- Confira o vídeo teste da Triumph Tiger Explorer produzido em parceria com a produtora Cine Photo
Motor e Suspensão
Quase todas as grandes montadoras possuem modelos que concorrem na categoria adventure touring, para a Triumph a sua aposta neste segmento é a Tiger Explorer, única equipada com motor de 3 cilindros, capaz de gerar a maior potência entre as concorrentes, são 137 cv e mais de 12 kg de torque.
Este potente propulsor possui características únicas, tem uma ótima resposta em baixas rotações e fôlego de sobra em altos giros. Quando exigido, sua potência é entregue de forma linear, porém com respostas rápidas e muito precisas, sem dar sustos ao piloto. E quando mantemos o motor em alto giro o seu ronco é lindo, um som único de 3 cilindros com uma espécie de assovio.
A Tiger Explorer tem um excelente conjunto de suspensão, apesar de não possuir ajuste eletrônico. Na dianteira os garfos invertidos Kayaba de 190 mm de curso dão ao piloto o conforto necessário em qualquer tipo de terreno, enquanto na traseira um monoshock também da Kayaba com 194 mm de curso com ajuste de pré-carga e retorno (de fácil regulagem) completam o conjunto.
Tecnologia
A tecnologia aplicada na Tiger Explorer é bastante interessante, possui recursos como piloto automático, controle de tração e freios ABS, que por sinal foram bastante eficientes resultando em frenagens precisas quando necessário, principalmente o dianteiro, que possui dois discos de 305 mm mordidos por pinça Nissin com quatro pistões. O freio traseiro possui disco único de 282 mm com a mesma pinça, porém com dois pistões.
Vale resaltar que o conjunto de freios ABS pode ser desligado pelo condutor para que não tenha dificuldades ao parar a moto em terrenos com pouca tração como em uso fora de estrada. Além dos freios ABS, a Tiger Explorer também possui transmissão final por eixo cardã, que evita manutenções periódicas e ainda se mostra bastante precisa no modelo, pois ajuda a reduzir às vibrações, mesmo já sendo baixa devido ao motor de três cilindros.
Ainda mostrando seus itens tecnológicos, a Tiger Explorer tem sistema de acelerador eletrônico ride-by-wire (não existe cabo de aço) e um completo computador de bordo com temperatura do ar, consumo de combustível e a média de velocidade. Apesar disso, faltam alguns acessórios que são vendidos separadamente como o aquecedor de banco, aquecedor de manoplas e luzes de neblina.
Quase todas as grandes montadoras possuem modelos que concorrem na categoria adventure touring, para a Triumph a sua aposta neste segmento é a Tiger Explorer, única equipada com motor de 3 cilindros, capaz de gerar a maior potência entre as concorrentes, são 137 cv e mais de 12 kg de torque.
Tecnologia
A tecnologia aplicada na Tiger Explorer é bastante interessante, possui recursos como piloto automático, controle de tração e freios ABS, que por sinal foram bastante eficientes resultando em frenagens precisas quando necessário, principalmente o dianteiro, que possui dois discos de 305 mm mordidos por pinça Nissin com quatro pistões. O freio traseiro possui disco único de 282 mm com a mesma pinça, porém com dois pistões.
Vale resaltar que o conjunto de freios ABS pode ser desligado pelo condutor para que não tenha dificuldades ao parar a moto em terrenos com pouca tração como em uso fora de estrada. Além dos freios ABS, a Tiger Explorer também possui transmissão final por eixo cardã, que evita manutenções periódicas e ainda se mostra bastante precisa no modelo, pois ajuda a reduzir às vibrações, mesmo já sendo baixa devido ao motor de três cilindros.
Ainda mostrando seus itens tecnológicos, a Tiger Explorer tem sistema de acelerador eletrônico ride-by-wire (não existe cabo de aço) e um completo computador de bordo com temperatura do ar, consumo de combustível e a média de velocidade. Apesar disso, faltam alguns acessórios que são vendidos separadamente como o aquecedor de banco, aquecedor de manoplas e luzes de neblina.
Aventureira
Assim como as suas concorrentes, a Tiger Explorer possui DNA aventureiro. Uma moto bastante confortável não só para o piloto, que tem a opção de ajustar a bolha frontal e o guidão para melhor conforto durante as viagens, mas também para o garupa, que conta com um banco macio e bastante espaçoso. Sua posição de pilotagem é muito boa permitindo que o motociclista viaje por muitos quilômetros sem desanimar.
Outro fato que chama a atenção no modelo é o seu projeto, para se ter ideia, esta moto foi planejada para rodar cerca de 16.000 quilômetros entre suas revisões, ou seja, uma moto ideal para os amantes de aventuras que encaram longos percursos durante as viagens. Além disso, o assento da Tiger Explorer oferece duas alturas: 840 e 860 mm, facilitando a posição para encarar a estrada.
Seu tanque de combustível tem capacidade para 20 litros, de acordo com a medição do consumo do nosso teste é possível rodar com um tanque cerca de 350 km, já que a medição ficou na casa dos 17 km/l. A autonomia poderia ser um pouco maior para atender os motociclistas que viajam por grandes distâncias, porém para quem utiliza em viagens curtas ou mesmo para o lazer é mais do que suficiente.
Desfecho
A chegada da Triumph Tiger Explorer colocou um ponto de interrogação na cabeça dos amantes dos modelos Big Trail que buscam uma moto para encarar qualquer aventura. Apesar de ter grande concorrência no mercado, o modelo inglês conta com o diferencial propulsor de três cilindros, o único da categoria, que agrada boa parte dos motociclistas.
O seu preço é bastante competitivo dentre as concorrentes e fica na média da tabela, observem abaixo:
BMW R GS 1200 R$ 80.900
Honda VFR 1200X R$ 79.900
Triumph Tiger Explorer R$ 62.900
Yamaha Super Ténéré R$ 61.000
Kawasaki Versys 1000 R$ 49.990
Com um visual agressivo e imponente e com o motor mais potente da categoria, com certeza a Tiger Explorer é uma moto que reúne atributos suficientes para agradar aos motociclistas aventureiros, apesar de não vir equipada com todos os acessórios disponíveis para o modelo da marca inglesa.
O jornalista utilizou no teste Capacete LS2, Jaqueta, Calça e Luvas Race Tech e Bota Dainese.
Serviço
Cotação de Seguro (*)
A vista: R$ 3.492,66
Franquia: R$ 4.673,00
(*) Perfil médio: Homem, 25 a 35 anos, casado, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, morador de São Paulo e com residência em região razoável (bairro da zona sul ou zona oeste, por exemplo).
Agradecimentos
Cycle Assessoria e Corretora de Seguros
(11) 3159-0733
www.cycleseguros.com.br
Outro fato que chama a atenção no modelo é o seu projeto, para se ter ideia, esta moto foi planejada para rodar cerca de 16.000 quilômetros entre suas revisões, ou seja, uma moto ideal para os amantes de aventuras que encaram longos percursos durante as viagens. Além disso, o assento da Tiger Explorer oferece duas alturas: 840 e 860 mm, facilitando a posição para encarar a estrada.
Seu tanque de combustível tem capacidade para 20 litros, de acordo com a medição do consumo do nosso teste é possível rodar com um tanque cerca de 350 km, já que a medição ficou na casa dos 17 km/l. A autonomia poderia ser um pouco maior para atender os motociclistas que viajam por grandes distâncias, porém para quem utiliza em viagens curtas ou mesmo para o lazer é mais do que suficiente.
Desfecho
A chegada da Triumph Tiger Explorer colocou um ponto de interrogação na cabeça dos amantes dos modelos Big Trail que buscam uma moto para encarar qualquer aventura. Apesar de ter grande concorrência no mercado, o modelo inglês conta com o diferencial propulsor de três cilindros, o único da categoria, que agrada boa parte dos motociclistas.
O seu preço é bastante competitivo dentre as concorrentes e fica na média da tabela, observem abaixo:
BMW R GS 1200 R$ 80.900
Honda VFR 1200X R$ 79.900
Triumph Tiger Explorer R$ 62.900
Yamaha Super Ténéré R$ 61.000
Kawasaki Versys 1000 R$ 49.990
Com um visual agressivo e imponente e com o motor mais potente da categoria, com certeza a Tiger Explorer é uma moto que reúne atributos suficientes para agradar aos motociclistas aventureiros, apesar de não vir equipada com todos os acessórios disponíveis para o modelo da marca inglesa.
O jornalista utilizou no teste Capacete LS2, Jaqueta, Calça e Luvas Race Tech e Bota Dainese.
Serviço
Cotação de Seguro (*)
A vista: R$ 3.492,66
Franquia: R$ 4.673,00
(*) Perfil médio: Homem, 25 a 35 anos, casado, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, morador de São Paulo e com residência em região razoável (bairro da zona sul ou zona oeste, por exemplo).
Agradecimentos
Cycle Assessoria e Corretora de Seguros
(11) 3159-0733
www.cycleseguros.com.br
Ficha Técnica
Motor
Tipo Refrigeração líquida, 12 válvulas, DOHC, três cilindros em linha.
