quinta-feira, 26 de abril de 2012

Opinião de Primeira

CONFUSÃO GERAL: MULTAS APLICADAS,
CANCELADAS E APLICADAS DE NOVO
O sistema de multas aplicadas aos pobres porto velhenses, muitas delas absurdas, está causando grande confusão. Os agentes de trânsito da Prefeitura, que na verdade são agentes de multas, as aplicam a torto e a direito, em muitos casos sem qualquer lógica. Uma mulher, multada irregularmente por ter passado o sinal, recorreu de uma multa da Semtran. Recebeu, dias depois, resposta positiva. Ela tinha razão e a notificação fora feita de forma errada. Duas semanas depois, nova surpresa: a tal multa que havia sido reconhecida como ilegal (ela tem o documento comprovando), voltou a ser cobrada. E com um adendo a mais: se não for paga dentro de determinado prazo, a motorista terá seu nome incluído na relação de maus pagadores do Serasa. E ainda perderá seis pontos na carteira. Não é de enlouquecer? A mesma preocupação tem outro motorista que recorreu de duas multas recebidas, em locais diferentes da cidade, uma às 17h01 e outra às 17h02 do mesmo dia. Recebeu resposta positiva à sua petição, já que a comissão que julga essas aberrações, considerou que era impossível ele estar em dois pontos ao mesmo tempo e no mesmo horário. Agora, ele teme que que a multa que acha ter sido anulada, volte. Junto com as ameaças da Serasa.

É nisso que dá a ganância só por multar, sem critério, sem cuidado. E é isso que a burocracia que inferniza a vida do contribuinte, sempre contra ele, pode fazer. Desorganização, confusão de decisões e, lá no final, é o pobre coitado que paga o pato. Nada contra as multas aplicadas dentro da lei e do bom senso. Mas, quando se cria uma indústria delas, aplicadas em todas as esquinas, como no caso da mulher sem a mão esquerda multada por estar falando ao celular, o que seria humanamente impossível, aí já é demais. Socorro, Ministério Público!

DE OLHO
Ainda com relação aos órgãos de trânsito, o presidente da Assembleia, José Hermínio Coelho, está de olho nas concessões para fabricação de placas para veículos, dadas pelo Detran. Hermínio tem ouvido denúncias de que há um monopólio no setor,com apenas seis empresas autorizadas. O deputado Maurão de Carvalho também entrou na dança. Quer mudança urgente na legislação, no que se refere às concessões do Detran. O assunto ainda vai longe lá pelos lados da ALE.

TORCENDO CONTRA
Confúcio Moura vem se esforçando, dentro do que pode, na tentativa de encontrar atalhos e soluções para amenizar os graves problemas da saúde no Estado. Não se diga que o governo ao menos não tem tentado. O que surpreende, contudo, é ação vinda de vários lados, contra quaisquer alternativas. Médicos, enfermeiros, fornecedores, adversários políticos, parecem estar pensando apenas nos próprios interesses. Esquecem-se que, se a saúde vai de mal a pior, é a população pobre quem mais sofre. Nesse momento em que todos deveriam estar unidos, o que menos se vê é preocupação com os doentes. Lamentável.

ESTÃO SE LIXANDO
Porto Velho é uma das capitais que mais cresceu no país, nos últimos anos, em todos os aspectos. Sua expansão econômica foi muito superior à média nacional e a renda média também. Mesmo assim, ignorando o mercado e fazendo de conta que aqui não é uma região importante e promissora, as duas maiores empresas aéreas – TAM e Gol - cortaram quatro voos, diminuindo em quase 800 assentos/dia os disponibilizados para nossos viajantes. Uma burrice de mercado e uma forma das duas empresas nos mostar que estão se lixando para nós.

PRECATÓRIOS
Só na segunda à tardinha, a ministra Eliana Calmon confirmou que viria a Porto Velho, pela segunda vez em poucos dias. Comandou pessoalmente audiência pública sobre a situação do Tribunal de Justiça. Além de elogiar o Judiciário rondoniense, ela bateu pesado no enorme atraso nos pagamentos de precatórios. Quase 1 bilhão de reais que nunca chegaram aos bolsos de quem tem direito. Esse assunto, aliás, é recorrente e há décadas emperra as ações do Poder Judiciário. Há decisões, mas elas não são cumpridas.

VISITA ILUSTRE
No mês que vem, nova investida do Conselho Nacional de Justiça e da própria ministra (ela, um orgulho para o país), será feito para tentar corrigir a situação. Só o fato de dona Eliana estar vindo por aqui tão seguidamente já nos dá esperanças que, agora sim, as coisas vão andar. Ela que é, hoje, uma das personalidades mais importantes deste país, gostou daqui. Tomara que venha mais vezes. E, de quebra, fique de olho em irregularidades que eventualmente forem descobertas, na área em que atua.

PREPARANDO 2014
O ex-governador e hoje senador Ivo Cassol, quer ter presença destacada nas eleições municipais deste ano. Organiza seu partido, o PP e várias alianças, nas principais comunidades rondonienses. Em Porto Velho, o PP conversa com o PTB, com o PSDC, com o PPS e com o PTN. Pode formar-se aí um acordo para lançar um só nome, que uniria a todos e iria para a disputa com chances reais. Nos próximos dias, Cassol reúne de novo sua turma e aliados, para definir quem será o ungido para a corrida na Capital e quem o serão nos principais colégios eleitorais do interior.

PERGUNTINHA
Com 22 dos 32 membros da CPI do Cachoeira vindos de partidos da base aliada do governo, alguém sonha que haverá algum respingo no Palácio do Planalto?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário