sábado, 16 de março de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA


BOLSONARO DIZ QUE DESEMPREGO É CINCO VEZES MAIOR
Num regime democrático, o deputado milico Jair Bolsonaro não pode ser levado a sério. Saudoso da ditadura, odiado pela esquerda, ainda sonha com a volta dos radicais que dominaram o Brasil por mais de duas décadas. Não consegue conviver com a diversidade de opiniões e só acredita em teorias ultrapassadas da extrema direita. Mas, de vez em quando, quando baixa para o nível das pessoas comuns, quando se coloca apenas como um representante da oposição ao atual governo, ele merece ser ouvido. E suas denúncias têm que, ao menos, serem analisadas. Pois o Bolsonaro fez um discurso duro, recentemente, na Câmara, chamando o governo do PT e seus aliados de mentirosos. E usou números, sempre irrefutáveis, para tentar comprovar o que disse. Em seu discurso, disse que enquanto o governo alardeia que há apenas 5% de desempregados no país, os números reais apontam para percentual pelo menos cinco vezes maior.

 Provas que Bolsonaro diz serem irrefutáveis: o governo maquia os números, porque considera os mais de 14 milhões de beneficiados do Bolsa Família, num universo que pode chegar a 20 milhões, com os beneficiados indiretamente, como se estivessem empregados. Não estão. “Só aí, numa população ativa de cerca de 100 milhões de pessoas, 20% já estariam fora do mercado do trabalho”, diz Bolsonaro. Outros 5% estão recebendo o salário-desemprego. Obviamente, o nome já diz, estão desempregados. Mas esses também, os números oficiais do governo apontam, como se estivessem trabalhando. Chega-se a 25%, nos números apresentados por Bolsonaro. São jogo de palavras, de números, malandragem ou verdade? Quando vem de Bolsonaro, a gente já começa duvidando. Mas que o raciocínio dele, ao menos nesse caso, não está tão fora da realidade, não está.
 
CHEGOU AO LIMITE
O presidente da Assembleia, deputado Hermínio Coelho, resumiu o que tem ocorrido com a população de Guajará, há anos. Do seu jeito, sem papas na língua, disse, em entrevista numa emissora de rádio da cidade: “aqui em Guajará-Mirim não tem mais como enganar; a população já foi enganada ao máximo”. Hermínio também chamou a BR 425 de “uma vergonha”  e disse que se o  Dnit não lançar a licitação para a obra, este mês, serão tomadas medidas para resolver o problema. Hermínio não disse que medidas, mas certamente não será coisa pequena...
 
QUADRILHA MÉDICA
Quando médicos, profissionais que se preparam a vida toda para se dedicar aos outros, para salvar vidas, começam a usar de métodos canalhas, como os de criar dedos de silicone para, com as marcas das suas digitais, assinar o ponto como se estivessem trabalhando, é porque chegamos mesmo ao fundo do poço. Formar uma quadrilha desses bandidos, travestidos de médicos, para enganar não só quem os contrata, mas principalmente os doentes, num país decentes mereceria cadeia. Na China, seria coisa bem pior. Mas como é Brasil..

ROLO DOS GRANDES
Responsável pela coleta de lixo em Porto Velho e com um contrato de 20 anos, a Marquise (que atua em vários estados) , não recebe por seus serviços desde o ano passado. A média seria de mais de 8 milhões de reais/mês, o que já colocaria a dívida do município com a empresa em mais de 50 milhões de reais. Por enquanto, os salários dos perto de 400 funcionários da Marquise ainda não atrasaram, mas a tendência é de que isso ocorra já a partir de abril, caso os valores não sejam pagos. É rolo dos grandes, sem solução à vista.

TROGLODITAS
Os que vivem da e pela violência, trogloditas, gente da idade da pedra, não tem argumentos. Tem armas. E as usam, covardemente, no anonimato, para atacar a quem não se subjuga a eles e não aceita suas idéias do Homem de Neanderthal. Nessa semana, os gorilas atacaram de novo, atirando várias vezes contra a sede do site rondoniagora. Querem calar os jornalistas, como se, com isso, estivessem matando a notícia que condena a eles, trogloditas. Não conseguirão. O repúdio geral da sociedade já é uma resposta a esses descerebrados.

VENDAS DA COPA
Dois anos antes da Copa do Mundo no Brasil e já foram vendidos nada menos do que 550 mil ingressos. Existem apenas mais 350 mil para serem vendidos e a previsão é que tudo esteja esgotado pelo menos seis meses antes do primeiro jogo. Mesmo com o atraso nos estádios, mesmo com a total falta de investimentos na mobilidade urbana e com a perspectiva de violência cada vez maior, brasileiros e estrangeiros de uma centena de países já estão gastando pequenas fortunas para garantir seus ingressos para a Copa. Valerá a pena?

FINAL INFELIZ
Recomeçou a ladainha. Moradores do bairro da Balsa ouviram, de novo, que depende do Dnit e da Prefeitura a construção de casas e apartamentos, do outro lado do rio Madeira, para que eles possam sair de onde estão e a ponte possa ser concluída. Faltam apenas os dois acessos, em ambos os lados. A obra gigantesca só não foi entregue porque os compromissos com os moradores que serão transferidos simplesmente não foram cumpridos. Esse filme de promessas não cumpridas, aqui e em todo o país, a gente já assiste há anos. E não tem final feliz...

PERGUNTINHA
O Papa Francisco, argentino da gema, terá forças para revigorar a Igreja Católica e o catolicismo, que estão com sérios problemas em várias partes do mundo?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário