que faltam para fazer algazarra?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário