sábado, 21 de abril de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA

A DERRAMA CONTRA OS BRASILEIROS É O
DOBRO DA COMBATIDA POR TIRADENTES
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi o único dos envolvidos na chamada Inconfidência Mineira condenado à morte. Duas questões básicas envolveram o movimento revolucionário que fracassou. Um deles, o sentimento de independência que vinha dos Estados Unidos e da França. Mas o mais importante foi a derrama. A cobrança de impostos que Portugal exigia que fossem pagos em ouro. Nada menos do um quinto, ou seja, 20% de tudo que era aqui produzido, teria que ir para os nossos dominadores. Por causa disso, principalmente, aconteceu um dos mais belos e ao mesmo tempo trágicos momentos da nossa história. Tiradentes morreu, mas vive como herói nacional e a data é marcada pelo feriado nacional que comemoramos hoje. Então, entremos no túnel do tempo, daquele distante 1779 e chegando aos dias de hoje. A derrama não nos é mais cobrada por Portugal, de quem nos libertamos em 1822. O achaque agora vem do nosso governo central, dos estados e municípios. E, ao contrário do quinto cobrado em ouro, a abusiva carga de impostos que cai sobre o brasileiro, leva dele, do seu trabalho, do seu suor, de cada mercadoria que compra, uma média de até 40% de tributos.

Passados 233 anos, Tiradentes entraria em desespero, se testemunhasse o que os mandatários do seu país, têm feito para rapinar o dinheiro do seu próprio povo, dobrando a “derrama”, em relação àquela contra qual ele se revoltou e deu sua vida. Com impostos sobre impostos sobre impostos, pagamos para sustentar governos com sérios sintomas de obesidade mórbida, precisando cada vez mais dinheiro para se abastecer. Não fosse um desrespeito ao patriotismo e ao amor à Pátria de Tiradentes e usando um pouco do bom humor tradicional dos brasileiros, não seria de se perguntar: não teríamos feito melhor negócio pagando só 20% aos portugueses?


À LUZ DO DIA
Menos de dez dias depois de ter assumido o comando da Emdur, responsável pela iluminação pública em Porto Velho, o novo titular, Cleberson Lavor, ficou espantado. Suas equipes percorrem a cidade, colocando luminárias e equipamentos pela manhã. E podem voltar no dia seguinte, porque toda a estrutura instalada simplesmente é arrancada. Desaparece. E os furtos, o que é ainda mais impressionante, são cometidos também em plena luz do dia. Há quem diga ter visto carros e camionetas com logotipos de empresas roubando tudo, na maior cara de pau.

NINGUÉM VIU
Mais: depois do roubo de toda a fiação da futura iluminação na BR 364, entre a Faro e até a Unir, a Emdur mudou a tática. Enterrou a os fios e colocou pesada carga de concreto em cima. Pois os ladrões arrancaram o concreto e levaram tudo de novo. Na área do Skate Park, na avenida Guaporé com a José Vieira Cahúla, outra aberração. Por quatro vezes já foi colocada farta iluminação. Por quatro vezes, tudo teve que ser colocado de novo. Horas depois do sistema funcionar, tudo é furtado, levado embora, em plena luz do dia. Ninguém viu, ninguém denunciou, ninguém sabe nada.

EM BREVE, NAS RUAS
Nossa polícia acabou com cinco grupo de traficantes, um deles suspeito de parceiro com o tráfico internacional, em Ariquemes. Mais de três dezenas de prisões foram feitas e muitas outras ainda vão acontecer. Uma pena que nossas leis deem à bandidagem tantos direitos e benesses. Não fosse isso, a sociedade poderia se ver livre, durante longos anos, de toda essa corja que vive do crime. É lamentável que, muito em breve, a maioria dos bandidos estará nas ruas de novo. Para continuar fazendo o que sempre fizeram: viver da violência.

ANTICORRUPÇÃO
Nas redes sociais, convoca-se passeatas, num movimento que seria espontâneo, contra a corrupção. Com exceção de alguns mais apaixonados e de poucas entidades, como a OAB, muito pouco se vê e ouve de que haverá mesmo uma grande mobilização. Seria um bom momento, para uma massa de brasileiros ir às ruas, exigindo cadeia para os corruptos e punição exemplar aos ladrões do dinheiro público. Mas, a grande maioria em todos os estados, está pouco ligando para o chamamento. Se fosse show de pagode, aí...

MOBILIZAÇÃO GERAL
Roberto Sobrinho foi à mídia para dar a boa nova: já estão prestes a começar um número sem fim de obras na Capital. Dos viadutos à recuperação das ruas da zona leste destruídas pelo tráfego pesado, desviado da BR 364; do início de um total de 100 quilômetros de asfalto; do pontapé inicial para a nova rodoviária. Sobrinho garante que até o final do ano, Porto Velho será uma nova cidade. E que todas as obras que ficaram paradas, por causa das chuvas intensas desse ano, também serão entregues. O porto velhense espera que tudo isso se concretize.

NADA FEITO
O Sindicato dos Médicos emitiu nota dizendo que o projeto para aumentar o salário dos profissionais via produtividade, não é solução para a saúde. Claro que não é. Óbvio. É apenas um dos caminhos. O Sindicato diz que está se jogando nas costas dos profissionais a solução para o problema. Errado. Governo e sindicato não falam a mesma linguagem e o povo é quem sofre. A entidade dos médicos parece achar que tudo o que foi feito até agora e o que o será no futuro, não resolve. Daí, não tem solução mesmo.

PERGUNTINHA
Será que com o Dia das Mães o comércio da Capital vai recuperar a queda de vendas que teve no primeiro quadrimestre deste ano?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário