sábado, 21 de abril de 2012

O dia 21 de abril na história do Brasil

Tiradentes
A Inconfidência Mineira (1789), faz parte dos movimentos considerados separatistas: romper os laços coloniais com Portugal. A situação econômica da colônia estava particularmente crítica na segunda metade do século XVIII. Com o esgotamento das minas de ouro, o quinto cobrado por Portugal não atingia as 100 arrobas de ouro exigidas pela lei. Acumulavam-se, portanto, dívidas fiscais. Todos os habitantes da capitania eram responsabilizados por esse débito, o qual era cobrado através da derrama, ou seja, o confisco, pela força se necessário,  de ouro ou outro bens.

A influência das Idéias Liberais - Havia, portanto, um clima de insatisfação e revolta entre os mineradores. Esta insatisfação ganhava apoio teórico do nascente liberalismo europeu. Parte da elite proprietária das lavras mineradoras entrava em contato, graças à dinâmica dada à sociedade mineradora, com idéias liberais dos iluministas europeus. Estas idéias vinham com a literatura trazida pelos filhos dessa camada ilustrada que iam estudar na Europa. O ideário de liberdade vinha também da América do Norte, onde os Estados Unidos, sob a liderança de umn Benjamim Franklin, de um Tom Payne e de um Tomas Jefferson, havaim declarado a sua independência, em 1776.

Os inconfidentes á elite da sociedade mineradora colonial: militares de alta patente, grandes proprietários de lavras (mineradores), intelectuais, altos funcionários, clérigos.

Mas a figura principal do movimento, Joaquim da Silva Xavier, o conhecido Tiradentes, era uma exceção: estava mais próximo das classes populares. Filho de um pequeno proprietário, Tiradentes, depois de tentar a vida em diferentes atividades, acabou na carreira militar. Não foi além de alferes (pouco acima do soldado). Era o menos ilustrado dos inconfidenters, mas revelou-se um agitador político.

A Conspiração - Estava marcada a derrama para o primeiro semestre de 1789. A revolta seria desencadeada no mesmo dia da derrama, pois certamente criaria um clima favorável ao levante. A partir de Minas Gerais, o movimento deveria se estender ao Rio de Janeiro e à São Paulo.

Todavia, a conspiração foi denunciada  antes que o levante se concretizasse. Um dos conspiradores, o coronel Joaquim Silvério dos Reis, por discordar do radicalismo de Tiradentes e na esperança de receber o perdão de suas dívidas com o fisco, denunciou o movimento.

Descoberta a conspiração, Tiradenters, por ser o mais ativo e portanto mais exposto, foi preso no Rio de Janeiro no dia 10 de maio de 1789. Foi instaurada uma devassa (inquérito policial) para apurar as responsabilidades da conspiração. Os depoimentos apontaram sempre Tiradentes como líder do movimento. Um dos conspiradores, Cláudio Manuel da Costa, morreu na prisão em condições pouco claras.
Foram indiciadas 34 pessoas, quase todas condenadas à morte, mas tiveram suas penas comutadas. Somente Tiradenters, que não fazia parte da elite, foi executado a 21 de abril de 1792. O movimento fora reprimido antes mesmo de ter começado.
Fonte: História do Brasil / Antônio Pedro/ Lizânias de S. Lima - Editôra FTD


Meu comentário:  Não tem jeito, quem não pertence a Elite está em condições desfavoráveis. E olha que isto não é de hoje. Caso Tiradentes  fosse da Elite, não morreria, e sim o primeiro "pobre" que estivesse pela frente. Não mudou nada.....E olha que estamos em 2012!

Nenhum comentário:

Postar um comentário