terça-feira, 17 de abril de 2012

RECONHECIMENTO - Agora nos EUA a cachaça é só do Brasil

O processo de reconhecimento da Cachaça nos Estados Unidos como um produto típico e exclusivo do Brasil teve início, oficialmente, com assinatura de cartas de intenções entre os dois países na última segunda feira, 09 de Abril. As cartas foram assinadas pelo Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel e o representante de comércio do Estados Unidos, Ron Kirk. Como contrapartida ao reconhecimento da Cachaça, o Brasil reconhecerá como produtos distintos dos Estados Unidos os uísques do tipo Bourbon e Tenesse.

Além de garantir que a Cachaça é uma bebida típica e exclusiva do Brasil, o reconhecimento vai permitir às empresas brasileiras venderam o seu destilado nos Estados Unidos apenas com a denominação "CACHAÇA"  e impedirá o uso da denominação por empresas de outros países. Como a classificação de bebidas nos Estados Unidos baseia-se  na matéria-prima de origem e o rum e a Cachaça são produzidos a partir de cana-de-açucar, e o rótulo das garrafas da bebida brasileira, desde 2000, deveriam conter a expressão "Brazilian Rum" (rum brasileiro), sem permitir a diferenciação dos dois destilados, dificultando o markenting do  produto brasileiro. "É um desfecho impçortante para os dois países de uma negociação que durou os últimos dez anos, disse Pimentel durante o evento, ocorrido em Washington. Segundo Cesar Rocha, Presidente do IBRAC (Instituto Brasileiro da Cachaça), que representa mais de 80% do volume produzido e comercializada legalmente no Brasil e que coordena as negociações do lado privado, "a assinatura das cartas é um momento histórico para a Cachaça e para o Brasil e é o resultado dos eforços conjuntos entre o Governo Brasileiro e o setor privado". Os diálogos entre os EUA e o Brasil envolvendo a Cachaça não são recentes, visto que há mais de 40 anos a bebida faz parte de tratativas entre os dois países. No entanto, esses diálogos se intensificaram na última década, após a obrigação da inclusão da expressão "Brazilian Rum" nos rótulos das Cachaças. As discussões sobre o tema têm sido lideradas pelos Ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), da Agricultura, Pecuária e Abstecimento (MAPA), pelo Itamaraty e pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), esse último apoiado pelo SEBRAE em Pernambuco.

As exportações de Cachaça para os Estados Unidos então aquém do potencial de mercado e estima-se que apenas 10% do volume produzido é exportado. Com o reconhecimento da Cachaça, Rosa acredita que as empreas aumentarão seus investimentos no mercado americano, o que poderá representar um bom aumento nas exportações.
Fonte: Agência Internarcional de Notícias

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