segunda-feira, 25 de março de 2013

Encontro para motociclistas?

Os encontros de motociclistas são uma forma de reencontrar os amigos, de conhecer novos, de descobrir novos lugares, novas cidades enfim de conhecer nosso País, nossa gente. Hoje eu me pergunto: Por que alguém promove um evento motociclístico?

Será que é para ter prazer de receber tantas pessoas em sua cidade? Será que é para divulgá-la, ou será por pura vaidade, para mostrar que seu motoclube é tão bom e que tem condições de fazer um evento?  Ou será que é para divulgar a si mesmos? Acho que tem um pouco de tudo.

Deve ser por isso que temos tantos eventos, em tantas cidades diferente. Praticamente em todos os finais de semana temos encontros em todo lugar e ainda tem gente promovendo novos eventos. Não sei como vamos conseguir tantas datas para realizar tantos eventos. Acho que um ano só não será suficiente para comportar tantos encontros. Imaginem só, se cada cidade que tem pelo menos três motoclubes  resolvessem realizar seus próprios encontros. Acredito que não seria irmos a todos, ou quem sabe irmos alguns deles. Hoje acredito que as pessoas estão ficando cada vez mais seletivas, estão escolhendo qual evento deverão ir.

Os motivos são muitos, mas principalmente o mais forte deles, a condição financeira, haja vista nem todo mundo ter condições de gastar  todo final de semana pelo  menos trezentos Reais, em média, para ir a um evento. Isso se o evento não for muito distante. Imagine ir todo final de semana para um evento, durante 12 meses, seria muito difícil, lembrando que o ano tem encontros, na maioria das vezes os mesmos eventos. Acrescente-se a isso a família, os programas locais com os amigos, as festividades promovidas pelos amigos locais, os aniversários dos parentes, dos amigos, os passeios e tudo mais. Se formos considerar isso tudo ficará cada vez mais difícil estarmos em todos os encontros.

Hoje chego à conclusão que em muitos lugares a concretização de um evento requer muito trabalho, muito apoio, patrocínio e tantas coisas a fazer. No entanto, vejo pessoas brigando para fazer um evento, vejo os princípios do motociclismo serem colocados de lado, tudo pela vontade de fazer um evento. Assim vem aquela pergunta: porque dois eventos na  mesma cidade, às vezes no mesmo mês, em meses subsequentes, causando assim choque com outros eventos que já existem? Tudo isso por quê? Vaidade, necessidade de ser conhecido? Não sei.

Que irmandade é essa, que amizade é essa, que companheirismo é esse que tanto se prega dentro do motociclismo, se vemos motociclistas da mesma cidade brigando para cada um fazer seu evento? E nós, como ficamos nessa briga, se somos amigos de todos os motociclistas, independente de moto clube? Somos obrigados a ter que escolher um ou outro. E se não formos? E se todo mundo que viaja e que habitualmente estão presentes nesses encontros resolvessem não ir para nenhum? Se fosse feita uma campanha junto a todos os motociclistas que se fazem presentes na grande maioria dos eventos, para não prestigiassem os encontros nas cidades onde não tivesse união entre os motoclubes, não teria evento.

Será que os realizadores de eventos pensam um pouco nos motociclistas, que são no final da história as pessoas que fazem o evento e o público alvo de todas essas realizações. Sem nossa presença é melhor fazer uma quermesse, assim a cidade terá sua festa. Escuto muita gente falando de evento de motociclista para  motociclista, e isso é muito bom, porque realmente parabenizo e homenageio os motoclubes que fazem eventos, sei que não é fácil. Mas tem gente que não faz questão de ter esse trabalho, porque sabe que no final alguma coisa vai lhe render, pois se tornando um trabalho qualquer, term que render alguma coisa, como pagamento pelo trabalho que teve. E nós que somos coadjuvantes, muitas vezes achando que estamos sendo a figura principal, é amigos, na verdade  estamos é "ajudando" alguém a ganhar  dinheiro usando nossos nomes. Quantos de nós já tivemos problemas quando estávamos indo ou vindo de uma dessas viagens? Quantos morreram, quanto risco corremos, quanto dinheiro gastamos, pensando sempre em rever os amigos, movimentar a economia da cidade, criar novas amizades...Pensem Nisso!

Motociclismo é um só, espero que todas suas facções de unam e busque colocar o que tanto falamos: Irmandade, Companheirismo, Amizade e Simplicidade.
Fonte: Lennon - Motociclista Consciente - Revista Motoclubes - Currais Novos-RN


2 comentários:

paulo disse...

Muito bom........

CELSO disse...

Bela matéria parabéns.

Postar um comentário