quarta-feira, 27 de março de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA


CORRUPÇÃO E DEMAGOGIA, MAIS CASTIGOS PARA OS DESABRIGADOS
Há três anos, quase mil pessoas morreram nas enchentes no Rio de Janeiro. A presidente Dilma e o governador Sérgio Cabral, seu aliado, anunciaram, consternados, investimentos de mais de 1 bilhão de reais para ajudar os desabrigados. E  pelo menos oito mil casas populares, para a multidão de sobreviventes do horror naquele 2010. O dinheiro sumiu. Nenhuma casa foi entregue. Contas fantasmas abertas em nome de funcionários de órgãos governamentais foram para a corrupção, ao invés de ir para centenas de famílias desabrigadas como auxílio-aluguel. Os pobres e miseráveis continuam abandonados, esperando a próxima enchente e a próxima tragédia. As más notícias não param. Neste ano, na região serrana do Rio, morreram mais 35 pessoas. E os se salvaram naquele longínquo 2010, estão esperando até hoje as casas prometidas. A Caixa Federal perdeu mais de 2 milhões e 500 mil de reais, roubados por corruptos servidores públicos - pelo menos dois deles foram descobertos e demitidos, mas e os outros? - e um conjunto habitacional que custou 27 milhões de reais, não pode ser ocupado por sequer uma família, porque, recém pronto, está prestes a desabar, pela péssima qualidade do projeto e da execução.

O pior de tudo é que sabemos no que isso vai dar. Para os pobres, mais pobreza e abandono. Aos corruptos, longos processos e 100 recursos em todas as instâncias, até que todos se safem. Para o governo, sem problema. No ano que vem tem eleição de novo e os pobres, que não têm casa e nem futuro, pelo menos vão querer manter o pouco que lhes chega, pelos programas sociais e que vão impedindo que morram à míngua. Podem morrer nos deslizamentos de terra e na destruição do que lhes restou, mas sempre lhes restará a esperança das migalhas do Bolsa.

REANIMADO
Cada enxadada, uma minhoca! Confúcio Moura, decidido à reeleição, não pára de entregar obras, melhorias, casas, estruturas de saúde, veículos e tudo o mais que seu governo pode oferecer em todo o Estado. Parecia desanimado, há alguns meses, mas, com a possibilidade de, nesse ano, reverter a situação negativa que tinha em algumas regiões, via muito trabalho, ele anda feliz e serelepe. Em cada cidade que vai, deixa um rastro de realizações. Olho fixo em outubro de 2014, é claro!

OPOSIÇÃO PESADA
É cedo ainda, até porque só agora há uma reação de Confúcio em algumas regiões, onde sua popularidade andava em baixa. Mas a verdade é que Ivo Cassol deve se tornar o maior e mais perigoso adversário à reeleição do governador. Está em alta em várias regiões do Estado e, mais de dois anos depois de terminar seu segundo mandato, é recebido com festa por onde anda. O outro nome que pode atrapalhar os planos de Confúcio é Hermínio Coelho, que tem sido um duro opositor. A coisa começa a esquentar...

JI-PARANÁ FAZ!
Não é um  sentimento nobre, claro, masque dá uma ponta de inveja de Ji-Paraná, para quem mora em Porto Velho, isso dá! Os viadutos da Capital não saem do lugar, a situação só se complica, nada se resolve, todo o mundo diz que vai assumir o problema mas, na hora H, nada... Na terra do prefeito Jesualdo Pires, o viaduto sobre a BR 364, que começou muito depois das obras em Porto Velho, já está na reta final. Em abril será aberto ao público. Inveja!!!!

MENOS TAXAS
Na Assembleia, o presidente Hermínio Coelho e o deputado Euclides Maciel  - outros, estão aderindo à iniciativa - querem que as taxas do Detran sejam reduzidas. Maciel disse que o reajuste de 25%  foi votado no projeto oriundo do Executivo, porque tudo foi colocado na pauta num grande pacote de temas para a votação e acabou não sendo devidamente analisado. Agora, a  pressão contra o Palácio Presidente Vargas será para a revogação do aumento e o envio de nova proposta, com redução dos valores. Não se sabe se o governo vai topar essa mudança...

DOBRADINHA?
Por enquanto, ele ainda está aparecendo pouco em público e atuando mais nos bastidores, percorrendo cidades, conversando com aliados. Mas Expedito Júnior está sim, de olho no Palácio Presidente Vargas. Há até quem diga que ele estaria sonhando com uma parceria com Mariana Carvalho, que teve 40 mil votos na última eleição em Porto Velho. Os até foram fotografados juntos na convenção municipal do PSDB, no domingo. Expedito depende apenas de decisão da Justiça Eleitoral, para saber se pode ou não concorrer já no ano que vem. Se puder, vem com tudo...

ALVO GAY
Nas redes sociais, o ódio contra o deputado gay Jean Willys é notório. Chamam-no  de tudo. Há uma comparação com o falecido deputado Clodovil Hernandez, que teve quase meio milhão de votos (Jean Willys entrou pela porta dos fundos, como suplente), em que Clodovil ganha de 10 a zero. Jean Willys realmente não tem os atributos e virtudes de Clodovil, mas merece respeito. Ele não respeita muito quem não concorda com suas ideias, mas as pessoas de bem devem dar-lhe o tratamento humano e os descontos de quem, parece, não estava preparado para assumir uma missão complexa como a de deputado federal.

PERGUNTINHA
Quanto será o prejuízo do agronegócio brasileiro, por não conseguir entregar milhões de toneladas de grãos, mundo afora, por falta de estrutura nas nossas estradas e portos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário