sexta-feira, 27 de abril de 2012

Opinião de Primeira

DEMOCRACIA É QUANDO EU MANDO,
DITADURA É QUANDO EU OBEDEÇO!
“Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim”! A frase do genial e inesquecível Millôr Fernandes resume bem a forma como os que se autodenominam democratas, dos partidos de esquerda e seus aliados – as ONGs nacionais e internacionais – reagiram à derrota que sofreram na votação do novo Código Florestal. Levaram uma surra do bom senso e da prioridade dos interesses do país sobre os de estrangeiros. E saíram da perda na Câmara Federal alardeando que a presidente Dilma Rousseff tem que ignorar os números acachapantes da peia que levaram, para simplesmente vetar o que a grande maioria dos parlamentares votou. É assim que defendem a democracia. Quando suas ideias, por mais estapafúrdias que sejam, muitas apenas por ideologia e outras por interesses inconfessáveis não são acatadas, querem que o Congresso seja ignorado. Quando ganham as votações – e isso ocorre em mais de 95% dos casos, porque a base aliada tem grande maioria, aí, pelo contrário, enaltecem os valores do parlamento. É essa gente, voltada para ideias pessoais, de grupos e de interesses internacionais, que berra quando a democracia não a beneficia. A transforma, tal como na frase de Millôr, em ditadura, porque democracia mesmo é só quando eles mandam.

O novo Código Florestal tramitou por todos os meandros do Senado e Câmara, foi discutido com a sociedade, envolveu todos os segmentos. Os defensores de ideias malucas, como aquelas de fazer com que o país volte no túnel do tempo até séculos atrás, esquecendo a necessidade do desenvolvimento e da produção, estavam imaginando que seria fácil empurrar goela abaixo sua ideologia ultrapassada. Não conseguiram. Agora, querem que a presidente da República seja antidemocrática. É assim que eles pensam. Millôr Fernandes tinha toda a razão.

PIOR DE TODOS
Nem o péssimo atendimento das empresas de telefonia; nem a cobrança indevida de contas, juros exorbitantes e outras questões assemelhadas: a campeã de reclamação dos consumidores em Rondônia é a Eletrobras Rondônia, sucessora da Ceron. A população não aguenta mais o descaso, os péssimos serviços, o contato para reclamações via 0800, por atendentes que moram no Rio de Janeiro. O Procon já não sabe mais o que fazer com tanto desrespeito ao Código do Consumidor. Solução à vista? Nada disso.

A VEZ DO GARÇON
Está todo o mundo lançando pré-candidatura. As alianças que se desenharam lá atrás começam a desmoronar, porque na verdade, a maioria dos partidos quer mesmo é estar na cabeça. Então, nada mais lógico do que acontecerá neste sábado. O ex-deputado federal Lindomar Garçon, líder maior do PV no Estado, lança sua pré-candidatura em festa no Clube Forasteiro, em Porto Velho, para entrar na briga pela Prefeitura da Capital. É nome de peso e grande densidade eleitoral.

CACHOEIRA POR AQUI
Pagamentos de serviços fora do contrato; de serviços inexistentes; de serviços em duplicidade; de serviços com qualidade insatisfatória em desacordo com especificações e normas técnicas, fiscalização deficitária. Todas essas irregularidades foram encontradas numa obra orçada em quase 13, 5 milhões da Construtora Delta, na BR 364, em Rondônia. A Delta é ligada ao Cachoeira. Aquele mesmo. Tem rolo envolvendo o Dnit, de novo. Terá mais alguém envolvido?

RESPONDE TUDO
Mesmo com todos os problemas que está enfrentando, o governador Confúcio Moura está otimista, atende a imprensa com bom humor, fala com franqueza e não deixa de responder a todas as perguntas dos jornalistas. Foi o que fez para o site rondoniaovivo e na gravação para o programa Candelária Debate, da TV Candelária, que vai ao ar neste sábado, 13h30, em rede estadual. A saúde pública e a batalha em busca de soluções tem sido tema recorrente nos contatos de Confúcio com a imprensa. Ele tem reafirmado que os casos mais graves começam a ser resolvidos em breve.

LÁ TEM LEI...
Em países onde há realmente punição para quem comete qualquer tipo de crime, a lei é justa e para todos. Não é como no Brasil, onde há um arremedo de punições. Americano que estava embriagado e causou morte de uma pessoa, pegou cadeia. E mais: terá que ficar, durante vários sábados, com uma placa na esquina onde cometeu o crime, com os dizeres mais ou menos assim: “eu estava bêbado ao volante e matei uma pessoa”. Se fosse aqui, o juiz que deu a sentença das mais justas, estaria sob o fogo cruzado dos eternos defensores dos direitos dos bandidos. Mas aqui é o Brasil...

INDO CEDO
A chacina de crianças e jovens continua pelo país afora. Um dos moedores de carne humana, o trânsito, todos os dias faz vítimas fatais. A maioria é de gente que estava começando uma vida e tinha um grande futuro pela frente. O Brasil lamentou a morte de cinco jovens num acidente causado pela alta velocidade, mais um, essa semana, na Bahia. Trágico. E no Ceará, duas crianças, de 12 e 13 anos, meninas, assassinaram outra, de 13 anos, a facadas, por uma besteira apenas. Nossos jovens estão morrendo aos borbotões. E não há luz no final do túnel para que esse drama nacional seja amenizado.

PERGUNTINHA
Depois de mais quatro dias de país parado, porque segunda-feira será ponto facultativo para o funcionalismo, quanto tempo falta para o próximo feriadão?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário