segunda-feira, 18 de março de 2013

Aprenda como tratar a oleosidade da pele

O sebum produzido tem ação antimicrobiana, bactericida e antifúngica. Tendo desta forma uma ação de defesa contra agentes patogênicos. Na camada basal da epiderme os processos metabólicos são mais ativos e existe maior quantidade de fosfolipídeos e colesterol, fundamentais para o processo de corneificação da pele. Os ácidos graxos juntamente com os eletrólitos do suor ajudam a determinar o pH da pele que é considerado ácido.

Quais as características da pele oleosa?
Oleosidade excessiva, com brilho úmido, poucas rugas mais profundas, óstios (poros) dilatados, obstruídos e com pontos pretos (comedões/cravos), dificuldade em manter a maquiagem. Resistente às variações climáticas.

Quais doenças podem estar associadas a pele oleosa?
Principalmente acne e dermatite. Como tratar da pele oleosa (tratamento)? Utilizar sabonetes, mousse ou leite de limpeza com ativos que auxiliem no controle da oleosidade. Aplicar loção tônica adstringente com algodão logo após a higienização, utilizar filtro solar oil free: spray,loção, pós, gel ou gel creme. Podem ser utilizados esfoliantes uma vez por semana. Outra potente aliada é a limpeza de pele profunda complementada com tratamentos de controle de oleosidade com princípios ativos específicos.

Cuidados: Uma pele oleosa precisa ser hidratada?
A hidratação também é fundamental para pele oleosa. Muitas vezes erradamente as pessoas acham que a pele oleosa já é hidratada e isso não é verdade. Existem peles oleosas desvitalizadas, sem turgor que necessitam de um atenção especial. Associado aos tratamentos de controle de oleosidade devem ser realizados tratamentos de revitalização com princípios ativos hidrantes.

Dicas: Existem algum benefícios em se ter a pele oleosa?
A pele oleosa aparenta sinais de expressão (rugas) menos profundas do que a pele seca. Quem tem a pele mais oleosa: Homem ou mulher? Homem. Devido aos fatores hormonais como os hormônios androgênicos. Se lavar o rosto várias vezes por dia fica mais fácil controlar ou acabar com a oleosidade?  Não é interessante lavar muitas vezes o rosto durante o dia. A remoção exagerada da oleosidade pode causar um efeito rebote. A pele acha que precisa secretar mais sebo devido a essa remoção exagerada  pois a oleosidade forma o manto hidrolipídico da pele e é fundamental para a proteção dela contra agentes patogênicos.

A alimentação tem a ver com a oleosidade na pele?
É importante que a alimentação seja rica em legumes, verduras e frutas e que sejam evitados alimentos muito ricos em gordura. Uma alimentação equilibrada proporciona uma pele mais bonita indiscutivelmente.
Jornal Gazeta da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário