segunda-feira, 25 de março de 2013

EDUCAÇÃO - Escola de Cerejeiras classifica alunos na Olimpíada Brasileira de Geografia

Os estudantes Jhennifer Suares de Souza, Jhonata Leonardo e Mateus Martins, do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Castro Alves, localizada no município de Cerejeiras, foram classificados para a segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Geografia, evento que envolve escolas públicas e particulares de todo o país. Denominado como Viagem do Conhecimento - Desafio National Geographic, o certame é considerado a maior olimpíada de conhecimento geográfico-histórico do Brasil.

A iniciativa de inserir a escola de Cerejeiras no circuito brasileiro partiu do professor Cícero Vitorino, que leciona a disciplina de geografia. Este ano o evento reuniu mais de 1,2 milhão de estudantes.

Segundo Vitorino, em 2012, aconteceu uma avaliação com vinte e cinco questões objetivas para 150 alunos da Castro Alves. Após a divulgação do resultado, a escola conseguiu aprovar três alunos.

O educador explicou que a competição ocorre em três etapas, sendo que a cerimônia de premiação deste ano acontecerá em abril. Sobre o bom resultado preliminar, Cícero disse que a próxima etapa do trabalho acontece no dia 2 de março, na cidade de Cacoal, onde os alunos estarão, de forma geral, representando toda a comunidade estudantil de Cerejeiras. "Eles serão os representantes de Cerejeiras na segunda fase, oportunidade em que estarão disputando duas vagas na região Norte. Se passarem dessa etapa, eles avançam para uma virtual terceira fase, evento que deve ocorrer na cidade de São Paulo", observa o educador.

Sobre a competição Cícero lembrou que podem participar do evento alunos regularmente matriculados nos 8º e 9º anos do ensino fundamental e na 1ª série do ensino médio. O professor disse também que, após  a correção das provas, que acontece em 26 março, o Comitê Gestor divulgará os nomes estudantes classificados para a fase final. Conforme o regulamento, cada aluno finalista ganhará uma viagem com todas as despesas pagas para a cidade onde será realizada a última etapa.

A premiação da viagem se estende a um responsável legal e ao professor que cadastrou a escola no início do concurso. De 24 a 26 de abril de 2013, os finalistas fazem mais duas avaliações: uma de múltipla escola e outra dissertativa, após trabalho de campo. "Enquanto isso, seus pais e professores cumprem uma intensa agenda de visitas a espaços culturais. A cerimônia de premiação acontecerá na noite de 26 de abril de 2013", finaliza o professor.
Fonte: Erick Angelim - Assessoria Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário