segunda-feira, 18 de março de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA


NO CASO DOS CHACAREIROS, INCENTIVO AO CONFRONTO
Há, no geral, tanta incompetência, má vontade, jogo de cena, que se comprova: a causa é criar dificuldades para vender facilidades. Exemplo disso é o das quase duas mil famílias de chacareiros, que produzem alimentos para abastecer Porto Velho e que, volta e meia, são ameaçadas de expulsão e de perder tudo. Está acontecendo de novo. E com risco de confronto. Se a polícia entrasse na área  para cumprir o mandado judicial, não se sabe o que poderia ocorrer. Os colonos avisaram: vão reagir. Toda a área, hoje utilizada por centenas produtores, seria de um único dono. Ele quer seus direitos: ou a terra de volta ou sua grana. Ora, coisa mais simples de resolver! Bastaria desapropriar a área, pagar um preço justo ao legítimo dono, entregar a terra a quem nela produz e pronto! Tudo estaria resolvido. Mas não. Nada de bom senso. Nada de equilíbrio. O negócio é complicar. As decisões têm que ser ideológicas e não lógicas. 

Acusam o proprietário de ser latifundiário. E é mesmo. Mas no Brasil ainda há direito à propriedade, embora muita gente faça de conta que isso seja ficção. Ora, se o dono tem direito, porque não negociar com ele? Porque não arbitrar um valor justo, que a União pagaria para desapropriar a área e entregá-la a quem produz? Nada disso. O negócio é criar um clima de desarmonia, de quase conflito, eventualmente com alguns tiros, (quem sabe um ou outro morto? ) para daí discursar em defesa, cada um, das suas teorias ideológicas. Lamentável que nesse fogo cruzado da burrice, ignorância e má vontade, fique gente que só quer trabalhar, produzir e viver em paz. Mas como isso é possível? Se não houver conflito e nem discurso vazio, não tem campanha eleitoral e nem voto. Então, que se danem o bom senso e os interesses maiores da população. Como sempre.
 
AVISO AOS NAVEGANTES
Más notícias para aqueles que gostam de misturar o dinheiro público com o seu, rachar ao meio e colocar tudo no bolso. O promotor Héverton Alves Aguiar foi reeleito para comandar a procuradoria geral de Justiça até 2015. Ou seja, neguinho que estava achando que poderia continuar afanando o que não é seu, que ponha as barbas de molho. O dr. Hérverton é dureza. Não é o carcará, que pega mata e come. Ele pega, manda prender e faz cumprir pena. Orgulha o Ministério Público. Por isso, teve apoio unânime dos seus colegas para continuar no cargo.

PERDENDO FEIO
Em cinco dias, serão dois meses do bárbaro assassinato da jovem Naiara Carine, estuprada e morta com mais de 25 facadas. Várias pistas já foram seguidas, há inclusive suspeitos investigados, mas que desapareceram e estariam muito longe daqui. O que se sabe, é que a ação envolveu pelo menos dois animais, porque humanos não são. A polícia rondoniense, que tem sido tão eficiente em muitos casos, nesse aí está perdendo feio para os criminosos. Será que um dia eles serão pegos?

CARTAS NO LIXO
Não é possível que o caso passe em branco. Tem que punir. Tem que demitir. O fato de um irresponsável que trabalha para os Correios (não se sabe se funcionário ou terceirizado), ter jogado dezenas de correspondências num terreno baldio do bairro Igarapé, é caso de polícia sim! Os Correios, uma instituição que já foi um orgulho nacional, só piora nos últimos tempos. E agora mais essa: um irresponsável jogando cartas, carnês, documentos no lixo. Se não houver uma resposta duríssima, é porque a coisa não tem mais jeito mesmo...

A LISTA CRESCE
Nomes que já estão na área como possíveis candidatos ao Governo em 2014: Confúcio Moura vai à reeleição; Ivo Cassol é pule de dez; Expedito Júnior, se conseguir aval da Justiça vai também; Hermínio Coelho quer ser o principal opositor; o empresário Kazan Roriz diz que vai, mas não se sabe se vai mesmo; João Cahulla quer de novo; Acir Gurgacz pode ir, se romper com o PMDB. O PT ainda não sabe se terá nome próprio. Pelo caminho, vai aparecer mais gente. Como José Bianco, que já andou comentando o interesse com amigos mais próximos...

MAIS UM MINISTÉRIO?
Do Torcedor Corintiano? Do lavador de janelas? Dos que querem que o Papa se naturalize brasileiro? Se não esses, qual será o quadragésimo ministério do governo Dilma Rousseff? Já são 39, a grande maioria deles sem qualquer utilidade para o país, mas muito importantes para abrigar apaniguados políticos, com os olhos voltados às eleições de 2014. Onde, por uma daquelas incríveis coincidências, dona Dilma deverá ser candidata à reeleição. E nós, otários, sustentando tudo isso a peso de ouro, com nossos impostos.  

CABEÇA PEDIDA
Não está fácil a vida da secretária da Seduc, Isabel Luz. A cabeça dela foi pedida novamente na Assembleia. Pelo menos meia dúzia de deputados – à frente o vice-presidente da Casa, Maurão de Carvalho – discursou na semana passada exigindo a substituição da professora. “A secretária ignora os vereadores, diretores de escolas, professores, e até os deputados”, protestou Maurão. Hermínio Coelho, Jean Oliveira, Adriano Boiadeiro, Ana da Oito, Cláudio Carvalho e Lebrão também entraram no rodízio de críticas. A coisa ficou séria...

PERGUNTINHA
Os motoristas que transitam sobre e sob o viaduto da avenida Jatuarana, ficam tranqüilos e se sentem seguros ao passar por aquela obra?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário