sábado, 28 de abril de 2012

Opinião de Primeira

VIADUTOS E ROTA ALTERNATIVA ATÉ
O PORTO SÃO VITAIS PARA A CAPITAL
Há pelo menos três grandes obras, que, se prontas até o final do ano, vão melhorar em muito a situação do caótico trânsito em Porto Velho. Duas delas são na BR 364: os viadutos na altura da avenida Jatuarana e o do Trevo do Roque. A terceira é a ligação da BR, na altura das Irmãs Marcelinas, com a avenida Migrantes, levando todo o tráfego dos caminhões supercarregados, que passam por dentro da cidade, a fazer o desvio e livrar a área urbana em torno de dois mil desses enormes veículos, que trafegam diariamente em direção ao Porto. No caso dos viadutos, ambos já deveriam estar prontos no verão passado. Não ficaram porque a empresa (ir)responsável abandonou os serviços. A Prefeitura da Capital teve que começar do zero, licitando tudo de novo. O serviço recomeça na próxima quarta, dia 2, inicialmente com mais de 200 homens, chegando a 500 operários em junho. Só novos problemas inesperados vão impedir que sejam entregues até o final de 2012. Os outros viadutos poderão demorar um pouco mais, mas sairão também. O investimento total chegará a mais de 124 milhões de reais. E resolverão sim, muitos dos graves problemas do trânsito.

Já a nova rodovia, uma importante rota alternativa para as centenas de caminhões que chegam e saem do Porto Graneleiro todos os dias, foi confirmada oficialmente pelo governador Confúcio Moura como prioridade para este ano. Com recursos do BNDES e do Estado, a estrada será, se realmente construída, um lenitivo para o trânsito pesado, que tem causado acidentes graves, feridos e mortos. Depois da pesada temporada de chuvas, as boas novas começam a se desenhar. Todos torcemos para que todo esse planejamento não fique só na ficção. Está na hora de grandes soluções para nossos grandes problemas.

RAUPP ALERTA DILMA
“Sinto dois problemas que podem chegar a atingir a popularidade da presidente no curto prazo. Não é critica, é um alerta. Estamos tendo um problema de desindustrialização, isso está evidente. E o problema da infraestrutura que está travada. As coisas estão demorando muito para acontecer. Na área de transporte está uma loucura!”. A afirmação é do presidente nacional do PMDB, o senador Valdir Raupp, ao comentar dois dos graves problemas que o governo Dilma Rousseff está enfrentando. Por enquanto, ela tem aprovação de quase 93% dos brasileiros, entre ótimo, bom e regular.

SEM CONTROLE
Outra de Raupp, agora sobre a CPI do Cachoeira: “será uma investigação sem controle, por envolver parlamentares e empresas ligadas a vários partidos. E porque os dados divulgados até agora, impedirão qualquer tentativa de brecar os trabalhos da comissão. Não há como controlar tantos fatos que já foram postos na rua, já de domínio público. A imprensa, o Ministério Público e o Judiciário fizeram um trabalho importante nessa área e agora cabe à CPI aprofundá-los", afirmou.

MENTIRA REPETIDA
Na ânsia de criticar e baseando-se em boatos, muita gente postou nas redes sociais que os vereadores da Capital haviam autorizado um aumento salarial de 80% para os secretários municipais. Bobagem e preguiça de buscar a verdade. Pela nova lei, os secretários que são servidores públicos de outras áreas vão é ganhar menos. Tem que se ter cuidado para que esse tipo de mentira, repetida muitas vezes, acabe por tornar-se verdade. Ao invés de ir atrás de gente que não tem o mínimo compromisso com a verdade, o internauta deve se preocupar em não ser usado por irresponsáveis.

DIVISÃO RACIAL
O STF oficializou a divisão racial no Brasil. Em nome da defesa das minorias, decidiu que as cotas para negros e pardos universidades devem ser mantidas. Tema complexo, o assunto teve debates acirrados, até porque as cotas para estudantes não contemplam pela pobreza ou por questões sociais, mas apenas pela cor da pele. As universidades brasileiras, portanto, deverão continuar reservando parte de suas vagas a estudantes não pelo mérito, mas pela raça. Foi, portanto, uma decisão ideológica, antes de qualquer coisa.

GUERRA AO CRACK
A criação da Secretaria da Paz, já sob análise da Assembleia Legislativa, ao menos na teoria parece ser muito positiva. A intenção do governador Confúcio Moura é ter uma estrutura de apoio a mais de 15 mil rondonienses viciados em crack. E sem custo algum para os cofres públicos. Serão utilizados servidores de outras secretarias, para atuação social na busca de recuperar os envolvidos com a terrível droga. A ideia, se funcionar na prática, pode ser um exemplo até para outros Estados. O projeto tramita nas comissões do legislativo estadual.

NINGUÉM VAI PRESO?
A roubalheira desenfreada da fiação, de luminárias e de equipamentos de iluminação pública em Porto Velho, está superando os limites suportáveis. Todos os dias, em vários pontos da cidade, pouco depois de colocados os equipamentos são afanados. A Emdur está propondo uma campanha com a participação da comunidade, para denúncias. Não se compreende que, como os furtos são continuados e feitos inclusive durante o dia, até agora ninguém tenha sido preso. Está na hora da população denunciar. E a polícia agir.

PERGUNTINHA
Quantos artigos do novo Código Florestal aprovado pela Câmara Federal serão vetados pela presidente Dilma Rousseff, sob pressão de ONGs internacionais e dos ambientalistas?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires



Nenhum comentário:

Postar um comentário