Cilindrada 1.215 cc
Diâmetro x Curso 85 x 71,4 mm
Exaustão 3 para 1 de aço inoxidável, silenciador lateral de aço inoxidável.
Potência máxima 135 cv a 9.300 rpm
Torque máximo 121 Nm a 6.400 rpm
Alimentação Sistema ride-by-wire, Injeção eletrônica multiponto sequencial.
Capacidade de óleo 4 litros
Transmissão
Marchas 6 marchas
Transmissão final Eixo
Embreagem Hidráulica, multi-discos.
Chassi
Quadro Quadro Trellis de aço tubular
Braço oscilante Unilateral, liga de alumínio fundido com eixo acionador.
Roda dianteira Liga alumínio fundido, 10 raios, 19 x 2,5 polegadas.
Roda traseira Liga alumínio fundido, 10 raios, 17 x 4 polegadas.
Pneu dianteiro 100/80 R19
Pneu traseiro 150/70 R17
Suspensão dianteira Garfos invertidos Kayaba de 46 mm, 190 mm de curso.
Suspensão traseira Monoshock Kayaba com reservatório de óleo remoto, pré-carga ajustável hidraulicamente, ajuste de amortecimento rebote, 194 mm de curso da roda traseira.
Freio dianteiro Discos duplos flutuantes de 305 mm, pinças Nissin de 4 pistões, com sistema ABS.
Freio traseiro Disco único de 282 mm, pinça deslizante Nissin de dois pistões, com sistema ABS.
Painel de instrumentos em LCD, com velocímetro digital, computador de bordo, tacômetro analógico, indicador de marchas, medidor de combustível, indicador de manutenção, indicação da temperatura ambiente, relógio, botão de rolagem no guidão e indicador do monitoramento da pressão dos pneus.
Dimensões e Capacidade
Tanque de combustível 20 litros
Comprimento 2.248 mm
Largura 885 mm
Altura (sem espelhos retrovisores) 1.410 mm
Altura do assento (ajustável) 840 mm e 860 mm
Distância entre eixos 1.530 mm
Peso (tanque de combustível cheio) 259 kg
Inclinação/trail 23,9°/105,5 mm
Garantia
2 anos, sem limite de quilometragem.
Motor
Tipo Refrigeração líquida, 12 válvulas, DOHC, três cilindros em linha.
Cilindrada 1.215 cc
Diâmetro x Curso 85 x 71,4 mm
Exaustão 3 para 1 de aço inoxidável, silenciador lateral de aço inoxidável.
Potência máxima 135 cv a 9.300 rpm
Torque máximo 121 Nm a 6.400 rpm
Alimentação Sistema ride-by-wire, Injeção eletrônica multiponto sequencial.
Capacidade de óleo 4 litros
Transmissão
Marchas 6 marchas
Transmissão final Eixo
Embreagem Hidráulica, multi-discos.
Chassi
Quadro Quadro Trellis de aço tubular
Braço oscilante Unilateral, liga de alumínio fundido com eixo acionador.
Roda dianteira Liga alumínio fundido, 10 raios, 19 x 2,5 polegadas.
Roda traseira Liga alumínio fundido, 10 raios, 17 x 4 polegadas.
Pneu dianteiro 100/80 R19
Pneu traseiro 150/70 R17
Suspensão dianteira Garfos invertidos Kayaba de 46 mm, 190 mm de curso.
Suspensão traseira Monoshock Kayaba com reservatório de óleo remoto, pré-carga ajustável hidraulicamente, ajuste de amortecimento rebote, 194 mm de curso da roda traseira.
Freio dianteiro Discos duplos flutuantes de 305 mm, pinças Nissin de 4 pistões, com sistema ABS.
Freio traseiro Disco único de 282 mm, pinça deslizante Nissin de dois pistões, com sistema ABS.
Painel de instrumentos em LCD, com velocímetro digital, computador de bordo, tacômetro analógico, indicador de marchas, medidor de combustível, indicador de manutenção, indicação da temperatura ambiente, relógio, botão de rolagem no guidão e indicador do monitoramento da pressão dos pneus.
Dimensões e Capacidade
Tanque de combustível 20 litros
Comprimento 2.248 mm
Largura 885 mm
Altura (sem espelhos retrovisores) 1.410 mm
Altura do assento (ajustável) 840 mm e 860 mm
Distância entre eixos 1.530 mm
Peso (tanque de combustível cheio) 259 kg
Inclinação/trail 23,9°/105,5 mm
Garantia
2 anos, sem limite de quilometragem.
Fonte: Paulo Souza - Moto.com
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