terça-feira, 24 de abril de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA

DE CARROS ROUBADOS A MINISTROS
BATENDO BOCA: VAMOS MUITO MAL
Nosso mundo endoidou. No Rio e em São Paulo, PMs que deveriam proteger a população, envolvem-se em assaltos a prédio de luxo e até estupro contra suspeitas. Em Rondônia, enquanto um professor ganha uma miséria de pouco mais de mil reais para dar duro, muitas vezes em escolas sem condições e ainda enfrentando a fúria de alguns estudantes nas salas de aula, o governo precisa contratar sócioeducadores para cuidar de menores bandidos, com salários mais que o dobro dos professores. Para proteger e tentar reintegrar esses criminosos de menor idade à sociedade, precisamos investir, mesmo sabendo que na grande maioria dos casos não haverá melhora alguma, as coisas só vão piorar. Mas para pagar salário digno a professores, nem aqui e nem qualquer lugar do Brasil, não há recursos. A inversão de valores chega também à mais alta corte brasileira, onde ministros do STF, que têm o poder de decidir sobre nossas vidas e do nosso país, ficam batendo boca em público, como lavadeiras. Na Bolívia, o governo apoia feira livres de carros, o que seria ótimo se os veículos ali vendidos não tivessem sido roubados no Brasil. Não é para endoidar?
Ficamos achando normal os salários milionários de políticos contra ganhos de fome dos trabalhadores; invasores de terras alheias sendo tratados como vítimas e suas vítimas como bandidos; índios com o direito de assassinar sem punição alguma; a corrupção grassando em todos os níveis; crianças e jovens batendo nos pais e professores, impunes. E assim vamos! Em nome de alguns, em nome de direitos absurdos e exageros, vamos esquecendo como deveria ser a vida de uma sociedade moderna. Inversão de valores total, num país gerido pela ideologia de poucos e pela incompetência de quem deveria protestar, mas lava as mãos.

FONTE ANÔNIMA
Pouco tempo depois de palestrar na OAB rondoniense, a ministra Eliana Calmon, que comanda o Conselho Nacional de Justiça, determinou uma inspeção no Tribunal de Justiça. Questões ligadas a diárias pagas a servidores e distribuição processual serão analisadas. Não quer dizer nada. É apenas uma ação corriqueira. Mas, sempre causa algum reboliço. Ainda mais que a ministra deve ter sido informada sobre algum problema no TJ quando esteve por aqui. Quem a informou e porque, talvez nunca se saiba. Mas a inspeção está começando.

QUEDA BRUSCA
Em março, a arrecadação do Estado caiu 20%. Há vários fatores para isso, mas o mais pesado foi a diminuição acentuada do ICMS. O Palácio Presidente Vargas já determinou contingenciamento de parte dos recursos e podem acontecer atrasos nos pagamentos aos fornecedores. Pelo menos é o que se ouve pelos lados da Secretaria de Finanças. A expectativa é de que, em abril, a arrecadação volte a crescer. Mas isso é mais um desejo do que a dura realidade. Há problemas sim e não se sabe quando serão superados.

CLIMA DE GUERRA
A inoperância dos governos do Brasil e Bolívia, que fazem de conta que é todo o mundo amiguinho e lavam as mãos nos conflitos de fronteira, pode levar a mortes e violência na área de Extrema. Brigas pela terra acontecem há muito tempo e estão se acirrando, inclusive com ameaças de tiroteio. O Ministério Público Federal decidiu agir, para impedir a crise que está se desenhando. Mas tem que olhar para outros lados também e não só em Extrema. Brasileiros estão sendo expulsos de terras onde vivem há trabalhando há décadas.

OUTUBRO VEM AÍ!
O vereador Bosco da Federal já fala como o pré-candidato do PTB à Prefeitura, em Porto Velho. No PDT, Dalton di Franco e Mário Jorge querem candidatura própria, embora a cúpula já tenha decidido que irá a reboque do PT. O PMDB avisa que a aliança com os petistas está desfeita tanto na Capital como em Cacoal, onde anuncia nomes próprios também. Pesquisa publicada nesse final de semana dá Mauro Nazif em primeiro e Miguel de Souza em segundo. Garçon não está nela, o que a torna, no mínimo, incompleta. Mas a política nas cidades fervilha. Faltam cinco meses par outubro.

REFLEXÃO
Outro final de semana trágico: assassinatos, muitos mortos e feridos no trânsito, afogamentos, brigas, tiros. Em muitos casos, a culpa do exagero do álcool. Motoristas continuam dirigindo embriagados. Motoqueiros despreparados, muitos sem conhecimento básico das leis das ruas, ainda morrem ou sofrem ferimentos graves. Motoristas irresponsáveis, que tratam motoqueiros como se fossem bandidos, de forma generalizada, também têm culpa no cartório. Muita gente irresponsável, que vive criticando os outros, segue cometendo os mesmos erros e desatinos. A sociedade está doente e é preciso uma profunda reflexão para mudar tudo isso.

BYE BYE, MANAUS!
Nos próximos dias, a American Airlanes inicia quatro voos por semana para Miami, partindo de Manaus. Uma ótima notícia para quem vive na região norte e, para viajar aos Estados Unidos, tinha que ir a Brasília, São Paulo ou Rio. Para os rondonienses, contudo, a boa nova pode não representar muita coisa. A TAM já cortou um dos seus voos para Manaus e a Gol está na iminência de fazer o mesmo. Será um grande prejuízo para os viajantes de Rondônia, ainda tratados como se estivéssemos no fim do mundo pelas companhias aéreas.

PERGUNTINHA
Carlos Magno, Nilton Capixaba e Natan Donadon não assinaram para a criação da CPI do Carlinhos Cachoeira. Como vão explicar isso aos seus eleitores?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário