terça-feira, 19 de março de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA


COMO CONSERTAR O QUE NÃO TEM CONSERTO?
Não é uma terra séria, decente, justa, protetora das pessoas de bem, aquela que permite que um assassino continue livre, mesmo tendo confessado seu crime e, pior ainda, receba a pensão, como viúvo, da mulher que ele mesmo assassinou. É uma vergonha que, num país que deveria ser regido pela decência e respeito, todos os responsáveis que permitiram esse absurdo não tenham sido demitidos do serviço público e não estejam sequer respondendo a processos judiciais. Mas aqui é o Brasil. Por isso, o professor Claudemir Nogueira, recebe, desde 2010, pensão do INSS pela morte da esposa, a fisioterapeuta Mônica El Khouri. Claudemir matou covarde e friamente a mulher, em São Paulo. Depois do assassinato, ele foi a um posto do INSS e pediu a pensão, imediatamente concedida. Mesmo depois que confessou o crime, continua botando no bolso mais de 2.500 reais por mês. É mais um caso que revolta os brasileiros, ao saberem dessa aberração, que coloca a previdência sob a mira da vergonha e da cumplicidade com um criminoso. E que mostra o quanto a Justiça brasileira é lenta e deficiente, ao permitir um abuso desses. 

Há coisas que não se pode engolir. A sociedade, já vítima de tanta violência; subjugada por uma legislação criminosa, que protege bandidos e ignora as pessoas de bem, está chegando ao limite de suportar tanto abuso, tanta indecência, tanta covardia. Os defensores dos bandidos não têm limites, mas quem tenta defender as vítimas, esses sim, são acusados de desrespeitar os direitos humanos de quem destrói, mata, estupra, assalta, rouba. Nossas autoridades estão brincando com o povo. E isso é um grande perigo. Quando a turba não aceitar mais tudo isso, aí pode ser tarde demais para tentar consertar o que não tem mais conserto. O aviso, repetidamente, está sendo dado.
 

PMDB REFORÇADO
O governador Confúcio Moura foi a principal personalidade do PMDB no encontro desta semana na Capital, quando o partido recebeu muitas adesões e atualizou seu cadastro de filiados. Entre os que retornaram ao partido, o empresário e ex-deputado federal Chagas Neto e a ex-deputada Silvana Davis. Secretários de Estado que ainda não tinham assinado ficha com o partido também o fizeram, como Benedito Alves, da Fazenda. Nomes peso pesados da política regional, entrando para o partido que se prepara para vir com tudo em 2014. 

SAFADEZA DIVINA
Fernandinho Beira Mar, aquela maravilha de criatura, bondoso, respeitador dos direitos alheios, está se preparando para ser pastor. A cada doze horas de estudo, terá um dia a menos de pena. O goleiro Bruno, que é mágico, já que conseguiu fazer desaparecer para sempre um ser humano, sem vestígios, também anuncia que quer estudar para ser pastor. É a nova moda dos anormais que sempre tentaram destruir onde pisaram. Querem falar em coisas divinas, claro que só prá tentar fazer média e conseguir diminuição de pena. Se forem soltos, voltarão a ser o que sempre foram: facínoras.

CASAS DE FICÇÃO
Famílias que há quatro anos esperam que o Dnit e a Prefeitura da Capital cumpram a promessa de criar um conjunto habitacional do outro lado do rio Madeira, para abrigar os desalojados com as obras da nova ponte, andam apavoradas. Além de não ver cumprida sequer uma das muitas promessas, agora há gente denunciando que o Dnit ameaça com ações judiciais para tirar à força famílias que moram há décadas no bairro da Balsa. Claro que sem sequer falar em entregar uma só casa, que parece ser, apenas, exercício de ficção. Pobres dos pobres...

TRESLOUCADO
Há coisas que não se pode engolir. Há decisões que não se pode concordar. Há leis que não podem ser toleradas, pelo absurdo. Um caso concreto é do assassino, frio e tresloucado, da menina Raisa, há alguns meses, morta enquanto esperava o ônibus para ir para a escola, em pleno horário do meio dia. O bandido que a matou, covarde e friamente, foi solto menos de dois dias depois por decisão judicial, por ser primário, ter endereço fixo e porque foi considerado que ele não é um perigo para a sociedade.

BOFETADA
Ora, um canalha que mata friamente uma criança de 15 anos, que a deixa agonizando numa parada de ônibus e que mesmo tendo confessado o crime, é considerado alguém não perigoso, não se pode traduzir como uma espécie de bofetada no rosto da sociedade? Será que alguém que fez essa lei ou a faz cumprir à risca, sempre em defesa dos criminosos, tomaria o mesmo caminho e a mesma decisão se a filha morta fosse a sua? A família de Raisa não se conforma. As pessoas de bem não se conformam. Com razão!

INCHAÇO
Conselheiro informal da presidente Dilma Rousseff e seu admirador, o empresário Jorge Gerdau, declarou considerar uma grande burrice a existência de 39 ministérios no atual governo. A questão é que, para acomodar a ampla variedade de partidos políticos que apóiam o governo, cargos são criados e distribuídos sem nenhum motivo técnico. Vai-se chegando ao paradoxo: para garantir a chamada "governabilidade" do país, a estrutura do próprio governo se torna ingovernável. É o resumo do que pensa Gerdau, um empresário de sucesso e que sabe o que está dizendo.

PERGUNTINHA
Quantos Ministérios a mais a Presidente Dilma terá que criar, para acomodar todos os seus parceiros políticos na busca da reeleição?
Fonte: Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário