sábado, 14 de abril de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA

QUEM TEM RABO PRESO, TEM MEDO;
É O SENADO ENROLADO DE NOVO
Cinco senadores escolhidos por seus companheiros para a relatoria do processo de cassação do antes intocável e hoje jogado aos leões Demóstenes Torres, não aceitam a missão. O senador, que já saiu do DEM para não ser expulso, reapareceu se dizendo inocente, como se todo o país fosse feito de idiotas e todas as provas contra ele não valessem nada. No Senado, muita gente ainda tem muito medo de Demóstenes. Ele era poderoso, porque sabia muito e mantinha vários dos seus colegas sob seu tacão. Promotor publico de carreira, Demóstenes sabia como usar informações sigilosas, como pressionar, como abrir a boca e denunciar a tudo e todos, quando seus interesses eram contrariados. Ou quando alguém se tornava uma pedra no caminho dos seus escusos negócios com Carlinhos Cachoeira, um dos homens mais poderosos do país, porque tinha dezenas de dezenas de nomes muito conhecidos da República no bolso. A começar por seu amicíssimo, Demóstenes Torres, o antigo paladino da justiça e das boas causas.

Depois que o quinteto de colegas medrosos do temido colega correu da briga, envergonhando mais um pouco o já inexpressivo e inoperante Senado Federal, finalmente apareceu um para pegar o abacaxi. O senador Humberto Costa, do PT, aceitou a missão e, ao que parece, não teme que Demóstenes tente se passar por vítima ou ameace contar o que sabe, ou seja, saia atirando. A CPI, se for séria, poderá mexer numa lama que atingiu alguns do terno ao sapato e a outros ao bolso e à consciência. Brasília exala um mau cheiro de novo. Infelizmente, ele chega aos narizes de milhões de brasileiros. É o mesmo filme de terror, só com alguns novos atores.

PREMEDITANDO O BREQUE
Mariana Carvalho demorou a se decidir se queria disputar a Prefeitura. Depois não parou mais. Quer ser o nome do PSDB. Ela tem bons serviços prestados à comunidade na Câmara; é uma cara nova, sempre atrativa ao eleitorado e vem de uma família tradicional de Rondônia. Pode ser uma das surpresas das urnas. Mariana gosta do cheiro de povo, de desafios e de meter o pé no barro. Depois que não se diga que ninguém premeditou o breque, se ela for mais longe...

CORPO DE BOMBEIROS
Fátima Cleide e a turma que a apoia, dentro do PT municipal, vão se especializar no combate a incêndios. Passada a dura disputa interna, a batalha agora é apagar os focos de resistência, ainda fortes, dentro da sua sigla. Que ninguém se surpreenda se, daqui a pouco, Fátima for à mídia para elogiar seu companheiro e principal adversário, Roberto Sobrinho. A ideia agora é aglutinar todas as forças em torno do nome que o PT escolheu. Fátima terá que ter muito jogo de cintura para conseguir seu intento.

DECISÕES À VISTA
Os deputados suspeitos de envolvimento na Operação Termópilas teriam que apresentar defesa à Comissão Processante da Assembleia. Só dois não o fizeram: Valter Araújo e Ana da Oito. Ambos, com essa manobra, ganharam mais cinco sessões para se posicionarem. Os demais, Epifânia Barbosa, Zequinha Araújo, Euclides Maciel, Saulo da Renascer e Flávio Lemos já entregaram à Comissão suas defesas. Jean de Oliveira tem mais uma semana. O tempo está se esgotando e dentro em breve a Comissão terá que começar a tomar decisões. Esperemos, pois...

REMENDOS DEMORADOS
Agora vai? O Dnit vai licitar, na quarta que vem, dia 18, obras de restauração da BR 364. Se tudo der certo, lá pelo final do ano, depois que todo o labirinto legal for cumprido e o inverno amazônico chegar de novo, quem sabe as obras começarão? Se, durante o trajeto, a empresa que ganhar a concorrência não quebrar, não desistir da obra ou exigir correção de valores para fazer o trabalho. É uma vergonha a burocracia infernal que coloca obras vitais para a comunidade brasileira – como a BR 364 representa para toda a região norte – continuar sendo a mesma há décadas. Não há explicação plausível para que demore tanto para remendar uma rodovia.

RETA FINAL
O PP ainda está se definindo em relação ao nome que lançará para disputar a Prefeitura de Porto Velho. Um dos mais cotados é o do empresário Ivan Rocha. Ele tem o aval de Ivo Cassol, principal nome do partido e dos seus companheiros. Ivan inclusive já gravou, essa semana, participação especial no programa para o horário eleitoral gratuito da sigla. Outros dois nomes aparecem na lista pepista. Um, o do médico Amado Rahaal, que dirigiu com sucesso o Hospital de Base vários anos. O outro, o do ex-senador Odacir Soares, que surge agora, perto do momento da decisão. Em breve, dos três sairá um.

QUESTÃO PERTINENTE
No próximo dia 23 deste mês, uma segunda, o Ministério Público Federal realiza encontro em 20 capitais, incluindo Rondônia, para discutir temas importantes para o país e para cada uma das regiões que atua. Os participantes podem se inscrever para fazer perguntas sobre vários temas ligados à atuação do MPF. A coluna já tem uma a registrar: como estão as investigações sobre as mortes de 29 garimpeiros ocorridas dentro da Reserva Roosevelt, há oito anos? Certamente é uma questão pertinente e que merecerá a atenção do MPF rondoniense.

PERGUNTINHA
Quando os moradores da zona leste da Capital começarão a ver as máquinas do Dnit, trabalhando nas ruas destruídas pelos pesados caminhões desviados da BR 364 para dentro da Capital?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário