quarta-feira, 25 de abril de 2012

Opinião de Primeira

NA ESSÊNCIA, O NOVO CÓDIGO PENAL PODE
CONTINUAR PROTEGENDO OS CRIMINOSOS
O novo Código Penal Brasileira está sendo mote de uma discussão profunda, com juristas de renome, representantes da sociedade e o escambau participando. Surge, todos os dias, alguma novidade. Sempre importante, mas periférica. Quer se punir enriquecimento ilícito, o que é ótimo. Sugere-se mudanças drásticas na questão do aborto, o que é mais do que correto. Criam-se dispositivos, ainda na fase de estudos, para questões polêmicas. O Código precisa mesmo ser atualizado, porque ele é dos anos 40, quando o mundo era outro e a sociedade brasileira completamente diferente. Mas há questões que nenhum dos especialistas fala, ao menos em público. Não se ouve nada sobre aumento de penas para bandidos contumazes, não se comenta uma só palavra sobre o fim das mordomias legais, que colocam criminosos na rua poucas horas ou poucos dias depois de preso. Nada acerca da vergonhosa sucessão de benefícios que os condenados têm, como a tal progressão de pena. Crimes de menores? Ao menos por enquanto, é assunto proibido em nível do público, nos debates em que a nobre comissão de nobres está discutindo.

Tomara que as coisas sejam tratadas como a grande maioria dos brasileiros, os de bem, quer e precisa. O problema é que até agora, ouve-se grande destaque a questões periféricas, sempre abordando situações de minorias, enquanto o peso da lei para criminosos continua sendo tratado como se não fosse vital, para combater a total insegurança e a violência que dominam nosso país. Não há necessidade de se criar uma frente de debates com algumas das mais importantes personalidades do mundo jurídico brasileiro, se for apenas para discutir perfumaria. O que importa é a essência. E, na essência, parece que pouca coisa vai mudar. Porque, no final das contas, isso pode significar que os bandidos continuarão sendo protegidos, enquanto suas vítimas terão cada vez menos direitos.

NÚMEROS INCRÍVEIS
Uma média de 350 pessoas atendidas por mês, mais de onze por dia, a maioria dos casos graves ou gravíssimos; dezenas de cirurgias de emergência, mais de 3.500 atendimentos no primeiro quadrimestre do ano. E isso que abril nem terminou. Essa é a realidade do Pronto Socorro João Paulo II. Nem ele nem qualquer outro hospital no país tem estrutura para atender tanta gente em tão pouco tempo. Por isso está sempre superlotado. Por isso continuará assim, até que pelo menos outro hospital, do mesmo tamanho ou maior seja construído na Capital. Sem essa nova unidade, só o que se poderá fazer são ações paliativas. Nada mais...

VAI PIORAR
A greve dos servidores da saúde, anunciada para começar amanhã, será mais uma pedra enorme no sapato já em estado deplorável do setor. O governo diz que não tem como atender as reivindicações, enfermeiros e equipes de apoio dizem que sõ voltam a trabalhar quando forem atendidos. Ou seja, mais uma tragédia se aproxima e, embora parece impossível, o caos pode sim ficar ainda pior. Oremos, pois....

CAINDO FORA
Está decidido. O deputado Neodi Carlos vai mesmo se despedir do seu mandato. Só não pediu licença de seis meses para tratamento de saúde, porque seu suplente, Brito do Incra, vai disputar a eleição para a Prefeitura de Pimenta Bueno e não quer assumir. Mas Neodi, que comandou a Assembleia por dois mandatos sem deixar qualquer resquício de problemas – pelo contrário – não quer mais saber de política, pelo menos como parlamentar. A decisão é definitiva.

LÁ VEM ELES!
Muito antes da eleição, um exército de candidatos às Câmaras Municipais já está em campanha, em todas as cidades rondonienses. Em Porto Velho, chega a irritar. Muitos, é claro, querendo ocupar espaço, dando palpite em tudo, participando de causas pelas quais jamais lutaram antes e querendo, a todo custo, garantir apoio do eleitor. Se dessem duro quando eleitos, do mesmo jeito que dão no caça aos votos, os membros das Câmaras seriam muito mais úteis às comunidades.

NEM A METADE
Faltando 10 dias para o prazo final, pouco mais da metade dos contribuintes de Rondônia já entregou suas declarações do imposto de renda, referente a 2011. Os números não diferem muito da média nacional. É um fato surpreendente, porque nos primeiros dias em que a Receita abriu o prazo para a entrega da declaração de rendimentos, houve uma espécie de correria dos contribuintes. Mas era fogo de palha. No mesmo período do ano passado, o percentual de rondonienses que deixou para entregar sua declaração na última hora era muito menor.

AVANÇOS HUMANOS
A Ciência e a Medicina avançam, felizmente. As descobertas recentes demonstram que, em algumas décadas, muitas doenças que hoje são terríveis e matam milhões de pessoas, serão vencidas e controladas. Há também novos caminhos para quem sofre com problemas externos. Os carecas, por exemplo. Para eles, a ciência descobriu que um tipo de células tronco pode fazer voltar a crescer cabelos. E os cabelos vão voltar em abundância. O medicamento, para consumo, será lançado no mercado em menos de uma década. Será o fim da calvície, enfim.

PERGUNTINHA
Ponto facultativo na segunda, feriado na terça: como fica o comércio, com tantos feriados e uma queda nas vendas de 20% nos primeiros meses deste ano?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário