quinta-feira, 19 de abril de 2012

ATENÇÃO MOTOCICLISTAS - Papanicolaou em homens detecta tumor anal

O exame de papanicolaou, feito em mulheres para rastrear câncer do colo do útero, deveria deixar de ser algo exclusivamente feminino e ser realizado também em homens, dizem especialistas. No Hospital das Clínicas da USP, médicos do ambulatório de proctologia e DSTs vêm fazendo, há cerca de seis anos, o papanicolaou anal em mulheres e homens para detectar lesões causadas por HPV e diagnosticar câncer de ãnus precocemente. O papanicolaou anal é pouco conhecido por aqui, mas é muito difundido em outros países, como os EUA.

"Estamos lutando para a população ficar sabendo, inclusive os médicos. As pessoas têm que exigir o exame e os médicos precisam dar essa resposta à sociedade", afirma Fábio Atui, proctologista do ambulatório do HC que participou do congresso Gut Microbiota for Health World Summit, na França. Segundo ele, o tabu sobre o assunto é uma barreira para a maior conscientização sobre o exame. O teste é feito numa população com maior risco de ter a doença, como pessoas com HIV, imunossuprimidos (quem fez um transplante, por exemplo), quem fez sexo anal (homem ou mulher)  e pessoas com histórico de lesões genitais por HPV.

RARO
O câncer de ânus, apesar de raro (1,5 caso em 100 mil pessoas), tem se tornado mais frequente. Um dos fatores é a sobrevida maior de pacientes com HIV, que têm maior risco de desenvolver lesões pré-cancerosas. Uma proteína do HPV. "Mudanças sexuais nas útltimas décadas tornaram a transmissão de HPV mais intensa", diz Luisa Villa, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SãoPaulo. Por causa da maior exposição ao vírus, a doença é mais comum entre homens homossexuais, diz Caio Hahas, procotoligista do HC. "Mas só o contato com áreas infectadas, com os dedos pode passar o vírus. Não é supreendente que pessoas que nunca fizeram sexo anal tenha lesões", diz Villa.

Como o risco de câncer, nesses casos, é bem menor, o exame não precisa ser feito em homens héteros sem HIV, segundo Atui. Os proctologista diz que tem uma lesão por HPV pode ter câncer anal, mas não dá para afirmar que ao tratar a lesão evita-se o câncer. "Mas quem tiver a lesão vai ser visto de perto e o diagnóstico de câncer será precoce. O exame se justifica por isso."

Vila afirma que o ferramamentas de detecção precoce do câncer anl são importantes, dado o aumento da incidência da doença. No entanto, não há pesquisas suficientes para dizer que opapanicolaou é um exame de rsatreamento deses tipo de cãncer. "Ainda precisamos de estudos para confirmar que o  teste é uma ferramenta preventiva como é o papanicolaou para a mulher".

A DOENÇA E TESTE - Papanicolaou faz diagnóstico precoce de câncer anal

O que é o câncer anal - É um tumor que ocorre no canal anal (que fica abaixo do reto) e na parte externa do ânus. Os sintomas incluem sangramento, dor e coceira.

Diagnóstico - Coleta. Como no exame feito no colo do  útero das mulheres, é colhida uma amostra de células das superfícies do ânus com um tipo de escovinha.

Análise - A amostra é colocada em uma lâmina e levada ao laboratório para ver se há alterações.

Complemento - A anuscopia (que equivale a colposcopia nas mulheres e identifica lesões) também pode ser feita junto com o papanicolaou.
Fonte: Jornal Alto Madeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário