domingo, 17 de março de 2013

Facebook apresenta reforma visual

NOVA SEÇÃO - Uma das novas opções do feed de noticiais é a "todos os amigos", na qual o Facebook garante que não haverá discriminação entre as postagens que a rede social decide.

O Facebook anunciou no último dia 07 uma reforma visual com um novo feed de notícias (página em que são exibidas as atualizações dos amigos). As fotografias ficarão maiores, enquanto os vídeos e páginas ganharão uma nova forma de compartilhamento, também maior destaque visual.

As novidades  estão sendo gradualmente introduzidas para os usuários do mundo todo, na versão desktop (para computadores). "Uma pequena amostra, de menos de 1%, receberá a atualização a princípio. Em seguida, implementaremos para os demais, baseando-nos no retorno que tivermos dos primeiros a experimentar ", disse a diretora de design do Facebook, Julie Zhuo, em conversa por telefone com jornalistas brasileiros.

Na página de novo feed, a empresa disponibilizou um botão para quem quiser entrar na fila e experimentar a novidade, sem aguardar pela migração automática. O usuário poderá separar os posts de seus contatos por tipo de conteúdo: mais recentes (inclui textos e links), fotografias, música e games.

Os aplicativos do Facebook para tablets e celulares terão acesso ao novo feed de notícias "ao longo das próximas semanas", segundo a companhia, que diz "estar confiante que o desempenho dos apps não será prejudicado (pela reforma).

"Os usuários verão as mesmas histórias de antes, agora com uma cara renovada e com maior visibilidade para fotos, notícias, mapas e eventos" disse a empresa em comunicado. "Com o novo design, o Facebook passará a ter a mesma cara no celular, no tablet e na web".

TUDO DE TODO O  MUNDO
Uma das novas  opções do fedd de notícias é a "todos os amigos", na qual o Facebook garante que não haverá discriminação entre as postagens que a rede social decide, por meio de um algoritmo, ser mais relevantes que as outras (baseando-se no número de interações entre usuários e do número de interesses e características em comum etc.). Nessa nova seção, diz a empresa, o usuário não "perderá" qualquer atualização.

NOVA BARRA LATERAL
A barra lateral foi simplificada: o Facebook eliminou o texto que  descrevia as seções, como fedd de notícias, eventos e grupos, e aumentou drasticamente o tamanho de seus ícones, dando a essa seção do site um ar de aplicativo para celular. Ali também  aparecerão os contatos com quem o usuário mais troca mensagens.

Ela será somente apresentada quando houver "espaço suficiente", segundo o Facebook. Ou seja: em telas com resolução baixa demais, ela desaparece. A empresa recomenda usar o navegador em tela cheia para contornar o problema.

"Todos no Facebook deverão ter o novo design em breve. Se desejar obtê-lo com antecedência, é possível inscrever-se na lista de espera; informaremos você quando ele estiver pronto", diz a empresa em suas páginas de ajuda.

ENGAJADOS
Com as mudanças, a empresa diz querer aumentar o "engajamento" dos usuários, ou seja, fazer com que eles passem mais tempo usando a rede social e vejam propagandas maiores. O Facebook diz que todo tipo de conteúdo passará por essa reforma, sejam eles de "usuários, páginas, marcas ou anunciantes."

"Queremos dar a todos no mundo o melhor jornal personalizado do mundo. Ele tem de ter fontes de informação de alta qualidade, novidades de seus amigos e família e divisão de conteúdo entre tópicos em que você pode focar", disse Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Facebook, durante a apresentação das novidades.

No geral, o compartilhamento do conteúdo ficou mais rico visualmente. Agora, artigos da web e vídeos têm mais espaço, e há mais sobreposição de texto sobre as imagens para um uso inteligente da tela. Páginas curtidas, como a de artistas ou de empresas, passam a ter um espaço dedicado no feed de notícias, com as notícias mais populares e publicados recentemente.

O site Pinterest, de murais virtuais, passará a ganhar especial atenção na rede, com fotografias maiores e mais espaçadas entre si. A designer Julio Zhuo diz que a reforma acontece por causa de um grande número de pedidos dos usuários, e que o projeto tomou cerca de um ano, desde sua concepção até o anúncio.
Fonte: Jornal Alto Madeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário